No telhado do Duomo de Milão

Milão é uma cidade polêmica. Quando a gente fala sobre incluir ou não em um roteiro, muitos dos italianos que eu conheço aqui são contra, e listam imediatamente dúzias de cidades que deveriam entrar no roteiro antes de Milão. Tem muito a ver com o estereótipo de ser uma cidade workaholic e consumista, ou com bairrismos, ou com ela ser tão cara. Já tinha ouvido tudo isso, mas ela ainda entrou no meu, principalmente porque foi onde cheguei na Itália quando fiz um intercâmbio em Bologna. Resultado? Só pelo Duomo acho que já valeria a pena visitar a cidade (embora talvez eu concorde que eu colocaria outras acima nas prioridades).

Milão Duomo 2

O Duomo é oficialmente conhecido como Basilica Cattedrale Metropolitana della Natività della Beata Vergine Maria, e é a Catedral da Arquidiocese de Milão. Ele esteve em construção por cerca de seiscentos anos, de 1386 a 1932, mas já funcionava como igreja desde o século XV. O estilo escolhido foi o gótico tardio, planejado pelo duque Gian Galeazzo Visconti, que queria mostrar que o seu estado estava atualizado com as últimas tendências que estavam fazendo sucesso na França e na Itália.

Milão Duomo 1

A idéia foi incrivelmente ambiciosa, e reinterpretada ao longo dos séculos em que ele era construído. Embora ele pareça tão coeso, para historiadores da arte e arquitetos ele tem claramente contradições de estilo, influências diferentes, ambiguidades.

Eu fui ao Duomo em agosto, o que significa que apesar do calor de quase quarenta graus, tinha dress code. Mulheres com roupas curtas ou sem mangas não entravam. Não é uma proibição nova, na verdade eles tem ficado mais lenientes. As regras dos anos 20 proibiam a entrada de mulheres com cabelos curtos, por exemplo.

Milão Duomo terraços 2

Depois de visitar por dentro, o que na época era gratuito, comprei o ingresso para visitar o telhado. Ele é famoso porque dá para ver de perto as agulhas do topo da igreja, além de ter uma vista linda para a cidade. Eu comprei o ingresso para subir a pé, que era mais barato, mas também tem uma opção com elevador.

Milão Duomo terraços 1

Como era verão, o Duomo ficava aberto até mais tarde, então consegui pegar o por-do-sol lá em cima.

Milão Duomo terraços 3

Milão Duomo terraços 6

Milão Duomo terraços 7

Milão Duomo terraços 4

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

1 comentário

Deixe uma resposta