Um roteiro pelas estações de metrô de Moscou

O metrô de Moscou não foi construído só como meio de transporte. Ele também servia como propaganda do regime de Stálin, mostrando tanto o progresso do próprio metrô como grandiosas estações de mármore que ficaram conhecidas como “Palácios do Povo”. Algumas das estações são extravagantes, e sempre estão na lista de mais bonitas do mundo, mas qualquer uma entre as mais antigas é impressionante.

Maiakovskaia

Estação metro moscou maiakovskaia
Essa é talvez a estação mais famosa do metrô inteiro, vencedora do grande prêmio na Feira Mundial de 1938 em Nova York. Ela foi desenhada como referência ao Futurismo, movimento da arte russa, e por isso ganhou o nome de seu expoente mais famoso, o poeta Maiakóvski. 
No teto, ficam mosaicos que retratam 24 horas na terra do sovietes. De lá, continuei na linha verde para a estação Belarusskaia.

Belarusskaia

Estação metro moscou belarusskaia
Essa estação celebra a cultura, a história e a economia de Belarus. A parte mais bonita fica na linha marrom, que é um círculo ao redor do centro de Moscou, o que não é surpresa porque nessa linha todas as estações são legais. Algumas são famosíssimas, outras nem tanto, e vou falar só das que curti mais, mas, para quem tem tempo, vale a pena parar em todas.

Novoslobodskaia

 


Essa estação foi toda construída em painéis de vidro em estilo Art Nouveau, cujo vidro originalmente tinha sido destinado para uma catedral em Riga. Elas comemoram as seis “profissões intelectuais”: arquiteto, geógrafo, agrônomo, engenheiro, artista e músico. Além disso, ainda tem paredes de mármore e um mosaico enorme comemorando a paz no mundo. As pombas foram adicionadas depois para substituir um retrato de Stalin, durante a Desestalinização.

Prospekt Mira

Estação metro moscou Prospekt Mira
Originalmente a estação se chamava Jardim Botânico, por causa do Jardim da Universidade de Moscou, e a decoração foi inspirada nele. Por isso a estação é cheia de imagens de plantas e de harmonia entre homens e natureza, e a agricultura da URSS.

Komsomolskaya

Estação metro moscou komsomolskaia
A estação Komsomolskaya é uma das mais bonitas e mais famosas. Ela recebeu esse nome em homenagem aos membros do Komsomol, a organização da juventude da União Soviética, porque eles ajudaram a construi-la. O emblema deles fica no teto, assim como azulejos mostrando voluntários trabalhando. Os outros mosaicos espalhados pela estação mostram a luta russa por independência em várias épocas, com aparições de Aleksandr Nevsky e de Kutuzov, o general que venceu Napoleão. Depois há uma cena de Lenin durante a Revolução de Outubro, as tropas russas tomando Berlim durante a Segunda Guerra e depois de um desfile comemorando o fim da guerra. O último painel é bem complicado, porque foi constantemente retocado para retirar figuras quando elas caíam em desfavor com Stalin. Quando o Khruschov denunciou o culto de personalidade a Stalin, a imagem foi substituída pela de uma mulher.
A estação na verdade são duas, na linha vermelha e na linha marrom (que é um círculo ao redor do centro da cidade). A parte mais famosa fica na linha marrom, mas também vale a pena ver a estação da linha vermelha.

Taganskaia

 


Essa estação foi construída baseada em padrões russos tradicionais. Além de motivos florais, os 48 mosaicos também representam grupos do Exército Vermelho da Segunda Guerra, como pilotos e marinheiros.

Parque de Cultura

Estação metro moscou Park kultury
Os desenhos dessa estação mostram alguns dos hobbies preferidos dos cidadãos da URSS, como patinação, tênis e aeromodelismo.

Kievskaya

Estação metro moscou kievskaya
Essa estação comemora os 300 anos de cooperação entre a Rússia e a Ucrânia (tenho certeza que cooperação não é exatamente a palavra que a maioria dos ucranianos escolheria, mas ok). Os mosaicos também representam a unidade entre os dois países. Uma curiosidade dessa estação é que uma das suas entradas tem uma plaquinha Art Nouveau igual as do metrô de Paris, dada pela prefeitura de Paris em troca por uma plaquinha feita por um artista russo instalada na Madeleine.
Aqui eu mudei para a linha 3, a azul-escura, e continuei para a estação Arbatskaia.

