A British Library é, segundo seu site oficial, a maior biblioteca do mundo. Ela é uma biblioteca de depósito, que recebe cópias de todos os livros publicados no Reino Unido, e tem mais de 150 milhões de livros.
Antes de 1973, ela era parte do Museu Britânico. A Biblioteca ficava no Grande Pátio logo na entrada do Museu, o que significa que ele era ainda mais lotado do que hoje. Um prédio especialmente para as coleções só foi construído em 1997, do lado da estação de trem de St. Pancreas.
A Biblioteca também tem grande tradição como um lugar de pesquisa, em que qualquer pessoa com um endereço permanente e um interesse pessoal, acadêmico ou profissional nas coleções pode aplicar para um Reader’s Pass.
Para os turistas, a parte mais interessante é a exposição permanente, aberta sete dias da semana de graça. Ela inclui a única cópia manuscrita sobrevivente de Beowulf, duas Bíblias de Gutenberg, primeiras edições dos Contos de Canterbury, Jane Eyre, Alice’s Adventures Under Ground, Nicholas Nickleby, Mrs. Dalloway, os cadernos de Jane Austen, cartas da Rainha Elizabeth I e outras figuras históricas, duas cópias da Magna Carta (entre as quatro que ainda existem) entre outros itens.







Uma das partes mais famosas da exposição é a que tem várias letras dos Beatles escritas à mão, inclusive Yesterday, Ticket to Ride, Michelle, Penny Lane e Help.
Eles também tem exposições temporárias, algumas gratuitas e algumas pagas, então é sempre bom ver o que tá rolando.
Eu geralmente não sou de comprar muito em viagens, mas me perco em lojinhas de museu, e raramente consigo resistir a levar um marcador de páginas para a minha coleção. Na lojinha do Museu Britânico, comprei um marcador eletrônico com um display onde você pode escrever uma palavra e ele te dá a definição do Merriam-Webster, mas que é tão fino como um papel. Já tem quase cinco anos e a bateria tá ótima.
Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Inglaterra:
Clique na imagem oara ler todos os posts sobre as bibliotecas e livrarias mais incríveis que eu já visitei.
2 comentários