Viagens para quem ama arquitetura Art Nouveau

Art Nouveau é um estilo de arte e de arquitetura que foi popular por pouco mais de vinte anos. No entanto, nesse meio tempo centenas de prédios foram construídos em todo mundo, e ele continua a fascinar viajantes que procuram a Viena de Klimt, a Barcelona de Gaudì, a Paris da Belle Époque.

A gente tá falando aqui sobre vários estilos relacionados, como o Secession, na Áustria, Modernisme, na Catalunha, Liberty ou Floreale, na Itália, Modern, na Rússia, Jugendstil, na Alemanha. Esse é um índice dos posts do blog sobre Art Nouveau, sobre lugares maravilhosos que tive a oportunidade de visitar, ou itinerários que fiz em torno deles.

Roteiro Art Nouveau e Cubista de Praga

Praga é a origem de um dos meus artistas preferidos de Art Nouveau, Mucha (e tem um bom número de obras dele na lista). Embora a cidade seja mais conhecida pelos prédios góticos e barrocos, tem Art Nouveau o bastante para várias visitas, e foi um dos primeiros lugares em que fiz um itinerário em torno disso. E adicionei um pouco de arquitetura cubista também, que praticamente só tem por lá.

Leia mais: Roteiro Art Nouveau e Cubista de Praga

A capela Art Nouveau da corte italiana, Kutná Hora

Créditos: divulgação

Quando eu visitei Kutná Horá, tinha ouvido muito sobre o ossuário de Sedlec, a igreja construída com ossos. Também tinha ouvido falar sobre a antiga riqueza vinda das minas de prata. Os guias não mencionavam muito o Art Nouveau, embora a cidade tenha lugares fantásticos, principalmente a Catedral de Santa Barbara e a capela da Corte italiana.

Leia mais: Ossos e Prata em Kutná Hora

A Reinvenção Art Nouveau de Ljubljana

Plecnik é um arquiteto que é para Ljubljana o que Gaudì é para Barcelona. Ele construiu uma parte tão grande dos monumentos na cidade que no meu albergue eles brincavam que se você vir colunas greco-romanas em um prédio, tem uma chance de 80% que foi ele quem construiu. E é ele quem é responsável por refazer a cidade no estilo do Art Nouveau. Então essas são algumas idéias para visitar a Ljubljana de Plecnik.

Leia mais: Plecnik e a Reinvenção Art Nouveau de Ljubljana

O quarteirão da Discórdia em Barcelona

quarteirão da discórdia panorama

Em um quarteirão de Barcelona, três arquitetos modernistas competiram pela criação mais original. O choque entre os estilos diferentes fez com que o quarteirão ficasse famoso como O Quarteirão da Discórdia.

Leia mais: O quarteirão da Discórdia em Barcelona

A Sagrada Família

Colunas Sagrada Familia Barcelona 3

Eu nunca vi nada como o uso da luz na Sagrada Familia. Gaudì se inspirou por tantos estilos que é difícil classificar o prédio (aliás, é difícil classificar tudo que ele fez). Espantosa, única e em obras há 135 anos, se você vai em uma atração em Barcelona, que seja essa.

Leia mais: A Sagrada Família

Casa Milà: visita à Pedreira

Telhado  Casa Mila Barcelona

A Casa Milà foi o primeiro prédio de Gaudì que visitei em Barcelona, e onde descobri como ele faz com que esse estilo floreado seja extremamente prático, com uso racional da luz e detalhes que deixam o apartamento todo ergonômico. A inspiração do apartamento é a natureza, e isso realmente se vê. Mesmo com o ingresso de 20 euros, ainda acho que é uma ótima visita para quem se interessa por ele.

Leia mais: Casa Milà: visita à Pedreira

Onde ver Klimt em Viena

000-beethoven-klimt

Eu sou apaixonada por Klimt, e obviamente não sou a única, porque esse é um dos posts mais acessados do blog. Em Viena, tem como visitar museus que têm quadros de Klimt, mas também afrescos que estão exatamente nos lugares para os quais foram planejados, como o Edifício Secession e o Kunsthistorisches Museum. Para quem é fã ou quer conhecer mais sobre ele, é uma oportunidade incrível.

Leia mais: Onde ver Klimt em Viena

Secession: Art Nouveau em Viena

edificio-secesson-viena

Se Klimt não satisfez a sua vontade de ver Art Nouveau em Viena, a cidade ainda tem muito para oferecer. Tem os prédios de Otto Wagner, estações de metrô, um relógio público e o Naschmarket, o maior mercado de rua da cidade.

Leia mais: Secession: Art Nouveau em Viena

Art Nouveau em Paris

Das estações de metrô, ao famoso restaurante Maxim, aos prédios de Jules Lavirotte, um itinerário pelo Art Nouveau de Paris.

Leia mais: Art Nouveau em Paris

As Livrarias Mais Bonitas do Mundo: Lello e Irmãos, no Porto

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo 6

Outra das séries especiais do blog é a que fala das Livrarias e Bibliotecas Mais Bonitas do Mundo. E uma das mais famosas da lista é justamente Lello e Irmãos, no Porto, com a maravilhosa escada vermelha como destaque. 

Leia mais: As Livrarias Mais Bonitas do Mundo: Lello e Irmãos, no Porto

O bairro Art Nouveau de Riga

Riga é a cidade do mundo com a maior quantidade de prédios Art Nouveau: são mais de 800. Eles estão por toda a cidade, mas tem um bairro, o Centro Quieto, que vale a pena particularmente para os fãs do estilo. Não só ele tem uma enorme quantidade de prédios, mas ele também abriga um museu do estilo com um apartamento decorado.

Leia mais: O Centro Quieto: o Distrito Art Nouveau de Riga

A diversidade da Cidade Velha de Riga

Riga Letonia art nouveau casa gato

Com essa quantidade enorme de prédios, eles não estão apenas no Bairro Art Nouveau. De fato, alguns dos mais famosos ficam na cidade velha, convivendo com prédios de góticos a stalinistas. O post conta um pouquinho sobre a minha visita.

Leia mais: Vecriga: a diversidade da Cidade Velha de Riga