A Catalunha tem uma culinária própria dentro da Espanha, muito influenciada pela proximidade com a França e pela localização no Mediterrâneo. Com isso, ela tem muitos pratos típicos que valem a pena experimentar, e selecionamos 12 imperdíveis.
Pa amb tomàquet

Parte essencial dos pratos catalães, pa amb tomàquet é pão tostado, no qual se esfregam tomates e azeite. Ele veio como entrada em muitos restaurantes em que eu fui em Barcelona, e achei que, quando bem feito, é o típico prato que não podia ser mais simples, mas é sempre uma delícia.
Escalivada
Escalivada vem do verbo catalão escalivar, ou seja, cozinhar em cinzas. Ele se refere a legumes, principalmente pimentão e beringela, preparados na grelha ou direto no fogo até eles ficarem pretos. Então a pele é retirada, e a parte de dentro é servida com azeite e sal. É uma ótima entrada, e também o acompanhamento perfeito para pratos de carne ou peixe.
Escudella i carn d’olla

Escudella é um prato em duas partes. Primeiro, eles fazem uma sopa com carne, inclusive linguiças e uma almôndega grande chamada de pilota, e legumes, como cenoura, aipo e repolho. Depois, Esses legumes e carnes são retirados, e eles cozinham macarrão no molho, servindo isso como o primeiro prato, a escudella. Depois, a carne e os legumes são servidos como uma segunda parte do prato, a carn d’olla. Tudo também pode ser servido junto, com o nome escudella barrejada.
Cap i pota
Literally meaning ‘head and leg’, cap i pota is a traditional Catalan dish that has become less popular in modern times. These days, it’s often found on the menus of old-school restaurants, although it can also be spotted in some of Barcelona’s more trendy street food markets. It’s made from a base of offal or tripe, simmered until soft; occasionally ham hocks and veal head are added to the stew.
Esqueixada

A esqueixada usa um ingrediente que a gente no Brasil associa muito com a península ibérica: o bacalhau salgado. Ele é bem comum na cozinha catalana, e a Esqueixada é um prato de verão com bacalhau, tomates e cebolas, com bastante azeite e vinagre. Em algumas versões, ele também é acompanhado de azeitonas e ovos cozidos.
Calçots

Calçots são um tipo de cebolas, plantadas para quem elas não desenvolvam o bolbo. Em algumas cidades da Catalunha, tem festas para comemorar a época do Calçot, em que ela é preparada direto no fogo, e depois comida com molhos típicos, como o romesco e a salvitxada.
Suquet de peix

Como a Catalunha pe banhada pelo mediterrâneo, não faltam peixes e frutos do mar entre seus pratos típicos. Suquet de peix é um ensopado de peixe, supostamente criado com pescadores com vários tipos de peixe e uma pitada de açafrão.
Mongetes amb botifarra

A botifarra é um dos pratos mais típicos da Catalunha, uma linguiça de porco preparada com especiarias e pimenta. Uma das versões mais típicas, e mais interessantes para nós no Brasil, é a em que ela é servida com feijões brancos – a receita é aparentada com o cassoulet do sul da França, que seria um parente da nossa feijoada.
Fricandó
O Fricandó é feito com carne de boi, geralmente lagarto, preparado com farinha, e depois preparado na panela com cogumelos e vinho tinto.
Arròs negre

Outro prato com frutos do mar, o arròs negre é um arroz feito com frutos do mar, cebola, e a tinta natural do calamar, que dá a cor típica e o nome do prato. Geralmente, ele é servido com aïoli.
Crema catalana
A Crema catalana é bem parecida com o crème brûlée, com a diferença que o doce catalão é feito com leite, e o francês, com creme.
Mel i mató

Uma sobremesa feita com queijo fresco e mel, que é super simples, uma delícia, e que me lembrou muito as seadas, uma massa frita recheada de queijo e servida com mel, sobremesa típica de Alghero, cidade da Sardegna que teve colonização catalã.
