Império Romano

O Império Romano sempre foi um dos períodos da história que mais me fascinou. Quando pude viajar, queria ver os seus vestígios, não só em Roma, mas por todo o mediterrâneo. Esse é um índice com os posts sobre lugares que visitei para ver a história dos antigos romanos.

 

As ruínas nas vilas de Tivoli

villa adriana day trip roma bate volta tivoli
Teatro Marítimo de Adriano

Em Tivoli, cidadezinha perto de Roma, visitei três vilas maravilhosas. A primeira era o Imperador Romano Adriano, uma das minhas obsessões por causa do livro Memórias de Adriano, da Marguerite Yourcenar (momento de felicidade nerd quando vi que a rua que leva à vila hoje tem o nome da autora). A segunda foi a Vila Gregoriana, coroada lá em cima com um templo do século II. E a terceira foi a Vila d’Este, considerada uma das mais bonitas do Renascimento e que se inspirou muito (e tirou materiais) justamente da primeira, a Vila de Adriano.

Leia mais: Três Vilas em Tivoli

 

Os mosaicos de Ravenna

basilica-de-san-apolinare-nuovo-ravenna-3

Roma não foi a única capital do Império Romano do Ocidente. Em 402, o posto passou para Ravenna, na costa da Emilia-Romagna. Para quem visita hoje, ela é mais famosa pelos mosaicos, que sobrevivem lá há vários séculos e que fazem com que essa pequena cidade tenha oito prédios reconhecidos como patrimônios culturais pela UNESCO.

Leia mais: Como os mosaicos tornam Ravenna um lugar único

 

Palácios submersos, aquedutos e igrejas em Istambul

Cisterna da Basilica istambul

Quando o imperador Constantino conquistou a cidade grega de Bizâncio, chamou-a de Constantinopla. A cidade ainda mudaria de mãos e nome algumas vezes, mas a Istambul de hoje ainda mostra as camadas de história. Para ver o que resta do Império Romano por lá, você pode ver a Hagia Sophia, o Aqueduto de Valens, o Hipódromo, o Museu Arqueológico ou a Cisterna da Basílica, a incrível cisterna que ganhou o apelido de “palácio submerso”.

Leia mais: Istambul, cidade romana

 

Uma biblioteca e as ruínas de uma maravilha em Éfeso

IMG_20160116_003728

A cidade de Éfeso é uma das ruínas romanas mais importantes da Turquia. Você pode visitar as ruínas da biblioteca de Celso, andar pelos anfiteatros e templos, ver mosaicos, ou procurar a coluna solitária que marca o lugar onde ficava o templo de Diana, uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Leia mais: Explorando a antiga Éfeso

 

Uma cidade romana no topo de piscinas de calcário

 

 

Você provavelmente já viu uma foto de Pamukkale, as piscinas naturais de calcário na Turquia que tem um aspecto de fora desse mundo, e se já foi em alguns lugares romanos deve saber que eles eram loucos por termas. Por isso eles também se apaixonaram pelo lugar e construíram em cima de Pamukkale – turco para castelo de algodão – a cidade romana de Hierápolis. Algumas das maiores atrações são o teatro e a piscina de água quente que dizem era frequentada por Cleópatra.

Leia mais: Pamukkale: um castelo de algodão com ruínas romanas no topo

 

O palácio ocupado em Split

Peristilo Split

O imperador Diocleciano construiu um enorme palácio com acesso ao mar na costa do que hoje é a Croácia, antes de renunciar ao posto e se aposentar por lá. Se eu falar que ainda dá para visitar o palácio, muitas pessoas vão imaginar um museu ou ruínas, mas seu destino foi bem mais interessante: ele eventualmente virou posse do movimento Occupy da Idade Média, e até hoje é o centro da cidade de Split, cheio de casas, restaurantes, praças e albergues.

Leia mais: Split: a vida dentro de um palácio

 

Salona: Uma cidade romana na Croácia

 

 

Quando fui à Split, o palácio acima, aproveitei um dia para ir em alguns dos day-trips mais populares lá perto, inclusive a cidade romana de Salona, uma das maiores da Croácia. Também fui a Trogir, uma cidade do renascimento em uma ilha lá perto, e conto um pouco sobre outro day-trip popular, a fortaleza medieval de Klis.

