Itinerários por Petersburgo – passeio pela ilha Petrogradski

A Ilha Petrogradski não é tão visitada como o centro histórico de Petersburgo, mas vale muito a pena. Ela tem lugares importantes para a memória afetiva da cidade, ligados à sua fundação, e combinados com uma atmosfera tranquila, de um bairro ainda muito residencial. Vou colocar na lista alguns lugares que acho que valem muito a pena visitar. 

Lá fica a Casinha de Pedro I. Pedro I foi o tsar que construiu a cidade, e que era conhecido, entre qualidades menos agradáveis, pelo senso prático. Para supervisionar as obras da grande capital que ele tinha planejado, ele mandou fazer uma casinha de madeira, e a data de construção dela é considerada a data de fundação da cidade: 27 de maio de 1703. A idéia é que ela fosse um meio termo entre as isbás, as casas de camponeses russos, e as construções holandesas que ele admirava. Ela tem um valor sentimental enorme em Petersburgo, era onde os membros da resistência iam, durante a Segunda Guerra, fazer um juramento solene de defender a cidade. Depois do cerco nazista, foi o primeiro museu a ser reaberto. Hoje, ela é parte do Museu Russo.

Museu russo Petersburgo casinha madeira pedro i fundação

Além disso, também é onde fica a Fortaleza de Pedro e Paulo, conhecida como a primeira construção oficial da cidade. Ela foi construída para defender a cidade, recém-conquistada dos suecos, e tem um museu que conta a história da cidade, a igreja onde os Romanov eram enterrados, e uma famosa prisão, onde foram presos Dostoiévski, Trotski, e o próprio filho do tsar Pedro I, entre outros. Ela fica na sua própria ilha, a Zaiachi (em russo, ilha das lebres), mas o acesso é por Petrogradski, então conta aqui. Ela também já teve post próprio.

Petersburgo Fortaleza de Pedro e Paulo formato estrela

Além disso, um lugar de importância afetiva, embora não exaaaatamente na ilha, é o Cruzador Aurora, o navio lendário que é conhecido por ter dado o sinal para começar a Revolução Russa. Ele fica parado em Petrogradski, e é onde está aberto para visitação.

roteiro revolução russa petersburgo cruzador aurora

Além dos lugares importantes para a memória coletiva da cidade, um lugar que é interessante para visitar, e que sempre aparece nas redes sociais, é a Mesquita, construída para lembrar as construções da Rota da Seda. É que ela foi feita em 1910 para comemorar os 25 anos de reinado de Abdul Ahat Khan em Bukhara, a cidade mais famosa da Rota, e artesãos vieram de lá para completar o prédio. Hoje ela está aberta para visitação gratuita, mas é necessário estar vestido de acordo, sem expor ombros e joelhos. Precisa usar um véu na cabeça, e eles tem alguns para emprestar, mas recomendo andar com um porque também é considerado respeitoso nas igrejas ortodoxas. 

Petersburgo petrogradski mesquita 2
Petersburgo petrogradski mesquita 1

A Ilha também tem vários museus conhecidos, como o Museu de História Política, em uma casa Art Nouveau que pertencia a uma famosa bailarina e amante do último tsar, o Museu Kirov, dedicado à uma figura importante da Revolução Russa, assassinado a mando de Stalin nos anos 30, e a Casa-Museu de Chaliapin, onde morava o famoso cantor de ópera e onde eu vi um concerto surpresa.

Apartamento de Chaliapin com o retrato de Boris Kustodiev

Além dos lugares famosos e centros culturais, vale a pena caminhar pela ilha porque ela é famosa pela arquitetura. Petersburgo tem a reputação de ser uma cidade muito neoclássica, mas na verdade ela é bem mais eclética do que pode parecer à primeira vista, e Petrogradski, onde a maioria das construções vem do início do século XX, é famosa pelo Art Nouveau. Alguns são mais tradicionais, como prédios que a gente vê em outras capitais européias, mas muitos são no estilo conhecido como Art Nouveau do norte, bem típico da cidade.

Petersburgo petrogradski 7
Petersburgo petrogradski capela trindade
Petersburgo petrogradski 3
Petersburgo petrogradski 4
Petersburgo petrogradski 5
Petersburgo petrogradski 6
Petersburgo petrogradski 2

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Rússia

Blog Asdistancias imagem Russia

1 comentário

Deixe uma resposta