Volta ao Mundo em Filmes: Bósnia – Círculo Perfeito

O filme escolhido para a Bósnia foi Círculo Perfeito, de Ademir Kenović. Um poeta bósnio, Hamza, manda a esposa e a filha para a Croácia para escapar da guerra. Ele não consegue mais escrever por causa da guerra. Logo depois ele encontra dois meninos órfãos que fugiram da sua vila após um massacre. Ele decide ajudá-los a encontrar uma tia, a única família que eles ainda tem, e tenta ensiná-los a vida em Sarajevo durante o cerco. Em um momento, ele mostra as pessoas que tentam atravessar as ruas correndo, com medo dos snipers e diz “nunca seja o terceiro. Os snipers vêem o primeiro, miram no segundo e acertam o terceiro”.

O filme começou a ser filmado apenas semanas depois do Acordo de Dayton, considerado o fim da guerra. Por isso, o fundo da cidade destruída não é um estúdio ou CGI, é verdadeiro. O diretor, Ademir Kenović, fez com que sua equipe divulgasse folhetos na cidade avisando os moradores que um filme estava sendo gravado e que eles não deveriam se preocupar com os barulhos de explosão.

Segundo o diretor, esse não é um filme de guerra, é um filme sobre pessoas normais presas em uma guerra. Não é um filme político, embora fazer um filme nessas condições seja inescapavelmente um ato político.

Ademir Kenović fazia parte de um grupo chamado SAGA – Sarajevo Group of Authors, composto de uma dúzia de diretores que filmavam documentários em Sarajevo durante a guerra. Alguns de seus documentários foram exibidos em dezenas de países. Ele escreveu o roteiro junto com o poeta Abdulah Sidran, que escreveu os poemas que aparecem no filme.

 

Outros preferidos:

Grbavica, Jasmila Žbanić

A vida é um milagre, Emir Kusturica

 

2 comentários

Deixe uma resposta