15 cidades para visitar famosas pela arquitetura soviética

Quem acompanha o blog sabe que sou fã de visitar países da antiga União Soviética (se o comentário é “comunistaaa, vai para Cuba”, só aviso que pretendo). E também gosto muito da arquitetura, que tende a parecer como se alguns dos prédios tivessem acabado de pousar no nosso planeta – um dos meus livros preferidos sobre arquitetura soviética brinca com as iniciais CCCP, URSS em russo, e as transforma em Cosmic Communist Constructions Photographed.

Minsk, Belarus

Minsk é uma cidade muito associada com a época soviética, embora seja bem mais antiga: ela tem quase mil anos de história. Porém, ele foi quase completamente destruída durante a Segunda Guerra, e estima-se que 80% dos prédios foram derrubados nessa época. Por isso, os soviéticos resolveram reconstruir Minsk como uma cidade soviética ideal, e ela ainda é uma das cidades que mais tem construções nesse estilo. Por isso a gente tem um itinerário pela cidade mostrando os lugares imperdíveis do período.

Moscou, Rússia

Moscou, é claro, também é um dos lugares onde a gente mais encontra arquitetura da época soviética, e ela já apareceu aqui no blog várias vezes. O lugar mais famoso para visitar, penso, são as Estações de Metrô, que foram construídas como “palácios do povo” e são famosas pela suntuosidade. Além disso, tem o Muzeon, o parque onde ficam as antigas estátuas da época, o Museu dos Cosmonautas e o VDNKh, dois lugares feitos para comemorar os feitos soviéticos e que hoje parecem uma viagem no tempo, as Sete Irmãs, como são chamados os arranha-céus em estilo stalinista construídos em Moscou, a rua Tverskaia, um dos maiores feitos de engenharia do período, porque, quando eles resolveram alargá-la, moveram os prédios durante a noite, enquanto as pessoas dormiam, e as Fábricas soviéticas que hoje viraram centros culturais.

Bairro Moskovski, Petersburgo

Petersburgo parece o oposto do estilo soviético, com sua arquitetura barroca e neoclássica na beira de canais. Mas Petersburgo tem um bairro que foi construído em estilo soviético, Moskovski, segundo ordens de Stalin, que pretendia um dia que esse fosse o novo centro da cidade.

Além disso, a gente também tem um itinerário pelos lugares da Revolução e da época soviética em Petersburgo.

Volgogrado, Rússia

Se você pensar na época soviética, Volgogrado era conhecida por outro nome: Stalingrado. E Stalingrado ficou famosa em todo o mudno pela sua resistência durante a Segunda Guerra, bem como por ser o momento de virada da guerra, em que o mundo viu que Hitler podia ser derrotado. Hoje, essa página da história ainda é um dos maiores motivos pelos quais a cidade é visitada, e existe um enorme complexo memorial lá, assim como a mais alta estátua de Lênin do planeta, com quase 60 metros.

Ao redor do centro, Tallinn, Estônia

Tallinn é outra cidade mais associada com outra época, já que é mais conhecida pelo centro medieval do que pelo passado soviético. Mas tem muitos lugares da época para ler por lá, e acabei fazendo vários tours quando estive lá para fazer parte de uma Summer School em estudos soviéticos. Tem o soviético-hipster ao redor de Tallinn, principalmente antigas fábricas e centros olímpicos (Tallinn sediou os eventos marinhos durante as Olimpíadas de Moscou) transformados em centros culturais, os lugares soviéticos mais oficiais, ou ligados à história, e também a excursão que fizemos por hotéis, casas e campo, e outros lugares de lazer soviético no norte da Estônia.

Bairro Moskovas, Riga

Riga é mais associada com o Art Nouveau – ela tem mais prédios nesse estilo que qualquer outra cidade no mundo. Mas ela também tem um bairro cheio de construções em estilo soviético, o Moskovas, além de lugares onde a população que fala russo da Letônia ainda comemora o período, o que é super controverso por lá.