Arbatskaia

Estação metro moscou arbatskaia
A primeira estação Arbat foi fechada quando foi danificada por bombas alemãs em 41. Uma linha paralela foi construída, mais profunda, mas depois essa foi reaberta, então existem duas estações chamadas Arbat no metrô de Moscou. Ela tem um teto curvado que me lembra muito de uma catedral, e é construída em mármore vermelho.

Ploshchad Revolutsi

Estação metro moscou Ploschas revolutsi
Essa estação tem um número enorme de esculturas representando os papéis de várias pessoas durante a Revolução e a construção de um novo mundo depois disso. Encoste no nariz no cachorro do guarda da fronteira para ter boa sorte nas provas.

Elektrozavodskaya

Estação metro moscou elektrozavodskaia
O nome significa literalmente “fábrica elétrica”, e tinha uma fábrica de lâmpadas lá perto. Então surgiu a idéia de cobrir o teto com centenas de lâmpadas. Não só fica bonito, mas eletricidade ainda era um símbolo importante da modernidade e do progresso. Essa estação ganhou o prêmio Stalin em 46.
Depois disso eu voltei para a estação Kurskaia e troquei para a linha 10, a verde clara.

Dostoiévskaia

Estação metro moscou dostoievskaia
Eu que sou obcecada por Dostoiévski não podia deixar de visitar. Ela é a mais nova da lista, tendo sido aberta em 2010. O nome foi escolhido pela razão intuitiva de que a casa onde Dostoiévski nasceu fica lá do lado (e está aberta para visitação, aliás). Ela é decorada com ilustrações de Crime e Castigo e O Idiota, além de um enorme painel com o rosto do escritor.

Dicas práticas para andar de metrô em Moscou:

O modo mais fácil de achar a estação é aprender o alfabeto, dica que quase todo blogueiro que já li recomenda para Moscou. Fica bem mais fácil se você conseguir ligar a pronúncia ao que está escrito, já que os anúncios sempre são feitos em russo e inglês, e o jeito é aprender o alfabeto. Felizmente são só 33 letras, então não é tão diferente do nosso.
Para entrar no metrô, use as portas que dizem “Вход” (fhót, entrada), e cuidado com as que dizem “Нет Входа” (net fhoda – sem entrada).
Para comprar o bilhete, recomendo que você vá até o caixa e compre um cartão Troika. Com ele, o bilhete custa 36 rublos ao invés de 55. Ele também pode ser usado nos ônibus, que são bastante bons e eu também usei bastante em Moscou. Ele pode ser recarregado direto na maquininha em inglês ou russo. Pode pagar com cartão de crédito.
O metrô é sempre movimentado, e lembre-se que os moscovitas sempre caminham à direita quando tem gente andando nos dois sentidos e nas escadas rolantes eles seguem a regra de andar na esquerda e ficar parado na direita. Eu sempre evitava o metrô na hora do rush, porque tem muito empurra-empurra para o meu gosto. Esse era um bom momento para andar de ônibus, porque eles não enchem tanto. Para o tour, é bom fazer entre 11 e 15 ou depois das 21.
A mesma estação pode ter nomes diferentes quando está em linhas diferentes. A estação perto do hostel em que eu trabalho, por exemplo, chama-se Тверская (tversaia) na linha verde, Пушкинская (Pushkinskaia) na linha roxa e Чеховская (tchehovskaia) na linha cinza. Também é bom avisar que trocar de estação envolve andar bastante e subir e descer escadas. As indicações de como trocar de linha seguem as cores de cada linha e são fáceis de achar.
Saindo do trem, é só procurar o sinal que diz Выход в Город (výhot f górat – saída para a cidade) Quando você está procurando uma saída específica, elas são todas numeradas e tem bastante sinalização, inclusive nas portas.

Além das estações, também vale a pena olhar os vagões. Às vezes passam vagões especiais, como os vagões-galeria da Tretyakov, com obras de arte, ou vagões decorados com obras da literatura russa e mundial.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s