Leia mais: Salona, Klis e Trogir: Três day-trips a partir de Split

 

Termas romanas em Bath,  na Inglaterra

Termas romanas Bath Inglaterra

É só ler um pouquinho sobre os romanos para ver como eles adoravam termas e banhos quentes – nessa lista aparecem vários. Na atual Inglaterra, os mais famosos foram construídos em fontes de água naturalmente quente.

Hoje a cidade ainda é famosa pelos banhos, com vários spas modernos, mas a atração mais famosa são as ruínas dos banhos antigos. Além disso, a cidade também é cheia de prédios de arquitetura georgiana, e é um dos melhores day-trips de Londres.

Leia mais: Bath: termas romanas e arquitetura na Inglaterra

 

Os Subterrâneos do Coliseu

arena coliseu subterrâneo visita tour
Vista da arena

Visitar o Coliseu era um sonho antigo, então quando fui resolvi pegar o ingresso que incluía um tour por áreas que só são abertas para turistas assim. Fui aos subterrâneos, à arena e ao quarto andar, conhecendo um pouco mais sobre a história (e as lendas) do Coliseu).

Leia mais: Os Subterrâneos do Coliseu

 

Fórum Romano e Palatino

Forum romano

Com o mesmo ingresso do Coliseu, visitei esses dois lugares da época romana. Eles foram por séculos o centro da vida pública romana, onde aconteciam procissões, discursos, o centro do comércio. Pode ser clichê falar que é uma aula de história a céu aberto, mas acho que ainda assim é a expressão perfeita.

Leia mais: Fórum Romano e Palatino

 

Herculano e Pompéia, preservadas pelo vulcão que as destruiu

IMG_20151102_152620

Alguns dos lugares que eu mais sonhava em visitar na Itália eram Pompéia, a maior escavação arqueológica do mundo, e Herculano, uma das cidades romanas mais preservadas. Foi maravilhoso explorar as duas cidades sob a sombra do mesmo vulcão que as enterrou há milênios, e descobrir os lados mais prosaicos da vida dos romanos, inclusive a arte erótica que foi escondida por tanto tempo.

Leia mais: 11 Fatos sobre Herculano e Pompéia

 

O começo da história de Florença

 

 

Esse é um dos meus posts preferidos, porque explora uma ruazinha em Florença e como podemos contar a história da cidade por prédios que poderiam passar despercebidos por quem caminha pelo centro. O início, claro, é romano: as ruínas de uma torre escondidas debaixo do chão de uma sapataria.

Leia mais: Borgo degli Albizzi: a história de Florença em uma rua

 

A estrada romana na antiga Bononia

Salaborsa

Eu fiz uma lista própria de curiosidades de Bologna, que incluem um pouco do que mais me atrai na cidade. Mais importante para essa lista são as ruínas de quando Bologna era uma cidade romana chamada Bononia. Hoje dá para ver uma estrada romana no subsolo da maior biblioteca pública, a Salaborsa.

Leia mais: Curiosidades de Bologna

 

O aqueduto de Segóvia

Aqueduto de Segóvia 1

A cidade de Segóvia foi uma das mais charmosas que já visitei, com um castelo que inspirou os filmes da Disney e um aqueduto romano que abasteceu a cidade até o século XIX. Hoje a gente pode subir para ter a vista dele de cima, e ver várias época da história de Segóvia de uma vez.

Leia mais: A encantadora Segóvia

 

Mosaicos romanos em uma biblioteca em Catânia

biblioteca-faculdade-de-letras-catania-2

Esse é outro caso de um lugar que conta a história de uma cidade, começando nos gregos e com muitas camadas de rocha vulcânica no meio. Catânia vive à sombra do Etna, o vulcão mais ativo da Europa, e ele já cobriu muitos dos seus tesouros. Mas hoje, no prédio da faculdade de letras, você pode casualmente ver chãos romanos no meio da biblioteca.

Leia mais: O antigo monastério que conta a história de Catania

 

Um templo e uma ponte em Córdoba

Templo romano Cordoba

A maravilhosa Córdoba é mais famosa pela mesquita-transformada em catedral, além de ter um Alcázar e um bairro judeu muito rico. Mas também é conhecida pelos vestígios romanos, como a ponte sobre o rio Gadavalquir e um antigo templo.

