Hampton Court Palace: o palácio de Henrique VIII e suas seis esposas

O Palácio Real de Hampton Court Palace teve muitos habitantes famosos, mas nenhum tão conhecido quanto Henrique VIII e suas seis esposas. Ou, como elas também são conhecidas: divorciada, decapitada, morta, divorciada, decapitada e sobrevivente.

O palácio na verdade foi construído pelo Cardeal Thomas Wolsey, um dos conselheiros de Henrique VIII. Por muito tempo ele foi um dos principais conselheiros do rei, mas ele caiu em desfavor quando não conseguiu negociar com o papa a anulação do casamento do rei com a rainha Catarina de Aragão, que não tinha tido um filho sobrevivente. A desculpa era que Catarina de Aragão antes tinha sido esposa de seu irmão Arthur, que morreu antes de consumar o casamento. Agora Henry dizia que a união tinha sido um pecado, e por isso ele tinha sido amaldiçoada e não tinha um herdeiro.

Hampton Court Palace exterior 14

Vitrais Hampton Court Palace

Hampton Court foi foi tomado pelo rei. Ele logo ordenou que o palácio fosse quadruplicado, para abrigar toda a corte. Desde então, ele pertence à família real inglesa. O primeiro pátio foi criado por Wolsey. O segundo é conhecido pelo Relógio Astronômico. Ele fala as fases da lua, o mês, a data, os signos solares e lunares, e a altura da água na Ponte de Londres, fundamental para quem vinha para o Palácio de barco. O pátio também é conhecido pelos apartamentos de Ana Bolena, que ficavam lá. Quando o rei a tornou sua segunda esposa, ele gastou milhões remodelando Hampton Court Palace para que servisse de casa para eles. Ele contratou os melhores artesãos e jardineiros da Europa. Anna teve uma filha, que depois se tornaria a rainha Elizabeth I. Mas ela também falhou em ter um herdeiro. Com isso, ela perdeu a proteção do rei e seus inimigos, incluindo Thomas Cromwell, ficaram livres para tramar contra ela. Ela foi acusada de adultério, incesto e traição, e foi executada na Torre de Londres em 1536.

Hampton Court Palace Pátios 8
O Portão de Ana Bolena

A esposa número 3, Jane Seymour, casou-se com o rei apenas 11 dias depois da execução de Ana Bolena. Ela deu à luz ao tão esperado filho em Hampton Court, em 1537, e duas semanas depois morreu lá de febre puerperal. Por ter realizado os desejos do rei, ela foi sempre honrada por ele. Enquanto os símbolos de Catarina de Aragão e Ana Bolena foram retirados dos palácios reais depois de suas quedas, os de Jane Seymour foram mantidos, e seus irmão continuaram a ter influência  na corte. Em uma das tapeçarias de Hampton Court, o rei mandou que ele fosse retratado com seus três filhos e com Seymour, sua esposa preferida. 

Hampton Court Palace Pátios 7

Hery VIII escolheu sua quarta esposa, Anne de Clèves, para fazer uma aliança estratégica. No caminho para Londres, ela encontrou um homem mascarado que tentou beijá-la, e ela o empurrou. Era o rei, que seguia uma tradição da época: os noivos tinham que se encontrar sem saber, para mostrar que aquela união era de amor verdadeiro, porque achava-se que a noiva saberia reconhecer seu prometido. Desde esse incidente o rei se declarou decepcionado com Anne, e o casamento nunca foi consumado. Em troca por não reclamar da anulação, ela continuou em bons termos com o rei. Ele se referia a ela como uma irmã, e ela recebeu uma propriedade em Kent e uma boa mesada.

Hampton Court Palace exterior 2

Teto das cozinhas Hampton Court Palace

A esposa número 5, Katherine Howard, tinha sido uma dama de companhia da rainha Anne de Cleves, assim como Jane seymour tinha sido de Ana Bolena e Ana Bolena de Catarina de Aragão. O casamento durou pouco. Ela foi imprisionada em Hampton Court depois que foi descoberto que ela tinha sido infiel ao rei, e que tinha tido casos antes de se casar. Dizem que ela tentou escapar dos guardas para implorar ao rei por sua vida, mas eles a capturaram de novo e arrastada gritando para seus quartos antes que ela conseguisse chegar a ele. Pouco depois ela foi executada. Por isso, dizem que seu fantasma ainda assombra o corredor onde ela foi arrastada, hoje conhecido como The Haunted Gallery (a galeria assombrada).

Essa não é a única história de fantasmas em Hampton Court: dizem que uma criada dos Tudors, Sybil Penn, assombra o palácio desde que seu túmulo foi movido em uma reforma. Ela é conhecida como A Dama Cinzenta.

Haunted Gallery Hampton Court Palace
The haunted gallery

O casamento número 6 aconteceu com Catherine Parr, na capela de Hampton Court. Ela tinha trinta anos e já tinha enviuvado duas vezes, e muitos pesquisadores acreditam que ela foi mais uma enfermeira para o rei do que uma esposa. Depois que o rei morreu, ela se casou novamente com Thomas Seymour, irmão da terceira esposa de Henry VIII, e eles cuidaram de Elizabeth, filha de Ana Bolena. Dizem que as idéias de Catherine Parr sobre liderança feminina foram muito importantes para Elizabeth. Infelizmente, Catherine morreu alguns meses depois, de febre puerperal.

Hampton Court Palace Pátios 1

Todos os três filhos e Henry VIII se tornaram reis e rainhas da Inglaterra. O primeiro foi seu filho, Edward VI, que tinha apenas nove anos. Ele morreu seis anos depois, e foi então sucedido por sua irmã, Mary I, filha de Catarina de Aragão. Ela tentou reestabelecer o catolicismo e processou 300 nobres anglicanos, ganhando o apelido de Bloody Mary. Depois de seu casamento com o rei Filipe da Espanha, ela passou a lua de mel em Hampton Court. Ela também foi ao palácio para dar à luz, mas depois de meses esperando pelo parto, descobriu-se que ela tinha tido uma gravidez psicológica.

Hampton Court Palace Jardim 4

Mary morreu alguns anos depois, e sua irmã se tornou Elizabeth I. Seu reino é conhecido pelo florescimento do teatro inglês, com peças de Shakespeare e Marlowe, entre outros, estreando nesse período. Ela nunca se casou, e com sua morte acabou o período Tudor.

 

Hampton Court Palace Interior 3

Pinturas Hampton Court Palace

Esse palácio é diferente da maioria dos museus porque ele é muito interativo. Você está andando pelos corredores e pode se encontrar com um ator que interpreta o rei Henry VIII, que pode confidenciar em você sobre seu amor por Ana Bolena ou encontrar Catherine Parr em dúvida sobre o que fazer com a proposta de casamento. Você também pode encontrar Shakespeare, ensaiando Hamlet para apresentá-la para James I, ou descobrir a tensão familiar em torno de George I, o primeiro dos reis hanoverianos.

Hampton Court Palace atores Henrique VIII

Hampton Court Palace atores

A maioria dos visitantes vem ver Hampton Court por causa da história dos Tudors, mas o palácio continuou a ser usado pela monarquia nos séculos seguintes. Muito do Palácio Tudor foi destruído por William III, que tinha um projeto para reconstrui-lo para rivalizar com Versalhes. O trabalho não durou muito, então o palácio agora tem uma parte Tudor e uma parte barroca. Você pode visitar os apartamentos de William III, que incluem quartos suntuosos como o Quarto do Trono e o Quarto do Rei, não onde ele dormia mas onde se vestia em público, e os quartos mais íntimos onde ele realmente passava seu tempo.

Corredor Hampton Court Palace

Hampton Court Palace exterior 16

Hampton Court Palace Jardim 6

Hampton Court Palace Jardim 10

A maior parte dos jardins foi reformada e não parecem com o que eram na época dos Tudors. Você pode levar comida para fazer um piquenique nos jardins, se quiser.

Hampton Court Palace Jardim 23

Hampton Court Palace Jardim 21

Hampton Court Palace Jardim 20

Hampton Court Palace Jardim 19

Hampton Court Palace Jardim 14

Hampton Court Palace Jardim 1

Um dos pontos mais famosos do jardim é o labirinto de cerca-viva. O desafio é encontrar o centro.

Hampton Court Palace Jardim 3

Como chegar:

Você pode chegar a Hampton Court Palace de metrô, pegando a linha Northern a partir da estação de Waterloo. É a sexta área do metrô, e leva em torno de 35 minutos. Lembre-se de validar o Oyster Card na saída do metrô, ou você pode receber uma multa.

Você também pode ir de barco pelo Tâmisa. O caminho é bem agradável, mas inconstante. O passeio pode demorar uma hora e meia ou quatro horas, dependendo do rio.

3 comentários

Deixe uma resposta