Livros e filmes para entrar no clima de uma viagem para a Bósnia

Mais um da nossa série de sugestões de livros e filmes para entrar no clima de uma viagem.  Eu sei que algumas pessoas falam que o cinema e a literatura da Bósnia são um pouco monotemáticos, sempre falando da guerra, na época da dissolução da Iugoslávia. Isso definitivamente está refletido na lista. Mas eu não acho que é um negativo, é um evento tão recente e tão devastador que acho que é meio inevitável. E também acho que se um viajante precisa aprender algo antes de ir para a Bósnia, é a história da guerra.

The Fall of Yugoslavia, Misha Glenny – Glenny era um correspondente britânico na Europa Central quando a guerra estourou, e escreveu vários livros a respeito. Eles são bem reputados e interessantes de se ler, com um jeito de jornalista de escrever que o torna muito fácil de ler, mesmo com um assunto tão difícil.

The Lazarus Project

O Projeto Lázaro, Aleksandar Hemon – Hemon foi a Chicago fazer um curso de inglês quando a guerra estorou e ele ficou preso lá. Estudando inglês lendo Nabokov, ele se tornou um romancista famoso e ganhou uma bolsa McArthur para gênios. Esse é um livro de ficção sobre outro exilado da Bósnia, Vladimir Brik, que vai ao leste Europeu com um amigo fotógrafo como parte de um projeto, e as histórias que eles contam sobre Sarajevo sitiada. Foi dele que eu falei durante o projeto Volta ao Mundo em Livros. A resenha está aqui.

Como o Soldado Conserta o Gramofone, Saša Stanišić – Esse romance conta a história de um menino bósnio, filho de pai sérvio e mãe muçulmana, quando a guerra começa e destrói o mundo que ele conhece.

Welcome to Sarajevo – O documentário segue dois jornalistas, um estadunidense e um britânico, em Sarajevo durante a guerra.

Sarajevo Marlboro, Miljenko Jergović – Antologia de contos, alguns dos quais foram escritos ainda durante a guerra e publicados em um jornal que continuava a ser distribuído em Sarajevo. Eles tratam dos habitantes de Sarajevo, e como eles vivem suas vidas em meio ao cerco.

livros filmes viagem bosnia diario zlata

O Diário de Zlata, Zlata Filipović – Diário de uma menina que morava em Sarajevo, vista como a Anne Frank bósnia. Nele, ela conta desde o início da guerra até a fuga de sua família.

A Ponte no Rio Drina, Ivo Andric – Ivo Andric ganhou o Nobel como um autor iugoslavo, então vários países agora o clamam para si. Ele era um misto das etnias do país, e por isso pode se encaixar em qualquer lugar. Mas esse livro parou aqui por falar da cidade de Višegrad no leste do país, e sua famosa ponte. Ele fala da vida da ponte desde a época do governo otomano até o início da Primeira Guerra, e por isso é uma ótima introdução à história do país.

livros filmes viagem bosnia grbavica

Grbavica, Jasmila Žbanić – A história de uma menina e sua mãe na Bósnia pós-guerra. Ela quer ir em uma excursão do colégio, gratuita para quem é filho de um herói de guerra, e tenta descobrir mais sobre seu pai para conseguir.

Balkan Babel, Sabrina Ramet – uma das poucas historiadoras a escrever livros sobre a guerra da Bósnia, tema ainda recente e pouco estudado. Esse possui textos de vários autores sobre diversos tópicos, e também fala das guerras na Eslovênia e na Croácia.

Sarajevo under siege, Ivana Macek – Antropóloga croata que queria fazer uma antropologia cultural a cidade sitiada. O livro é mais pessoal do que é o costume entre acadêmicos, e tenta dar uma mostra da vida na cidade.

The Whistleblower – filme estrelado por Rachel Weisz, que conta a história real de uma mulher trabalhando na ONU na Bósnia depois da guerra. Ele fala do escândalo do tráfico de mulheres para fora do país, que envolveu a ONU. É um filme pesado, mas, como falamos sobre o foco na guerra, a maioria dos filmes da lista é.

