A Piazza Maggiore é o coração de Bologna. É o lugar onde acontecem os festivais, do cinema no verão, aos fogos de artifício do fim de ano. Também é onde estão várias das famosas curiosidades da cidade, algumas da quais aparecem de novo por aqui. Esse é o meu guia do que ver na praça.
Palazzo d’Accursio
O Palazzo d’Accursio ou Palazzo Comunale era a sede do governo de Bologna e onde trabalhavam os Anziani, o conselho dos anciões da cidade. Na fachada dá para ver uma das torres medievais sobreviventes em Bologna, a Torre do Relógio (Torre dell’orologio ou Torre d’Accursio). A fachada também tem uma estátua do papa Gregório XIII, que nasceu em Bologna e viveu aqui até se formar em direito na Universidade. Você pode confundir com uma estátua de Santo Petrônio, já que isso está escrito em cima dela, mas na verdade isso vem de um plano feito para enganar Napoleão quando ele invadiu a cidade, e impedir que ele destruísse a estátua. Os bolonheses acharam – corretamente – que ele poderia destruir a estátua de um papa mas não tocaria na de um santo.
Hoje o palácio abriga dois museus, as Coleções Comunais de Arte e a Coleção Morandi (temporariamente no Mambo enquanto o prédio é reformado), além da Biblioteca Salaborsa. As Coleções Comunais são bem conhecidas pela pinacoteca, pelas exposições temporárias e pelas salas maravilhosas que a gente pode visitar lá dentro, como a Sala Urbana ou a Capela Farnese, onde o imperador Carlos V foi coroado.
Já a Salaborsa tem entrada separada. Ela é a maior biblioteca de Bologna, com salas de leitura, revistas e internet. Uma das maiores atrações é a estrada romana no subsolo, da época em que Bologna era a cidade romana de Bononia. A visita é gratuita.
No lado dos dois ficam várias estátuas dedicadas às Vítimas da Segunda Guerra e do Terror fascista, ou seja, dos atentados terroristas cometidos por grupos de extrema direita em Bologna nas década seguintes.
Palazzo del Podestà
O Palazzo no centro da Piazza Maggiore foi construído para abrigar a Podestà, as funcionalidades da cidade, no século XIII. Ele logo deixou de ser usado porque era pequeno demais para caber o povo que queria participar.
Além de ser o centro da Piazza e onde fica o escritório para turistas, o Palazzo del Podestà é conhecido pelos Voltone del Podestà, um arco com acústica perfeita onde você pode ouvir o que as pessoas falam do outro lado (esse lugar também apareceu, por isso, no nosso post sobre as curiosidades de Bologna). Existem várias lendas que tentam explicar o motivo, como dizer que é como juízes conversavam durante julgamentos sem que ninguém mais pudesse ouvir, ou como padres ouviam as confissões dos afligidos pela peste sem se expor.
Palazzo Re Enzo
No centro da praça fica o Palazzo Re Enzo, construído como uma extensão do Palazzo del Podestà para ser uma prisão. Três anos depois que ele ficou pronto, o Rei Enzo da Sardinha foi capturado em batalha e levado como Bologna como prisioneiro. Ele viveria o resto da vida no palácio, e por isso os bolonheses ainda o chamam por esse nome. Dizem que durante os dias ele era livre para caminhar pelo palácio, mas de noite ele era mantido em uma jaula pendurada do teto.
A sala mais conhecida do palácio é a Sala dei Trecento, feita para sediar os arquivos de Bologna. Hoje o palácio não tem visitação programada, mas ele abriga vários eventos. Essa foto foi tirada na Sagra del Ragù, o molho com base de carne típico da Emília Romagna (a nossa versão sem graça dele é o espaguete à bolognesa, mas em Bologna prove o original Tagliatelle al Ragù).
A Fonte do Netuno
A estátua do Netuno é hoje uma das “curiosidades” de Bologna por causa de uma censura muito específica. O papa achava que o pênis do Netuno era muito proeminente, e mandou que ele fosse encurtado, então o escultor Gianbologna esculpiu os dedos para que eles parecessem um pênis ereto quando você está no ângulo certo.
As nereidas foram feitas para retratar os maiores rios das quatro partes do mundo conhecidas: o Nilo, o Danúbio, o Amazonas e o Ganges. E não, aparentemente elas esguichando água dos seios não incomodou ninguém
A estátua é um símbolo tão forte de Bologna que foi usada por uma empresa da cidade; a Maseratti inspirou seu símbolo no tridente do Netuno.
Basilica di San Petronio
Se você decidir visitar a Basilica de San Petronio, talvez uma das primeiras coisas que você vai notar é o carro do exército que está quase sempre na frente. Isso por causa de um grafite lá dentro que faz com que ataques terroristas sejam constantemente planejados contra a igreja. É que ele mostra Maomé no inferno, até com uma plaquinha que diz Mohammed caso você tenha alguma dúvida sobre de quem eles estão falando.
Outra curiosidade da igreja é o meridiano desenhado no chão, que é o mais comprido do mundo. E finalmente, sobre a fachada não-terminada: essa igreja foi planejada para ser a maior do mundo, mas a construção parou no meio e ela ficou assim.
Cinema Modernissimo
Em uma das entradas da praça, há várias escadas que levam para o subterrâneo. Muita gente já me perguntou se é um metrô, ou banheiro público, mas a resposta é bem melhor: é um cinema subterrâneo. Ele era um cinema normal quando abriu, em 1915, até 2006, quando fechou, mas hoje está sendo restaurado e abre principalmente para festivais. Bologna é conhecida pela restauração de filmes antigos, e muitos deles passam aqui.
Palazzo dei Notai
Outro dos prédio na Piazza é o Palazzo dei Notai, construído no século XIV como sede da “Sociedade dos Notáveis”.
Palazzo dei Banchi
Finalmente, o Palazzo dei Banchi, um prédio renascentista construído na Piazza Maggiore. Na verdade, o prédio é mais antigo, mas a fachada atual foi construída por cima dele no século XVI. É que o final da praça principal de Bologna era um amontoado de construções diferentes, na maioria bancos, e eles queriam que ela tivesse uma aparência mais uniforme. Se você prestar atenção, ainda dá para ver que debaixo das fachadas os prédios são diferentes.
Eles são unidos pela fachada e pelos pórticos, e continuam para o Archiginasio, a sede inicial da Università di Bologna.
Clique na imagem para ler todos os posts com dicas sobre morar e estudar em Bologna.
Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.
1 comentário