A Mansão Art Nouveau de Gorki e Aleksei Tolstoi

Gorki não é um dos meus escritores preferidos, mas a sua casa era uma das que eu mais queria ver em Moscou. Isso por causa de outra das minhas paixões, o Art Nouveau. Gorki recebeu do governo soviético a enorme Mansão Riabushinsky, que ele não pediu e não queria aceitar.

A casa é maravilhosa, conhecida principalmente pela grande escadaria em formato de onda. Ela foi desenhada pelo mais famoso arquiteto de Art Nouveau na Rússia, Fiódor Schechtel, e uma das poucas que podem ser visitadas. A maioria foi transformada em embaixadas.

Moscou casa Gorki Riabushinsky sala de jantar

Mas o fato de ter sido o sóbrio Górki que morava aqui muda tudo. Ele tinha se mudado para a Itália, decepcionado com o governo soviético, mas não aguentou as saudades da Rússia e se mudou de volta. Ele recebeu uma enorme recepção festiva, mas ele sabia muito bem como isso poderia mudar de um momento para o outro. Os anos que ele passou na Mansão não foram felizes, Gorki estava muito doente e com medo do governo, que o espiava.

Moscou casa Gorki Riabushinsky escada

A casa ainda tem uma surpresa sobre o dono da casa, o industrial Ryabushinsky. Ele era um Velho Crente, um dos que mantinham as práticas que a igreja ortodoxa russa tinha reformado no século XVII. A religião ainda era ilegal nos últimos anos do tsarismo, por isso ele construiu uma capela secreta Art Nouveau no sótão.

Moscou casa Gorki Riabushinsky capela secreta 2

Moscou casa Gorki Riabushinsky capela secreta 3

Moscou casa Gorki Riabushinsky capela secreta 4

Saindo da casa, visitei o apartamento de outro escritor que recebeu um apartamento na Mansão Riabushinsky, Aleksei Tolstói. Ele era um sobrinho do conde Tolstói, motivo pelo qual ele ficou conhecido como “camarada conde”. E o que mais me impressionou na sua casa foi, curiosamente, o luxo, com uma pintura original de Hieronymus Bosch e de vários pintores menos conhecidos. Outro membro da família, o historiador Nikolai Tolstoi, o desprezava pela facilidade com que ele elogiou mesmo as partes mais horrendas do governo de Stálin, como os gulags, em nome de sua vida confortável. No entanto, ele ainda é considerado como um dos poucos escritores “do sistema” que ainda são lidos hoje em dia.

Moscou apartamento Aleksei Tolstoi escritor 1

Moscou apartamento Aleksei Tolstoi escritor 2

Na casa, uma funcionária se ofereceu para me explicar um pouco sobre os quadros e objetos, chamando sempre o autor de “Aleksei Nikolaievitch”. Na Rússia, esse é um sinal de intimidade. No final ela me perguntou se eu gostei, e acrescentou “nós temos muito orgulho da nossa casa”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s