11 fatos sobre Herculano e Pompéia

Pompéia e Herculano foram congeladas no tempo pela explosão do Vesúvio. Visitá-las é como voltar ao primeiro século da nossa era e ver como funcionava uma cidade romana. Por isso, são visitas que atraem milhares de pessoas por ano, e não pude perder a chance de conhecê-las quando estive em Nápoles.

Pompéia é a maior escavação arqueológica do mundo

 

Sem contar um dos lugares mais visitados da Itália, com 2,5 milhões de pessoas por ano, e um monumento protegido pela UNESCO.

Essa é uma das primeiras coisas que visitantes devem saber sobre Pompéia: o lugar é enorme. Use sapatos confortáveis, leve água e reserve o dia inteiro para o passeio. Eu fui em outubro, e o tempo estava perfeito para a visita, mas em outras épocas também recomendo capa de chuva ou algo para proteger do sol. Na entrada, não deixe de pegar os mapinhas, por orientação, e considere pegar também o audioguide.

 

O monte Vesúvio é um vulcão ativo

 

A última erupção foi em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele é considerado o único vulcão ativo na Europa continental (mas a Itália tem dois outros: o Etna na Sicília e Stromboli na ilha de mesmo nome).

É possível visitar a cratera do Vesúvio, e algumas pessoas fazem o passeio no mesmo dia em que visitam as duas cidades, mas é um dia corrido.

 

E ainda assim cerca de três milhões de pessoas vivem próximas a ele

 

E muitos outros milhões visitam Pompéia, Herculano, Nápoles, e o super vulcão inativo do outro lado da cidade, Campus Flegrei.

É a região vulcânica mais densamente populada do mundo, e por isso o Vesúvio é considerado um vulcão muito perigoso. O governo italiano tem planos sobre como evacuar centenas de milhares de pessoas se algo acontecer usando trens, ônibus e barcas.

 

Os trabalhos ainda não pararam

 

Só cerca de um quarto de Herculano foi escavada. O resto ainda está sob a cidade atual. Existe um debate se se deve destruir a cidade atual, que está lá há centenas de anos, para escavar a cidade antiga.

Herculano pode ser vista em algumas horas, mas é muito interessante por ser diferente de Pompéia. Aliás…

 

Herculano é mais preservada que Pompéia

 

A diferença de como Herculano e Pompéia foram destruídas faz muita diferença para o que foi conservado. Herculano tinha sido poupada no início da erupção, porque o vento soprava para o outro lado. Uma coluna de cinzas aquecidas a cerca de 500 graus atingiu a cidade na noite da erupção. A maior parte da população parece ter morrido instantaneamente. Mas em Herculano as cinzas preservaram os prédios. Até armações de madeira podem ser encontradas.

Herculano foi soterrada debaixo de 19 metros de entulhos, e por isso a cidade acima pode ser construída sem que ninguém nem soubesse o que existia embaixo dela.

Pompéia foi atingida por ondas de gás quente, que provocaram incêndios e colapso de edifícios. Por isso a maioria dos prédios não resistiu. No entanto, o calor menor foi o que preservou alguns corpos, que ainda ficam em uma exposição mórbida no anfiteatro.

Há centenas de anos que o vulcão estava dormente, e quando ele entrou em erupção,  a maioria das pessoas conseguiu escapar.

 

As cidades antigas eram super coloridas

IMG_20151102_152337

O fato de que quando a gente pensa em ruínas gregas ou romanas a gente pensa em edifícios completamente brancos vem do fato simples que tinta não costuma durar milênios. Alguns prédios mais preservados foram encontrados em Pompéia e Herculano e análise química de outros monumentos achou traços de tinta, mostrando que as cidades antigas eram super coloridas.

As cidades eram cheias de afrescos e mosaicos, e dá uma idéia do que era ser rico em uma cidade romana.

 

Muito do que a gente sabe vem de uma carta da época

 

Muito do que a gente sabe da erupção vem de uma testemunha de primeira mão: Plínio, o Jovem, que escreveu uma carta para o historiador Tácito sobre o que ele viu. O tio dele, Plínio, o Velho, morreu tentando ajudar as pessoas durante a erupção.

