12 Pratos Típicos para provar na Lombardia

Mais uma vez, estamos aqui para falar dos pratos de uma região da Itália. Dessa vez, é a região da Lombardia, onde ficam cidades como Milão, Pavia e Bergamo. A região também é conhecida pelos lagos, como o Lago de Garda e o de Como, e influenciada por eles. Então, vamos direto para conhecer alguns pratos típicos para provar por lá.

Primi (Pratos de massa)

1) Risotto alla milanese

pratos tipicos provar lombardia risotto alla milanese

Um dos pratos mais típicos da Lombardia é o risoto, e entre eles o mais clássico é o risotto alla milanese, feito com açafrão. Ele é bem simples, só com arroz, manteiga e açafrão. Ele também pode vir acompanhado de ossobuco, criando um prato muito lombardo. Na Itália não é comum que um risoto venha acompanhado de carne, já que o risoto para eles não é guarnição, então aproveite essa combinação única.

2) Tortelli di zucca

Os Tortelli já apareceram aqui no post como pratos da Emilia-Romagna. Mas tem uma versão que surgiu na região de Mântua, e de lá ficou popular em toda a Itália, que são os Tortelli feitos com abóbora (zucca, em italiano). Ele pode ser mais quadradinho, ou como o de cima, que também é comum em Ferrara. Abóbora é uma comida muito popular, e durante a estação, no outono, você vê todo tipo de prato feito com ela. Mas os tortelli di zucca são alguns dos mais famosos e saborosos, e praticamente sinônimos com o outono na Itália. 

3) Casoncelli

Casoncelli alla Bergamasca Bergamo Italia

Os Casoncelli são uma massa recheada em formato de meia-lua típica das regiões de Bérgamo e Brescia. Eu provei os típicos de Bergamo, recheados com salame, mortadela, carne de porco queijo grana padano, pedaços de pão ralado, salsinha, nozes, ovo, casca de limão, amaretti, noz moscada, brodo, alho e pimenta, e servido com manteiga, sálvia, pancetta e grana padano. Achei uma delícia, mas ainda tenho que provar a versão de Brescia.

4) Agnolotti Pavesi

pratos típicos provar lombardia pavia agnolotti pavesi
crédito: wiki commons

Outro tipo de massa, agora típico da região de Pavia. A massa é recheada de carne de boi, e ele pode ser servido seco ou in brodo. Outras versões do prato também são típicas do Piemonte.

5) Pizzoccheri

pratos tipicos provar lombardia pizzocheri
crédito: wiki commons

Esse é um tipo de massa bem único, da região de Valtellina. Ele é feito com farinha de trigo sarraceno, e servido com manteiga, batatas cozidas, couve-lombarda e queijo Valtellina.

Secondi (Pratos de carne)

6) Polenta e osei ou Polenta e misultin

No post sobre os pratos típicos do Veneto, falei de Polenta e Osei, ou seja, a polenta servida com carne de aves de caça. E esse prato também é muito típico na Lombardia, estado que faz fronteira.Mas só para dar uma variada coloquei uma outra versão, que é a Polenta servida com misultin, um peixe típico do Lago di Como. 

7) Cotoletta milanese

pratos típicos provar lombardia milão cotoletta alla milanese bife milanesa
crédito: wiki commons

A cotoletta milanese é um prato muito conhecido no Brasil, como o bife à milanesa. A diferença é que ele na Lombardia sempre é feita com carne de boi, a cotoletta. Ele é um motivo de briga com a Áustria, que fala que ele é muito semelhante ao schnitzel, o prato típico austríaco de carne de porco empanada, então, se você for lá também, não deixe de provar. 

8) Ossobuco

pratos típicos provar lombardia milão ossobuco risotto milanese
crédito: wiki commons

Ossobuco é o nome de um corte de carne de boi, que corta o osso da tíbia ao meio, revelando o buraco que contém a medula. Por isso o nome, ossobuco – buraco do osso. Ele é então preparado com gremolada, limão, alho e salsinha triturados juntos, e normalmente é servido com risotto alla milanese.

9) Cassoeula

pratos tipicos provar lombardia milão Cassoeula
crédito: wiki commons

Esse é um prato típico do inverno, que geralmente era preparado para a festa de Santo Antonio, 17 de janeiro. Ele é feito com couve-lombarda e vários tipos de carne de porco, inclusive os pés, o rabo, a pele e o focinho. Em outubro e novembro, ele é o prato principal de várias sagre, festas dedicadas à colheita e a pratos típicos, na região.

10) Mostarda lombarda

pratos tipicos provar lombardia cremona mostarda
crédito: wiki commons

Coloquei a mostarda aqui porque ela geralmente acompanha pratos de carne. Ele é um condimento feito com o que a gente chama de mostarda (e que em italiano é senape) e com frutas secas, e tem cara de doce, mas me juram que combina muito com carne. Ainda não tive a oportunidade de provar, mas gostaria.

Doce

11) Panettone

pratos tipicos provar lombardia milão panettone
crédito: wiki commons

Junto com o risotto e a cotoletta alla milanese, o Panettone é uma das comidas mais típicas da Lombardia. Ele geralmente é mais tradicional, na versão com frutas secas, mas alguns lugares tem também versões mais modernas com chocolate ou nutella. Ainda não curto tanto, mas as versões artesanais às vezes são gostosas.

12) Torrone cremonese

pratos tipicos provar lombardia cremona torrone
crédito: wiki commons

Um outro doce de natal, esse é da região de Cremona, feito com mel, açúcar, clara de ovos e amêndoas e castanhas tostadas. É quase certo que o doce tem origem árabe, mas na Itália se comemora a origem da receita de Cremona, que vem de 1441.

Clique na imagem para ler nossos outros posts sobre a Itália.

asdistancias italia tag paises europa

1 comentário

Deixe uma resposta