As Bibliotecas e Livrarias mais bonitas do mundo

Quando eu era mais nova, eu acreditava em muitos mitos sobre viajar, como o de que é só para gente rica, que é difícil. Mas eu ainda sonhava o tempo todo com isso, e passava grande parte do meu tempo escrevendo listas. Países que eu queria visitar, cidades, listas temáticas com ruínas de grandes impérios, lugares de livros, lugares de filmes. Uma das mais importantes era a lista de bibliotecas e livrarias maravilhosas que eu queria visitar.

Pensar em passar uma tarde em uma livraria tomando café e olhando os livros era o oposto de outro mito que eu tinha, ou pior, de uma idéia única: a de que viajar é pular de uma cidade para outra, ver as atrações principais e passar para a próxima. Parecia uma perda de tempo, tem livraria em casa, não é mesmo? Claro que isso foi antes de eu ser inspirada por pessoas incríveis a tentar ler um livro de cada país do mundo, de descobrir as delícias do people-watching e de descobrir que parte do que me atrai em viajar é justamente fazer o que eu curto fazer em casa, e descobrir as semelhanças e diferenças.

Então para quem gosta de viajar, de livrarias ou de não ser tão prático assim, aqui está minha lista de livrarias e bibliotecas mais incríveis que já visitei, uma lista que eu espero poder sempre aumentar:

Boekhandel Dominicanen, Maastricht, Holanda

Esse antigo monastério do século XIII transformado em livraria sempre está no topo de listas de livrarias lindas pelo mundo. Não só ele é fotogênico e interessante, mas tem um café agradável e cachorros podem entrar na coleira, então é uma livraria muito sociável. Eu passei alguns dias em Maastricht só para visitá-la, e foi uma ótima idéia, porque ainda conheci essa cidade elegante, tão diferente de outras na Holanda.

Selexys dominicanen livrarias mais bonitas mundo holanda maastricht 2

Monastério Strahov, em Praga

O monastério Strahov tem uma das maiores bibliotecas de Praga, mais conhecida pelos dois grandes salões barrocos, dedicados à filosofia e à teologia. Além disso, eles tem manuscritos iluminados e objetos do oriente.

IMG_20160326_111445

Acqua Alta, Veneza, Itália

Livros novos e usados empilhados em gôndolas, banheiras, pias. Com uma entrada para os canais de Veneza e com vista para eles por uma escada construída de antigas enciclopédias, essa livraria leva o tema de água a sério.

IMG_20160128_173719

Ateneo Gran Splendid, Buenos Aires, Argentina

O Ateneo Gran Splendid já foi teatro, já foi estação de rádio, já foi cinema, e agora abriga uma das livrarias mais bonitas do mundo. É um ótimo lugar para passar algumas horas, e sinta-se livre para atravessar a cortina vermelha para os bastidores – onde hoje fica o café.

img_20161015_153648

Daunt Books, Londres, Inglaterra

Embora fique em um lindo prédio eduardiano, a Daunt Books é mais conhecida pela proposta do que pela aparência: lá os livros ficam divididos por país. Vá a sessão da Inglaterra, por exemplo, e você vai achar romances, livros de história, poesia, guias de viagem, todos convivendo lado a lado. Se eu vivesse lá do lado, seria o lugar que eu visitaria antes de toda viagem.

Daunt books livrarias mais bonitas do mundo 2

Lello & Irmãos, Porto, Portugal

Essa livraria em Portugal é mais conhecida pela escadaria vermelha sexy, e pelo estilo neo-gótico com painéis de madeira e vidro. Hoje ela virou um dos pontos turísticos mais famosos do Porto, com bilhetes de entrada para controlar a lotação. Como a entrada pode ser revertida em descontos para livros, a tentação de conhecer um novo autor português pode ser irressitível.

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo 6

Trinity College, Dublin, Irlanda

Uma das livrarias mais bonitas do mundo fica na Universidade Trinity, em Dublin. Você tem a chance não só de visitar a biblioteca, mas de ver o livro de Kells, o manuscrito iluminado que é considerado um tesouro nacional da Irlanda. Aproveite para começar o passeio com um tour da universidade, em que estudantes contam a sua história e como é estudar lá.

Trinity College biblioteca dublin 2

Shakespeare & Co, Paris, França

O nome já é mágico, evocando a livraria fundada por Sylvia Beach que abrigou vários membros da geração perdida e publicou a primeira edição de Ulisses. A nova encarnação da Shakespeare & Co não só é super charmosa, mas é conhecida por abrigar escritores itinerantes, que podem dormir nos sofás da livraria, e promover festivais. Segundo o dono, George Whitaker, é uma utopia socialista disfarçada de livraria.

shakespeare-and-co-quote

Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Portugal

Construída por portugueses vivendo no Rio e frequentada por Machado de Assis, essa biblioteca é surpreendentemente pouco visitada. Mas não deixe de colocá-la em qualquer roteiro pelo centro do Rio, para ver o estilo neo-manuelino e sentir a atmosfera dessa biblioteca.

Real Gabinete Portugues de Leitura - bibliotecas mais bonitas do mundo 2

Klementinum, em Praga, República Tcheca

O Klementinum hoje é parte da Biblioteca Nacional da República Tcheca, mas dá para visitar como parte de tours guiados. Hoje ela é conhecida pelas salas maravilhosas da biblioteca e pela vista de Praga, que dá para conferir no final.

pohled_kniho_19

Word on the Water, Londres, Inglaterra

Eu acho o Regent’s Canal um dos lugares mais charmosos e fotogênicos de Londres, e ainda melhor é o Word on the Water, a livraria em uma casa-barco nos canais. Tem livros usados baratos, shows de jazz e um simpático cachorro residente.

Word on the water livrarias mais bonitas do mundo londres 2

Chester Beatty Library, Dublin, Irlanda

Chester Beatty Library não é exatamente uma biblioteca, apenar do nome, mas um museu dedicado ao livro, com uma casa de chá japonesa no topo. As coleções são maravilhosas, e podem ser visitadas gratuitamente. Se você acha que passar a tarde olhando para livros com centenas de anos é uma idéia ótima, esse lugar é perfeito.

Chester Beatty Library dublin vista terraço

British Library, Londres, Inglaterra

O que eu mais curti na British Libray foi ver as exposições: cartas de figuras históricas, primeiras edições de grandes romances, letras manuscritas das letras dos Beatles, tem para todos os gostos. As exposições temporárias também costumam ser muito interessantes, e gratuitas, então não dá para perder.

British Library Londres bibliotecas mais bonitas do mundo 3

Mr. Page, Riga, Letônia

Essa é basicamente uma livraria de design, conhecida pelo trabalho de curadoria em que livros são selecionados e geralmente só tem um exemplar na livraria. Você recebe luvas brancas para pegar nos livros mais delicados e pode fazer um cafézinho nas máquinas de expresso espalhadas, e não deixe de pedir recomendações para os funcionários.

Letonia Riga livraria mr page 3

Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro

Mesmo se ela não fosse tão linda, valeria a pena visitar a Biblioteca mais antiga do Brasil. Por sorte, ela oferece tours gratuitos quase todos os dias, e a gente ainda aprende mais sobre a nossa própria história do ponto de vista de uma biblioteca – o que significa que vamos ouvir sobre edições raras que algumas outras bibliotecas da lista sonham em ter, ao mesmo tempo em que ouvimos sobre as dificuldades inacreditáveis que eles passam com um corte de verbas depois do outro.

Biblioteca nacional rio de janeiro bibliotecas mais bonitas do mundo