A antiga Berlim Oriental

A Alemanha oriental nunca fez parte da União Soviética, embora fosse um estado-satélite. Mas acabou com muita arquitetura do período, depois de ser tão destruída durante a Segunda Guerra. Quando Berlim foi reconstruída, tanto os soviéticos quanto os Estados capitalistas do oeste da Europa e dos EUA queriam usá-la como vitrine, mostrar o que eles tinham de melhor. O resultado são dois bairros construídos com esse propósito por alguns dos melhores arquitetos da época (inclusive alguns, como Le Corbusier, que trabalharam nos dois lados). Por isso a gente fez um tour comparando Karl-Marx-Allée, representando os soviéticos, e Hansaviertel, representando a Berlim Ocidental.

Tiraspol, Transnistria

A Transnistria é famosa entre viajantes por ser um país não reconhecido: ela só é reconhecida como uma país independente por outros países que não são reconhecidos, como a Abkhazia, o Nagorno-Karabakh e a Ossétia do Sul. Para o resto do mundo, ela ainda faz parte da Moldávia. Mas a Transnistria marca a diferença, entre outros atos, abraçando a língua russa e colocando a foice e o martelo na sua bandeira. Além disso, também tem uma estátua de Lenin na frente do parlamento na capital, Tiraspol.

Kyiv, Ucrânia

Kyiv, a capital da Ucrânia, também é conhecida pela arquitetura da época soviética, acima de tudo, pelo prédio do Instituto da Informação, ainda famoso por parecer um disco voador que pousou no meio da cidade. Como toda a herança soviética, eles hoje são bem controversos por lá, mas a cidade continua muito rica em arquitetura so período.

Kharkiv, Ucrânia

Cidade ucraniana perto da fronteira com a Rússia, Kharkiv é muito famosa pela arquitetura soviética. Desde os prédios, até o sistema de metrô, a cidade é cheia de lugares para visitar que vão surpreender quem ama a arquitetura da época.

Tbilisi, Geórgia

Tbilisi é mais conhecida pelas varandas de madeira, mas tem um número de lugares interessantes do período soviético, como o Banco da Geórgia, na foto. E por isso, lá também teve um itinerário de lugares interessantes para visitar se você se interessa pelo período soviético.

Gori, Geórgia

Gori é famosa no mundo como a cidade onde nasceu Stalin, em uma modesta casa longe do centro. Aí ele reorientou a cidade inteira para que a sua humilde casa fosse o centro, e cercou a humilde casa por uma construção que parece um templo, colocou uma estátua enorme do lado, e chamou a rua de Avenida Stalin. Para provar a própria humildade. Brincadeiras à parte, Gori é onde você vê o nível em que o culto de personalidade chegou na URSS da época de Stalin, e mesmo para quem estuda a época, a visão é impressionante. Também já teve post no blog para contar sobre a visita ao museu do Stálin, e como ele foi alterado em algumas partes para contar histórias diferentes.

Yerevan, Armênia

Outra cidade a ser amplamente reconstruída na época soviética foi a atual capital da Armênia, Yerevan. Destruído por invasões, terremotos, e simplesmente pelo desejo de testar novas idéias de urbanismo, o centro, ou Kentron, às vezes dá um vislumbre de outras épocas, mas é dominado pela arquitetura soviética. Tem desde os prédios em pedra vulcânica da Praça da Liberdade, até o centro cultural Cafesjian, e uma diversidade enorme de arquitetura soviética para visitar no nosso itinerário pelo centro.

Almaty, Cazaquistão

Almaty, a capital do Cazaquistão, tem uma quantidade enorme de prédios em estilo soviético – dizem que por influência de Dinmukhamed Kunayeva, um político local que convenceu as autoridades de Moscou que com bastante dinheiro, ele podia transformar a cidade em uma capital de que eles se orgulhariam. Ele acabou se tornando bem próximo de Brezhnev, e conseguiu financiamento para alguns dos prédios que ainda estão entre os mais famosos da cidade.

Bishkek, Quirguistão

Bishkek, antes conhecida como Pishpek ou Frunze, é a capital do Quirguistão, e tem muitos prédios da época soviética, já que durante o período a cidade se expandiu muito. Embora o turismo natural seja mais conhecido no Quirguistão, amigos que já visitaram me garantem que Bishkek também tem seu charme, e vale a visita.

Deixe uma resposta