Essas são algumas idéias de passeios incríveis pela cidade de Petersburgo, alguns mais tradicionais e cheios de pontos turísticos, e alguns mais temáticos ou fora do comum. Espero que vocês curtam.
1) Avenida Nevski
A Avenida Nevski é a principal do centro de Petersburgo, a rua frenética e febril dos romances de Gógol e Dostoiévski, que você segue, atravessando pontes e canais, para chegar a qualquer lugar do centro. Muitas das atrações turísticas mais importantes da cidade ficam nela ou quase nela, mas no itinerário também tentei incluir alguns menos conhecidos, que podem passar despercebidos para quem anda por ela.
Leia mais: Avenida Nevski – a rua principal de Petersburgo do início ao fim
2) O itinerário de Crime e Castigo

Muita gente vai para a Rússia por causa da literatura, e é o lugar perfeito para visitar apartamentos museus de escritores. Além disso, dá para seguir os itinerários de vários livos famosos. Entre eles, Crime e Castigo, tão fortemente associado com a cidade. A casa de Raskolnikov, a da Sonia e a da velha usurária foram todas baseadas em prédios reais e que ainda existem, então dá para passar por lá e imaginar como eles eram na época em que Dostoiévski andava entre eles contando os passos e tentando entrar na mente de seu protagonista.
Leia mais: Crime e Castigo, um romance de Petersburgo
3) Itinerário pelos lugares da Revolução Russa
No início do século passado, Petersburgo ficou conhecida como a cidade das Três Revoluções, depois dos acontecimentos de 1905, e fevereiro e outubro de 1917. A Revolução de Outubro, dos Bolsheviques, também é associada com vários lugares da cidade, e por isso Da estação Finlândia, por onde Lênin chegou da Alemanha para liderar a revolução, até o Palácio de Inverno, esses são os lugares da Revolução.
Leia mais: Um Itinerário pela Petersburgo da Revolução Russa
4) A ilha Vassilievski
A ilha Vassilievski é muito visitada por turistas, pelo menos na pontinha, de onde você tem vistas ótimas para o Hermitage, a Catedral de São Isaac e a Fortaleza de Pedro e Paulo, o lugar onde a cidade começou. Mas na ilha ainda tem um número enorme de museus, igrejas, e parte da universidade de Petersburgo, com seus prédios mais históricos. Vale a pena visitar.
Leia mais: Itinerários por Petersburgo – Ilha Vassilievski
5) Moskovski, o distrito stalinista da Petersburgo
Stálin, que não gostava de Petersburgo, pretendia virar a cidade, afastá-la do centro histórico e na direção de um novo bairro construído no estilo que leva seu nome. Para quem acha que as cidades são completamente diferentes, tem uma chance de mudar de opinião, ainda com um ótimo museu sobre o Cerco de Petersburgo e uma igreja barroca que parece um Accidentally Wes Anderson no meio dos prédios socialistas (e que é a foto no header do post).
Leia mais: Moskovski – o bairro stalinista de Petersburgo
6) Itinerário pela ilha de Petrogradski
Petrogradski é outra ilha da cidade, que tem alguns dos lugares mais famosos para a memória afetiva da cidade, e também ainda é cheia de prédios Art Nouveau incríveis.
Leia mais: Passeio pela ilha de Petrogradski
7) Pelo bairro de Smolni
Smolni é um dos meus bairros preferidos em Petersburgo, com uma igreja rococó incrível, um instituto ligado à história da Revolução, uma escola de design que é incrível por dentro, um jardim maravilhoso e monumentos históricos.
Leia mais: 5 motivos para visitar o bairro de Smolni, em Petersburgo
Ou clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia