Eu devia ter checado online antes de ir para o apartamento de um cantor de ópera. A essa altura eu já tinha visitado a casa do compositor Rimski-Korsakov, e eu sabia que os apartamentos das pessoas da área são conhecidos por sempre terem concertos. Mas eu esqueci e fiz uma visita espontânea para o apartamento do Chaliapin, então quando eu cheguei lá e me perguntaram “você está aqui para o concerto?”, a minha resposta foi “que concerto?”. Era um concerto de música clássica, mas que já estava esgotado. Pelo menos eu ainda podia visitar o museu normalmente.
Chaliapin foi um dos cantores de ópera mais populares da história da Rússia, e oitenta anos depois de sua morte, ele ainda é um ícone cultural. Ele era um autodidata de origem camponesa, mas que era conhecido pela voz e pelo carisma, e que se tornou imensamente popular na Rússia tsarista. Tem gente que dá a ele o crédito de iniciar uma tradição de atuar mais naturalmente na ópera. Ele ficou conhecido pessoalmente pela ópera Boris Godunov, de Mussorgski, em que ele interpretava o personagem pessoal, tsar da Rússia durante . Ele também era popular fora do país: quando ele passou uma estação no La Scala em Milão, Arturo Toscanini disse que ele era o cantor mais talentoso que ele já viu.

Depois da Revolução, ele decidiu se exilar da Rússia permanentemente. Seu apartamento foi preservado por alguns anos, depois transformado em apartamento comunal e dividido entre seus secretários e funcionários domésticos. Foram eles que preservaram muitos dos seus objetos e que, anos depois, quando alguém decidiu construir um museu, ainda se lembravam de como a casa era decorada. Além de ver os objetos pessoais, podemos ouvir as gravações mais famosas de suas obras, que ficam espalhadas pelo apartamento.

Eu estava vendo a sala de jantar quando uma das funcionárias chegou perto de mim e perguntou se eu ainda queria ver o concerto. Eu disse que claro e ela me disse para desligar o celular e segui-la. Ela colocou mais uma cadeira na sala, e foi assim que acabei vendo o concerto mesmo esgotado e sem pagar. Foi um concerto de uma hora com árias de óperas famosas com cantores que estavam em Petersburgo para o Estrelas das Noites Brancas, o grande festival de arte que acontece durante a primavera. Obediente que sou, não tirei fotos, mas vou colocar um vídeo do Chaliapin mesmo cantando, para quem se interessou depois de ouvir a história.
Então recomendo os concertos no apartamento de Chaliapin, mas recomendo que você não dependa da caridade de estranhos e olhe a programação antes. É só clicar aqui para ver as informações em inglês, e o site também inclui informações sobre concertos no apartamento de Rimski Korsakov, no Museu Samoilov, no Museu do Teatro e da Música e no Museu Sheremetev, que eu visitei durante a Noite dos Museus de São Petersburgo.
Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia: