12 Pratos Típicos para Provar em Roma

Os italianos brincam que comida italiana é algo que existe na França, nos Estados Unidos, no Brasil, no Japão… Em qualquer lugar menos na Itália. Na Itália o que existe são culinárias regionais. Faz sentido, afinal você vai em restaurantes brasileiros ou em restaurantes mineiros, nordestinos e por aí vai? A comida varia muito por região, e para eles é marca de turista que tem uma visão estereotipada da Itália quando alguém vai em Milão e espera comer uma carbonara, ou vai em Nápoles e procura por molho à bolonhesa. Então esses são alguns pratos típicos para provar na região do Lazio e em Roma.

Antipasti (Entradas):

1) Bruschetta

Você já deve ter visto esse prato em mil versões, com vários tipos de toppings em cima de um pão. A versão mais tradicional é feita com um pão em que se esfrega alho e coberto de tomates misturados com sal, azeite, vinagre, pimenta do reino e manjericão. É simples, mas feita com bons ingredientes, o que é sempre algo reconhecido na Itália.

2) Carciofi alla romana

Alcachofras inteiras recheadas com salsa e alho e fritas no azeite. Imperdível para quem vai a Roma em abril ou maio, porque a primavera é época de alcachofra!

3) Carciofi alla giudia

Alcachofras apimentadas e deep fried. Também é um prato de primavera. Dizem que os restaurantes mais tradicionais para encontrá-la são no antigo ghetto judeu de Roma, afinal, o nome traduz como “alcachofra à moda judaica”. 

4) Fiori di Zucca

Flores da planta da abóbora, recheadas e assadas ou fritas. As flores aparecem nos menus no final da primavera e no verão, e são ótimas para provar nessa época.

5) Supplì

Supplì são uma fritura típica, recheada com arroz feito com ragù, que fica vermelho por isso. No centro, tem uma mozzarella de buffala, que dá o nome ao prato – é uma surpresa dentro, e o nome é uma corruptela do francês surprise. O prato também é chamado de supplì al telefono, porque quando você o parte ao meio, eles ficam conectados por um fio de mozzarella – faz sentido se você ainda lembra de telefones que tinham fio. Tradicionalmente, os romanos comem um supplì antes de pedir uma pizza.

Primi (pratos de massa)

6) Buccatini all’amatriciana

Bucatini-All'-Amatriciana_16223
Crédito: Cook Diary

Macarrão do tipo buccatini com molho de tomate, guanciale (bochecha de porco) e pecorino, o queijo de ovelha típico de Roma. Nada de pedir parmesão por aqui!

7) Spaghetti alla carbonara

Spaghetti com guanciale, carne de bochecha de porco, ovos e pecorino romano. Zero creme de leite, salsinha, ervilhas ou cogumelos. Os italianos ficam horrorizados com as variações que a gente faz de um prato tão simples, e é só procurar a hashtag #CarbonaraIsNotAnOpinion para ver alguns dos comentários mais hilários sobre isso. 

8) Cacio e Pepe

spaghetti-cacio-pepe_6-986x400

Macarrão com pecorino e pimenta preta. Simples, mas delicioso.

9) Rigatoni con la Pajata

rigatoni con la pajata
Crédito: Giallo Zafferano

Muitos pratos típicos de Roma são feitos com o “quinto quarto”: tripas, pé, cérebro, rins, pulmões, língua… Esse prato é feito com o conteúdo do estômago de um bezerro alimentado apenas com leite. Esse prato foi recentemente proibido, mas os conhecedores ainda sabem onde encontrá-lo off menu.

Secondi (pratos de carne)

10) Saltimbocca alla romana

saltimbocca-alla-romana
Crédito: Negroni.it

Um bife fino de vitelo enrolado com presunto de parma e sálvia e frito na manteiga.

11) Abbacchio alla cacciatora

abacchio cacciatora
Crédito: Sale e Pepe

Pedaços de carneiro com uma camada de farinha, fritos com ervas. Tem outras formas típicas e preparar carneiro, como alla romana ou alla scottadito.

12) Coda alla Vaccinara

coda alla vaccinar
Crédito: italy food tours

Outro exemplo de prato feito com ingredientes do “quinto quarto”. Esse prato é feito de rabo de boi, com salsão, cebolas, guanciale e ervas aromáticas.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta