Quando eu viajei para a Holanda, fiz questão de incluir Maastricht para visitar uma livraria que frequentemente é eleita a mais bonita do mundo: a Selexyz Dominicanen.
O prédio data de 1294, quando a igreja dominicana foi construída.
Ela foi fechada em 1794, por ordens de Napoleão Bonaparte, que expulsou os dominicanos da Holanda. Nos séculos seguintes, ela teve vários usos, como armazém e estacionamento de bicicletas – o que é uma coisa muito holandesa, aliás.
Em 2005, o prédio foi comprado por uma rede de livrarias holandesa, que transformou o prédio abandonado com um projeto super premiado. Os responsáveis foram os arquitetos do escritório Merkx + Girod.
Eles conseguiram maximizar o uso do espaço, valorizando o tradicional e o moderno. Achei que ficou muito legal como colocaram os livros em uma estrutura simples, e realmente te deixam apreciar a beleza do prédio.
O café lá dentro tem formato de cruz. Eu estive lá em um domingo e estava cheio de locais curtindo o espaço.
Geralmente eu compro alguns livros quando visito essas livrarias maravilhosas, mas nessa realmente não resisti. Comprei The Embarassment of the Riches, do historiador Simon Schama, Amsterdam Stories, de Nescio, e Max Haavelar, de Multatuli, The Attempt, do Harry Mulisch, do qual falei na Volta ao Mundo em Livros. O review está aqui.
Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Holanda.
Ou nessa aqui para ler todos os nossos posts sobre as bibliotecas e livrarias mais incríveis que eu já visitei.
1 comentário