13 Pratos Típicos para Provar na Itália durante o inverno

Como os italianos adoram comer pratos sazonais, e como descobri-los é uma das melhores formas de encontrar restaurantes autênticos e de conhecer o país como gente local, continuamos a série que começou falando do que comer no verão e no outono italianos. E aqui vem uma lista do que comer no inverno na Itália:

1) Minestrone

Não deve ser surpresa que em uma lista sobre pratos típicos do inverno, vão aparecer algumas sopas. O Minestrone é um prato de origem camponesa, típico da Toscana. É uma sopa com couve-flor, feijão, cebolas, cenouras e cavolo nero, uma planta da família do nabo e da mostarda, perfeita para os dias frios.

2) Brodo

O brodo é um caldo, que pode ser feito de carne, peixe ou vegetais, que é usado normalmente como bases para vários tipos de pratos, como sopas e risotos. Mas no inverno, também tem tipos de massas que são cozidas no brodo e servidas nele, e eles são deliciosos. Na Emilia-Romagna, tem o tortellini in brodo, que é um dos meus pratos preferidos da vida, além de passatelli in brodo e tagliolini in brodo. 

3) Brodetto di pesce

Crédito: wiki commons

O Brodetto é uma sopa de peixe popular da costa adriática da Itália. Basicamente cada porto tem sua versão, e algumas das mais famosas são o Brodetto romagnolo, Brodetto romagnolo, Brodetto di Porto Recanati, Brodetto alla sambenedettese, Brodetto alla pescarese. Ou seja, se for para o Adriático no inverno, vai ter milhões de oportunidades de provar cada versão.

4) Passatelli

Os passatelli são um clássico de inverno, uma massa feita com migalhas de pão misturados com ovos, noz moscada, parmesão e casca de limão, geralmente servidos em brodo de galinha. Alguns restaurantes também tem versões “secas”, passado na manteiga com ingredientes diversos.

5) Canederli

Crédito: wiki commons

Também chamado de Knödel, um prato típico do Trentino, a região italiana que faz fronteira com a Áustria. Ele é feito com pão, leite e ovos, além de presunto ou queijo para dar gosto. Eles podem ser servidos na manteiga ou com brodo, o que é bem popular no inverno.

6) Polpette

Se você pensa em polpette, a palavra italiana para almôndega, junto com Itália, é possível que pense na cena da Dama e o Vagabundo com o espaguete com almôndegas. Então deixa eu começar dizendo que esse é um dos pratos italianos que não existem na Itália. Almôndegas são um secondo, um prato de carne servido depois dos primi, os pratos de massa, e os dois não se misturam. Eles geralmente são acompanhadas de legumes como ervilhas, favas e pimentão, ou de pão.

7) Lasagna

Lasagna para as pessoas de Bologna é um pouco como a feijoada para a gente, o prato que você come no almoço de domingo na casa da vó. Por ser um prato rico e quente, ele é muito comum no inverno, e muitos restaurantes nem o servem no verão. 

8) Pasta con fagioli

Eu confesso que tinha preconceito com massa e feijão misturados, parecia o resultado terrível de gente que coloca tudo no prato em um self-service. É a combinação que a gente zoa no Brasil. Mas na Itália é o estereótipo de prato de cozinha camponesa, e é comum no país todo, com diversas variações. Então não deixe de provar.

9) Polenta

Crédito: wiki commons

A polenta é um dos pratos típicos do inverno italiano, geralmente acompanhado de carne, como os osei, pássaros de caça, com Misultin, peixe típico do lago de Garda, com carnes de caça como javali, com camarão, com fígado, com frico, uma combinação de batata e queijo. Basicamente toda cidade do norte, onde as pessoas são chamadas com o apelidinho de polentoni tem sua variação do prato. Se estiver na região de Bergamo, não perca o Caffè del Tasso, que faz polenta desde 1475 – quando ela era feita com Milhete e não com milho, porque milho vêm das Américas e os italianos da época nem sabiam que o continente existia.

10) Saltimbocca alla romana

Crédito: wiki commons

Um bife fino de vitelo enrolado com presunto de parma e sálvia e frito na manteiga. É um dos pratos típicos de Roma.

11) Panettone 

Crédito: wiki commons

Mais que de inverno, Panettone é um doce típico de natal. Se for para a Lombardia, não deixe de provar uma versão artesanal, como da Pasticceria Cucchi ou da Pasticceria Ranieri,

12) Pandoro

Se você não gosta de Panettone, ainda tem outra opção de prato típico de natal, o Pandoro, típico da região do Vêneto. Ele é um pão mais suave, feito com ovos e baunilha. Claro que os artesanais são sempre maravilhosos, mas nesse caso, o de supermercado também tem um fator de diversão, que é colocar o açúcar. O Pandoro vem em um saquinho de plástico e o açúcar vem a parte, então para comê-lo você deve colocar o açúcar e sacudir o saquinho.

13) Cassoeula

Crédito: wiki commons

Esse é um prato típico do inverno, que geralmente era preparado para a festa de Santo Antonio, 17 de janeiro. Ele é feito com couve-lombarda e vários tipos de carne de porco, inclusive os pés, o rabo, a pele e o focinho. Em outubro e novembro, ele é o prato principal de várias sagre, festas dedicadas à colheita e a pratos típicos, na região,

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta