Visita ao Depósito do Hermitage em Staraya Derevnia

Quando eu estava em Petersburgo, eu li que o depósito do Hermitage está aberto para visitas e resolvi ir lá conferir. Ele só está disponível para visitas como parte de um tour, e eles acontecem de quarta à domingo, às 11h, 13h, 13:30h e 15h, em russo. Parece que eles também têm tours em inglês, mas eles são mais irregulares, e, se você pretende fazer um, pode ser bom pedir para o hotel ligar e confirmar, ou mandar um email.

hermitage deposito predio moderno 1

A visita começou pela coleção de Obras russas. Vimos principalmente ícones, dos séculos XIV a XVII. As explicações da guia foram ótimas, e gostei de como ela começou mostrando ícones tradicionais, explicando como eles são compostos, para depois mostrar ícones que fogem das regras.

Depois, passamos a parte de Roupas. A coleção é composta principalmente por peças da época do Império. Vemos roupas usadas em bailes famosos, além de peças realmente usadas por vários imperadores. Casacos de Pedro I, vestidos de baile de Elizabeth I e Catarina, a Grande, um número enorme de roupas dos últimos imperadores. As filhas do último imperador, Nikolai II, frequentemente usavam roupas combinadas, e ver isso chega a ser engraçado. Ela apontou uma roupa pequena de menino e disse “vocês já adivinharam, Aleksei Nikolaievitch”, o herdeiro de Nikolai.

hermitage deposito petersburgo roupas
Crédito: divulgação

Em seguida fica a coleção de Móveis. Não é algo que me interessa muito, ver mesas e cadeiras das coleções imperiais. Mas tinha algumas peças realmente impressionantes, como uma cadeira de rodinhas feita no século XVIII. A guia apontou para ela e disse – olha como nós não inventamos nada.

A seção seguinte é a mais famosa da coleção, a de Presentes recebidos pelos imperadores e presidentes russos de embaixadores estrangeiros. Há estátuas de budas enormes e de deuses de países asiáticos, mas a parte que mais me fascinou foi a enorme tenda de 17 partes dada ao tsar Aleksandr III pelo sultão de Bukhara. Ela fica montada na exposição, mas cercada de vidro, e nós entramos nela e sentamos em cadeiras para ouvir as explicações da guia sobre os presentes.

hermitage deposito petersburgo dentro da tenda
Dentro da tenda. Crédito: divulgação

Finalmente, chegamos à parte de Carruagens. Elas são várias, feitas de todo tipo de material, pertencentes a uma dúzia de imperadores. A que mais me interessou foi a carruagem de coroação de Aleksandr III, que eu reconheci na hora. É que alguns dias antes eu tinha ido ao Museu Fabergé, e uma cópia dessa carruagem em pedras preciosas é a surpresa dentro de um dos famosos ovos Fabergé. A guia também mostrou fotos dele.

hermitage deposito petersburgo carruagens
Crédito: divulgação

Para terminar, chegamos em uma pequena exposição de quadros mais novos, seguida por outra tenda colorida que foi um presente diplomático.

Foi essa a visita, durou cerca de duas horas e o tour foi bem interessante.

hermitage deposito predio moderno 2

2 comentários

  1. Julia Boechat

    Oi, Fernando, tudo bem?
    Às vezes vão te interessar mais os posts sobre Tsaritsyno ou sobre o Museu do Gulag.
    Eu não acho que faça muito sentido falar sobre o comportamento da juventude, suas preocupações e visões de mundo. Cada um é de um jeito, como em qualquer outro lugar.
    E o meu blog é um hobby, no qual eu escrevo sobre o que me marca, sobre o que eu tô com vontade de escrever no dia, etc. Não estou preocupada no que fica parecendo que o país é, mas em narrar experiências.

    Curtir

  2. Fernando Bretas

    Bom dia Júlia.
    Tenho acompanhado com interesse seu blog e percebo que a Rússia, mais especificamente Petersburgo, teve um grande impacto em vc. Entretanto vejo vc escrevendo muito sobre a história da Rússia e da cidade, mas muito pouco sobre a história recente e as atualidades e perspectivas de futuro do país e da cidade. Fica parecendo que o país parou no tempo e não passa de um enorme museu a céu aberto.
    A título de sugestão, fale um pouco sobre o moderno, o comportamento da juventude, sua visão de mundo, preocupações, o dinamismo do povo e da cidade …

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s