Nápoles é uma cidade que tem uma reputação ruim, mesmo dentro da Itália. A maioria das pessoas associa a cidade com sujeira, violência e, é claro, a máfia. No entanto, estatísticas da polícia italiana mostram que você tem mais chance de ser furtado em Roma, Bologna ou Florença. E estatísticas do Trip Advisor colocam Barcelona como a cidade européia em que você tem mais chance de sofrer um furto. Ou seja, furto acontece sim em Nápoles, mas não é o fim do mundo que as pessoas imaginam nem motivo para deixar de visitar.

Se você não deixar os estereótipos ruins te impedirem, vai achar uma cidade vibrante, com excelente comida, uma história super antiga e arte para todos os lados. Com a palavra, Elena Ferrante, que é quem entende de Nápoles:
“Ah, que cidade, dizia à minha filha tia Lina, que cidade esplêndida e significativa: aqui se falaram todas as línguas, Imma, aqui se construiu de tudo e se destruiu de tudo, aqui as pessoas não confiam em nenhuma fofoca e são muito fofoqueiros, aqui há o Vesuvio que te recorda todos os dias que a maior obra dos homens mais poderosos, o trabalho mais esplêndido, o fogo, o terremoto, as cinzas e o mar em poucos segundos a reduzem a nada.”
Quando fiquei em Nápoles, fui muito bem recebida pelo Giovanni no albergue Giovanni’s Home, que me deu dicas de comidas e passeios imperdíveis lá perto. Ele fez um mapa para mim com atrações que ele considerava imperdíveis, e estou colocando aqui alguns dos lugares que mais me interessaram.
Duomo di Napoli
O Duomo de Napoli é uma igreja linda, com uma área arqueológica com afrescos antigos que fazem a alegria de qualquer visitante. Mas ela é parte do folclore da cidade por um motivo muito mais estranho: o milagre da liquefação do sangue. San Genario morreu em 305 e é padroeiro de Nápoles. No Duomo, seu sangue está guardado em um vidrinho. Por causa do tempo, ele se transformou em pó, mas todo ano ele volta a se liquefazer em torno de 19 de setembro. Dizem que se ele não se liquefaz, desgraça se abate na cidade.
Vários estudos já foram feitos tentando descobrir por que o sangue se liquefaz, e tem alguns vídeos do Natgeo para quem se interessar.
Rua dos presépios
A Rua San Gregorio Armeno é conhecida como o lugar de Nápoles onde é sempre natal. Lá eles fazem esses presépios incrivelmente detalhados que você pode ver o ano inteiro.
Nápoles subterrânea
Tem mais de um lugar em Nápoles chamado de Napoli Sotteranea, mas o mais interessante é o que inclui as cisternas gregas e o teatro romano. Afinal, Nápoles foi fundada como uma colônia grega (por isso se chama nea polis, cidade nova) no século VII antes da nossa era. Além disso, o tour inclui lugares usados como depósito e como refúgio durante a Segunda Guerra Mundial.
Cappella Sansevero
A Cappella Sansevero é famosa em Nápoles pelas obras de arte maravilhosas e pelos mistérios que cercam o príncipe de Sansevero, maçom e alquimista, que lhe deu a sua forma atual. A Cappella me interessou tanto que mereceu post próprio, aqui.
Chiostro Majolicato
O chamado Chiostro Majolicato fica na Monastero di Santa Chiara. O claustro do convento é formado por pórticos e por 64 colunas em Majolica, ou seja, um tipo de cerâmica muito popular durante séculos. O claustro foi construído no século XVIII e teve que ser reconstruído depois da segunda guerra, depois de sofre danos pelos bombardeios anglo-americanos.
Estação Toledo
Nem só de antiguidade vive o subterrâneo de Nápoles. Muitas estações de metrô em Nápoles foram renovadas como Estações de Arte. Hoje em dia 14 estações foram redesenhadas e possuem cerca de 200 obras de arte de 100 artistas. A mais famosa é a estação Toledo, que já foi eleita várias vezes como a mais bonita do mundo.
Teatro di San Carlo
É o teatro de ópera mas antigo do mundo, construído décadas antes do La Scala em Milão. Você pode visitá-lo como parte de um tour ou comprar ingressos para a ópera. Nesse caso, melhor olhar com antecedência.
Castel dell’Ovo
Esse castelo na Baía de Nápoles recebeu o nome por causa de uma lenda antiga: dizem que o poeta Virgílio colocou um ovo embaixo da construção. Se um dia ele for quebrado, Nápoles cairá. Hoje ele é frequentemente usado para exposições e tem uma vista da cidade.
Se você resolver visitar Nápoles, não perca nossos posts sobre os day trips mais incríveis para conhecer mais a região da Campania.
Muito diferente da imagem que eu tinha! Adorei
Que bom, David. É a ideia mesmo.