Safe Area Gorazde, Joe Sacco – Romance em quadrinhos de um jornalista americano sobre a cidade de Gorazde, enclave muçulmano em uma região de maioria sérvia. A cidade foi declarada uma área segura pela ONU, no entanto o título do livro é irônico.

perfect circle

Círculo Perfeito, Ademir Kenović – Um poeta bósnio consegue mandar a esposa e a filha para o exílio na Croácia, no entanto prefere continuar em Sarajevo. Um dia, ele descobre no seu apartamento dois meninos que acabaram de escapar de um  massacre em uma vila lá perto e procuram a tia, e resolve ajudá-los. Foi o filme do qual eu falei na Volta ao Mundo em Filmes.

Terra de Ninguém, Danis Tanović – Nino e Ciki, soldados de lados opostos, ficam presos na Terra de Ninguém entre os dois exércitos. Vemos como tentam voltar para casa, e como a imprensa internacional retrata a situação. Esse foi um filme do qual ouvi muita gente na Bósnia falar mal, porque eles sentem que ele Bothsided a guerra, mas como é dos mais famosos, ganhando até um Oscar, fica na lista e fica à descrição de cada um.

In the Land of Blood and Honey, Angelina Jolie – Durante a guerra, um soldado sérvio reencontra uma mulher que ele conhecia, agora prisioneira no campo pelo qual ele é responsável. Disponível no Netflix.

A vida é um milagre, Emir Kusturica – Logo após Luka construir uma ferrovia em sua cidade para atrair turistas, a guerra começa e ele é convocado. Logo ele descobre que seu filho foi feito prisioneiro, mas ele tem uma refém e quer oferecer uma troca.

The Death of Yugoslavia – Documentário da BBC em seis partes, que fala das guerras de dissolução da Iugoslávia. Disponível no YouTube, clique aqui para ver a primera parte.

livros filmes viagem bosnia episodio vida catador ferro

Um Episódio na Vida de Um Catador de Ferro-Velho – Um filme um pouco diferente, que conta um pouco de uma comunidade ainda muito marginalizada, os roma na Bósnia. Eles tendem a viver em comunidades rurais isoladas, longe do acesso a hospitais e clínicas. O filme conta a história de uma família que tem que conseguir dinheiro depois de uma emergência médica.

Srebrenica: A Cry from the Grave – Documentário sobre o genocídio de Srebrenica, o maior massacre na Europa desde a segunda guerra mundial. Disponível no YouTube.

Romeo and Juliet from Sarajevo – a história de dois amantes, ele sérvio, ela muçulmano, que foram assassinados ao tentar sair da Sarajevo. A imagem de seus corpos abraçados rodou o mundo. Disponível no YouTube.

Death and the Dervish, Meša Selimović – o livro conta a história de Sheikh Nuruddin, um dervixe em um monastério islâmico em Sarajevo durante o século 18, época do governo otomano. Quando seu irmão é preso, ele tem que entrar no labirinto da burocracia otomana para procurar por ele.

Black Lamb and Grey FalconRebecca West – clássico calhamaço, que conta a história de uma viagem pela Iugoslávia entre as duas guerras.

I came to testify – O documentário acompanha um grupo de 16 mulheres que testemunham sobre seu encarceramento em um campo de estupros. Ele foi responsável por um novo tratamento de abusos sexuais cometidos durante uma guerra. Disponível no YouTube.

Sarajevo: A street under siege – o nome já diz tudo, é um documentário que segue as vidas de várias pessoas em uma rua da cidade sitiada. Disponível no YouTube.

O Violoncelista de Sarajevo, Steven Galloway – baseado em uma famosa figura da época do cerco, um violoncelista que depois de um bombardeio tocou música nas ruas por 22 dias, uma para cada vítima. Ele se foca em quatro personagens na cidade sitiada.

Clique na imagem para ler mais sobre a Bósnia.

Deixe uma resposta