Londres durante a Segunda Guerra: vestígios da Blitz

Começando em 7 de setembro de 1940, Londres foi bombardeada pelos nazistas por 57 noites consecutivas. Até o fim da guerra, seriam um milhão de casas destruídas, e cerca de 20 mil pessoas mortas pelos bombardeios. 150 mil pessoas dormiam nas estações de metrô durante a noite, já que elas eram profundas o bastante para servir como abrigo.

Heinkel_over_Wapping
Foto tirada em 1940 por um fotógrafo da força aérea alemã. Créditos: wikicommons

Os londrinos chamam esse período de The Blitz, versão curta para Blitzkrieg, guerra-relâmpago. Ela foi parte da chamada Battle for Britain, a luta por controle do espaço aéreo sobre o país. Um mapa interativo foi feito para marcar todos os lugares de Londres em que bombas caíram, e dá para ver que poucos saíam incólumes.

London_Blitz_791940
Ataque de 7 de setembro de 1940, o Segundo Incêndio de Londres. Autor desconhecido. Créditos: wikicommons

Tem alguns lugares que são icônicos para quem quer visitar os lugares famosos da Blitz. Um deles é a Catedral de St Paul, da qual já falamos um pouco no post sobre o Southbank. Ela virou um símbolo importante ao ser fotografada em meio à fumaça das bombas, permanecendo inatingida.

Air_Raid_Damage_in_Britain_during_the_Second_World_War_HU36220A
Famosa foto St Paul Sobrevive, de Herbert Mason. Crédito: wikicommons

Outro lugar interessante são as estações de metrô que foram usadas como abrigo durante a Blitz. Muitas delas estão fechadas atualmente. O London Transport Museum organiza passeios pelas estações fechadas, inclusive alguns passeios temáticos sobre a Blitz (além de exibição de filmes e outros passeios temáticos). É difícil para turistas conseguir ir em um desses passeios, porque eles têm pouquíssimas vagas, então se esgotam muito rápido, e eles têm preços super salgados, entre 40 e 85 libras. Por ambos os motivos ainda não consegui ver um, mas tenho muita vontade.

The_Home_Front_in_Britain_during_the_Second_World_War_HU44272 Aldwich Tube Station
Estação de Aldwich em 1940. Autor desconhecido. Crédito: wikicommons

Outro lugar interessante é o Barbican, um conjunto de prédios em arquitetura brutalista bem no centro da City of London. Ele é um endereço posh, apesar de muita gente o considerar o prédio mais feio da cidade. Para o turista, ele tem duas atrações maravilhosas que são o Barbican Centre e o Museum of London, mas também é interessante para ver a arquitetura que foi comum nas áreas reconstruídas depois da Blitz.

Barbican City Londres

Finalmente, um lugar que eu acho imperdível é a Igreja de St Dustan in the East. Ela é um dos poucos prédios atingidos pela Blitz que não foram demolidos depois, e foi deixada como estava em memória da época.

St Dustan in the East Igreja Jardim bombardeada Londres 3

Quando ela foi atingida pelos bombardeios alemães, a Igreja já tinha 900 anos. Ela foi destruída na noite de 7 de setembro de 1940, que ficou conhecida como O Segundo Incêndio de Londres. Por alguns anos houve planos de reconstrução, mas em 1967 ela foi transformada em jardim público. Como ela fica em uma ruazinha lateral, não é um lugar muito visitado, e também por isso é um dos memoriais mais impressionantes dos horrores da Blitz e de todas as guerras.
St Dustan in the East Igreja Jardim bombardeada Londres 2St Dustan in the East Igreja Jardim bombardeada Londres

Clique aqui para ler a segunda parte do post sobre Londres durante a segunda guerra mundial, em que falamos sobre o bunker do Churchill.

Ou então clique na imagem para ler mais sobre os lugares que eu visitei que nos lembram a história da Segunda Guerra.

Asdistancias blog especiais segunda guerra

5 comentários

Deixe uma resposta