Volta ao Mundo em Filmes: Timor Leste – A Guerra da Beatriz

Para vários países, ainda não consegui encontrar um só filme. Para outros, tem apenas um ou um pequeno número de filmes feitos na história do país, e eles não são tão fáceis de encontrar. Foi o caso do Timor Leste, já que o filme que eu encontrei foi propagandeado justamente como o primeiro longa do país: A Guerra de Beatriz, dirigido por Luigi Acquisto e Bety Reis.

O filme conta a história de Beatriz, uma menina que é prometida em casamento ainda criança para um outro menino, Tomás. Eles crescem e se tornam membros da resistência, mas é a época da invasão da Indonésia no Timor Leste, e eles tem que fugir da vila durante o massacre dos Krarás, em 1983. Tomás desaparece e presume-se que ele morreu, mas Beatriz ainda tem esperança de encontrá-lo. Dezesseis anos depois, ele volta, coincidindo com a independência do Timor, em 99. 

Tomás parece mais tranquilo, mais social, marcado pelas experiências de vida. Mas com o tempo Beatriz começa a ter dúvidas se aquele é realmente seu marido, ou se é um impostor. A família dele, que o reconheceu, acha que ela ou está louca, ou está planejando algo. Para quem fez faculdade de história, sim, é inspirado no Retorno de Martin Guerre.

O filme é um pouco melodramático e explica bastante a história, e não posso dizer que foi entre os mais fortes do projeto. Mas alguns personagens são interessantes, como a irmã de Tomás, Teresa, que se torna amante de um general indonésio para proteger a vila, e deixa o filme um pouco menos maniqueísta.

Também foi interessante aprender que muitos dos atores não eram profissionais, e vinham da região retratada, e muitos até tinham familiares que foram mortos ou brutalizados durante a invasão. Só por isso, o filme já é muito interessante para quem quer aprender um pouquinho sobre o Timor.

Deixe uma resposta