Belarus ou Bielorrússia – o que há em um nome?

Quando as pessoas não se referem ao país onde estou morando como Bielorrússia, geralmente é porque elas vão mais fundo, e já acham que é na Rússia de uma vez. E olha que a mudança do nome do país para Belarus, feita vinte anos atrás, tem exatamente a ver com fazer com que as pessoas parem de achar que o país é parte da Rússia. Então resolvi fazer um post sobre Belarus e seus nomes e apelidos (como “Rússia Branca”), e o que tem por trás deles.

Belarus não é a Rússia Branca, é a Rus branca

O nome do país, Беларусь (Belarus) vem de Byela Rus’ (em eslavônico antigo:  Бѣла Роусь), e significa Rus’ Branca, ou Ruthenia Branca. Essa Rus’ foi uma federação de estados que existiam no leste da Europa entre os séculos 9 e 13. A cidade mais importante dessa federação era Kyiv, hoje capital da Ucrânia, e tanto a Rússia, quanto a Ucrânia e Belarus se consideram estados descendentes da Rus’ de Kyiv. Inclusive, os nomes da Rússia e de Belarus vem da antiga Rus’.

Território da antiga Rus’. Crédito: wikipedia

Quando os tsares da Rússia conquistaram grande parte da região, eles usaram o antecedente histórico como justificativa, como governantes freqüentemente fazem. E por isso eles se chamavam de “tsares de todas as Rússias” – a Rússia grande, a atual Rússia, a branca, atual Belarus, e a pequena, atual Ucrânia. Foram eles que colocaram na região o nome oficial de Bielorússia, embora ainda exista controvérsia se a antiga “Rus Branca” era nesse território ou mais para o leste. Esse nome persistiu até o século XX, quando a Bielorússia se tornou uma das repúblicas oficiais da União Soviética. Assim que o país se tornou independente, em 1991, ele mudou de nome para Belarus – eles não eram parte da Rússia, ou a Rússia parte 2, não eram mais nem parte da União Soviética, eles eram um país independente, como tinham sido por séculos, e era isso que a mudança queria colocar em destaque.

Em inglês, o nome oficial ficou Belarus, e o adjetivo Belarussian, ao invés do antigo Byelorussian. Em várias línguas o nome do país era uma tradução de “Rússia branca” – Weißrussland em alemão, Lefkorosía em grego, Hviderusland em dinamarquês, Vitryssland em sueco, e eles tem sido bem lentos em mudar isso, mas é algo que o governo de Belarus sempre pede. No Brasil, vejo que a imprensa geralmente usa o termo “Belarus” e o adjetivo “belarrusso”, mas muita gente ainda usa o antigo “Bielorrússia”. Sugiro fortemente a quem vem para cá que preste um pouco de atenção nisso. Quando você usa esse termo, imediatamente parece que você não se incomodou em aprender absolutamente nada sobre o país que tá visitando, e que você acha que os países da região são todos a mesma coisa. Não custa nada se referir ao país pelo nome que eles usam há vinte anos.

Por que o país é branco?

Ok, Rus’ branca e não Rússia branca é um ponto que a gente fez. Mas porque ela tem cor em primeiro lugar? Já ouvi e li tantas teorias sobre isso que nem dá mais para listar. Definitivamente não há uma resposta simples, mas a maioria dos historiadores atribui as origens do nome aos tártaros-mongóis que invadiram a Rus antiga no século XIII. E o que é certo é que também existiam a Rus Preta e a Rus Vermelha, que ficam hoje no território da Ucrânia. Essas são algumas das teorias principais:

  1. Segundo alguns historiadores, os tártaro-mongóis usavam as cores como direção, como pontos cardeais, e por isso criaram os nomes coloridos.
  2. Para outros, eles primeiro criaram o nome Rus Preta, e o território de Belarus virou a Rus Branca em contraposição. E também já ouvi duas teorias sobre porque a Rus Preta era Preta: pela cor do solo na Ucrânia, ou porque seria uma palavra para designar os territórios que tinham sido dominados po eles, e pagavam impostos. 
  3. Ainda outra teoria era que a cor preta se referia a povos que eram pagãos, enquanto os que tinham sido cristianizados eram chamados de brancos.
  4. Outra teoria seria de que o nome veio por causa da luminosidade de Belarus, lugar conhecido pelos dias longos.
  5. Ainda outra teoria diz que vem do povo, já que as pessoas lá geralmente são muito pálidas e louras. Nessa época, elas também usavam principalmente roupas feitas de linho, e, com tudo somado, pareciam especialmente “brancas” para os pessoas que chegavam do leste.

Essas são algumas das teorias, espero que seja interessante de ler, e que convença os leitores a tentar usar o nome novo do país, e chamar Belarus de Belarus.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre Belarus

4 comentários

    1. Alda Lúcia da Silva Valadão

      Obrigada. Fui professora de História por muitos anos e amo saber a origem dos países. Vá em frente pelo reconhecimento do nome real do seu país.

Deixe uma resposta