 

Herculano e Pompéia não foram as únicas cidades destruídas

 

Oplontis, Stabiae e Boscoreale também foram destruídas e também estão abertas para visitação. Se você quiser visitá-las, pode comprar um passe de três dias incluindo as cinco cidades por 20 euros ou o Campania ArteCard por 32 euros, incluindo outras atrações e transporte (mais informações abaixo).

 

A Vila dos Mistérios em Pompéia está atraindo estudiosos há anos, mas eles ainda não tem certeza do que ela é

 

A Vila dos Mistérios atrai visitantes pelos afrescos bem preservados, mas ainda não se tem certeza do que eles representam. É um tipo de ritual religioso, e parece um ritual de iniciação. O que ela era exatamente é motivo de constrovérsia entre especialistas.

 

A descoberta de arte erótica foi um choque para a moral da época…

 

A descoberta de material erótico foi um enorme choque cultural para os europeus da época da Contra-Reforma. Um número de afresos explícitos, inclusive um do deus Príapo, foram escondidos ou cobertos. Alguns podiam ser vistos por visitantes – homens, apenas – por uma taxa adicional. Mas as descobertas mais chocantes foram em bordéis. Além de grafites singelos como “Hic ego puellas multas futui”, aqui eu transei com muitas mulheres, pesquisadores acharam afrescos com cenas sexuais explícitas, uma delas entre duas mulheres. Hoje os afrescos estão abertos para o público.

 

A ponto de virar um Museu Secreto

wikicommons
Crédito wikipedia commons

A coleção de arte erótica de Pompéia e Herculano era mantida em uma parte separada do Museu Arqueológico de Nápoles, e podia ser visitada somente por “pessoas de idade madura e moral respeitável” – ou seja, homens, maiores de idade e educados.

O museu foi fechado (e a porta coberta com tijolos) em 1849. Ele foi aberto e fechado várias vezes até os anos 2000. Menores de idade ainda precisam entrar com um responsável.

 

Informações práticas

Quando você entra em Pompéia, o mapa já aconselha alguns percursos diferentes, durando duas, quatro, seis ou oito horas. Mesmo que você não queira ficar lá o dia inteiro, saiba que muitas das casas mais famosas estão em lados opostos da cidade, então em uma visita de duas horas você vai ver muito pouco.

Para chegar em Herculano de Pompéia é só pegar a linha Circumvesuviana e descer em Ercolano Scavi. Para chegar em Pompéia, pegue o mesmo trem e desça em Pompei – Scavi villa dei misteri.

 

Uma opção para visitar é comprar o Campania ArteCard. Ele é um cartão que te dá acesso a várias atrações e transporte público na região da Campania por 3 ou 7 dias. Ele inclui entradas para Pompéia e Herculano, além de outros day-trips de Nápoles como Paestum e o palácio real de Caserta, e várias atrações em Nápoles. A Circumversuviana também está incluída. A versão de 3 dias custa 32 euros, ou 25 para quem tem entre 18 e 25 anos de idade. Como só a entrada de Herculano e Pompéia custa 20 euros, ele vale muito a pena!

Aproveite para conhecer também muitas das estátuas retiradas de Pompéia no Museu Arqueológico de Nápoles. Clique aqui para ver o site em inglês.

Nos caminhos entre as estações de trem e as escavações você vai ver muitas lanchonetes e pizzas em fatia. Eu levei meu próprio lanche, mas achei as coisas mais baratas em Herculano. Também existem máquinas com comida dentro de Herculano e um restaurante dentro de Pompéia. Você também pode encontrar banheiros dentro das escavações. É possível levar seu animal de estimação, mas saiba que existe um grande número de animais vadios lá.

 

Aproveite para clicar na imagem e ler nossos outros posts sobre Nápoles, uma das minhas cidades preferidas na Itália, que desafia todos os nossos estereótipos.

IMG_20151101_205006

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre lugares do Império Romano

Asdistancias blog tag imperio romano