Um passeio pelas estátuas bizarras de Praga

Já falei aqui de algumas das estátuas mais estranhas de Praga, mas achei que valia a pena fazer um post só sobre isso. Praga é conhecida pela bizarrice das estátuas públicas, e vale a pena explorá-las.

 

Cavalo

Estatua cavalo cabeça baixo David Cerny Praga

Se você já foi à Praça Venceslau, já viu a famosa estátua do rei Venceslau a cavalo.

Lá perto, dentro do palácio Lucerna, fica uma paródia dela feita por David Černý, uma estátua do rei Venceslau cavalgando um cavalo de cabeça para baixo.

 

Piss

IMG_20160326_110254

Essa estátua fica na frente do Museu Kafka, mas não tente achar a conexão: ela estava lá antes do museu. É uma das estátuas mais famosas de Černý, com dois homens urinando em um lugar com o formato da República Tcheca. Elas urinam formando frases famosas da literatura tcheca. Se você mandar uma mensagem de texto, elas podem soletrar o seu nome, ou o que você quiser (mande para +420 724 370 770).

 

Homem Pendurado

Estatua David Cerny homem pendurado Freud Praga

Essa estátua de Freud já fez mais de uma pessoa ligar preocupada para a emergência. Supostamente, é uma metáfora feita por David Černý sobre os perigos de ser um intelectual no século XX.

 

K

Estátua de Kafka Praga David Cerny

Já falamos dessa no post sobre Kafka. Ela é outra obra de David Černý, uma cabeça gigante de Kafka, pesando 45 toneladas. Ela é composta de mais de 40 camadas espelhadas que se movem independentemente, construindo e reconstruindo o rosto do autor, para mostrar sua personalidade multifacetada e torturada.

 

Bebê

Torre Zizkov Praga estatuas David Cerny Praga

Esse é o nome de duas estátuas em lugares diferentes, ambas de David Černý. Uma fica na Torre Žižkov, uma antiga torre de tv que já é polêmica em si, e já foi considerada o prédio mais feio de Praga. Aí vem o David Cerny e a torna ainda mais polêmica com a instalação de bebês que engatinham pela torre.

Estatua David Cerny bebês ilhas Kampa

Os mesmos bebês ficam na ilha Kampa. Já que ficam perto do chão, eles parecem bem maiores, mas os da torre também têm 1,80.

 

Brown Nosers

Brown nosers museu Praga Cerny estátua

Em um mundo de estátuas bizarras, essa ganha prêmios. Ela é outra de David Černý, e fica no jardim atrás de um museu de Arte Moderna em Andel. Visitantes devem subir a escada e colocar a cabeça no orifício para descobrir o que tem dentro.

Se você tá curioso e não liga para spoilers, adianto que é uma instalação com uma tv mostrando dois políticos tchecos dando comida um para o outro com colheres ao som de We Are the Champions. Aparentemente é uma metáfora sobre a política tcheca atual.

 

Homenagem a Kafka

IMG_20150118_192358

A segunda estátua de Kafka na lista, essa fica em frente à Sinagoga Espanhola, no Bairro Judeu, onde Kafka já morou. Ela é inspirada em uma de suas primeiras histórias, em que o narrador pula nos ombros de outro homem. Aqui, o narrador foi substituído pelo próprio autor, enquanto um terno vazio faz às vezes do outro homem.

Embaixo, fica a figura do inseto no qual Gregor Samsa se viu transformado uma manhã.

Instalada em 2003 pelo artista Jaroslav Róna, ela foi a primeira estátua de Kafka na cidade.

 

Parábola com caveira

Jaroslav Rona parábola caveiras Praga estátuas

Essa estátua também é baseada nas obras de Franz Kafka, e também é de Jaroslav Róna. Ela é baseada em alguns personagens de suas obras, e fica dentro do Castelo de Praga.

 

Pinguins da Ilha Kampa

Pinguins Cracking Art Group Ilha Kampa Praga

Muitas pessoas que andam pela Ilha Kampa nem percebem que é uma ilha. O muro de John Lennon, por exemplo, fica aqui. Uma das grandes atrações é o Museu de Arte Européia Moderna, onde ficam os bebês de Černý acima e esses pinguins, que se iluminam à noite. Eles são obra do Cracking Art Group.

 

Embrião

Outra de Černý, essa mostra um embrião, que fica ainda mais interessante de noite, iluminado.

 

O Bom Soldado Švejk

Bom soldado svejk hasek estatua karel nepras Praga

Outra homenagem a um autor tcheco, dessa vez Jaroslav Hašek, autor do Bom Soldado Švejk. Esse livro é muito popular e amado em toda a Europa Central, e por isso falei um pouco dele no post sobre Livros e Filmes para entrar no clima para uma viagem para Praga. É uma obra do escultor Karel Nepraš.

Ela é feita para parecer uma mesa de pub e na sua inauguração, quebraram nela uma garrafa de cerveja, tudo em homenagem a Hašek, que supostamente era um ótimo bebedor.

Assim como o Cavalo de Černý lá em cima, ela também é uma paródia da estátua na Praça Venceslau.

 

2 comentários

  1. Ana

    “Bizarras” foi uma boa descrição. Talvez meio leve.
    Achei que era só o David Cerny que era bizarro, mas pelo visto é algo da cidade mesmo, hahaha

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s