Leia mais: As cores de Córdoba

 

O templo que lembra as cúpulas dos céus

Pantheon 3

Um dos prédios mais famosos do Império Romano, e que ainda está de pé e em uso, é o Pantheon, o prédio que ganhou esse nome por causa da cúpula que seria semelhante à cúpula dos céus. Até hoje é a maior cúpula de concreto não-reforçado do mundo, construída com uma engenhosidade que inspirou arquitetos por séculos, inclusive Brunelleschi quando construiu a Catedral de Florença.

Leia mais: Visitando o Pantheon

 

As praças antigas de Roma

Piazza del Popolo praças de Roma 2

Quando eu escrevi o post sobre 13 praças incríveis de Roma, escrevi sobre lugares da época romana, medievais, renascentistas e barrocos, e lugares que misturam tudo isso. Entre os lugares de Roma antiga, tem a Piazza del Popolo, antiga porta de entrada da cidade, o Largo di Torre Argentina, onde César foi assassinado, e a Piazza di Pietra, construída para comemorar a deificação do Imperador Adriano.

Leia mais: 13 praças incríveis em Roma

 

As termas e mosaicos do Museu Nacional Romano

Palazzo Massimo alle Terme sala antiga

Só em uma cidade tão cheia de atrações como Roma o Museu Nacional Romano poderia passar despercebido por turistas. Elas incluem, entre outros, as Termas de Diocleciano, um complexo de banhos, bibliotecas, jardins e salas de concertos e o Palazzo Massimo alle Terme, onde ainda ficam preservados afrescos e mosaicos tirados do Fórum Romano.

Leia mais: O Museu Nacional Romano

 

Um passeio pela Roma antiga na Via Appia Antica

Villa Quintili Via Appia Antica 5

A estrada da Via Appia Antica foi construída para ligar Roma oa porto de Brindisi, hoje na Puglia. Fazendo um trechinho dela perto de Roma, vi uma porta romana, catacumbas, mausoléus e o ponto alto: a vila dos irmãos Quintili, que eram tão suntuosas, até com um pequeno hipódromo, que elas provocaram a inveja do imperador Cômodo.

Leia mais: Um passeio pela Roma antiga na Via Appia Antica

 

Assistindo uma ópera nas termas de Caracalla

Terme-di-Caracalla-ph-Kageyama Central Palc
Crédito: divulgação

As termas de Caracalla já são maravilhosas para visitar, mas eu tive a oportunidade também de ir lá de noite e ver a ópera Tosca sendo encenada nas ruínas. Foi tão lindo que valeu a pena ir para Roma em pleno verão, enfrentando temperaturas de quase quarenta graus.

Leia mais: Assistindo uma ópera nas termas de Caracalla

 

Uma pirâmide da época romana e um teatro transformado

Piramide de Cestio

Eu fiz um post sobre curiosidades e segredos de Roma, com vários lugares diferentes que tive a oportunidade de visitar, como a pirâmide construída na época romana quando tudo egípcio estava na moda, o teatro romano transformado em apartamentos e luxo e o Circo Massimo, onde ocorriam corridas de bigas.

Leia mais: Curiosidades e segredos de Roma

 

A Vila de Catulo em Sirmione

Lago de Garda Sirmione Grutas de Catulo panorama

Quando eu vi a vila do poeta Catulo, à beira do Lago de Garda, não tive nenhuma dúvida de por que ele escreveu tantos poemas cantando a beleza de Sirmione. A pequena península ainda tem um castelo medieval, igrejas, e um museu arquológico que conta a história da cidade.

Leia mais: Sirmione, entre as ruínas e o lago

 

Volubilis, entre as capitais imperiais do Marrocos

Volubilis ruinas romanas Marrocos Basilica 1

Perto da capital imperial de Meknes, essa é uma das ruínas mais importantes no norte da África. Esse era um centro regional importante e que foi habitado até o século XI. Muitos dos turistas escolhem visitar no mesmo dia Moulay Idriss, uma cidade histórica e importante lugar de peregrinação.

Leia mais: em breve