Como escolher o melhor albergue para você

Escolher um bom albergue implica mais do que olhar ratings online. Tem a ver com o que você quer naquela viagem. Se você quer dormir meia-noite e acordar as oito para ir ver a cidade, provavelmente não vai gostar de um lugar cuja propaganda é “Party hostel 24/7”, mesmo se eles ganharam os últimos Hoscars (O Oscar dos Hostels, sim isso existe). Muitos albergues fazem propaganda do seu estilo, então é bom sempre ler as descrições deles.

A primeira coisa que eu olho em um albergue é a localização. Às vezes um albergue é muito barato, mas você vai gastar muito dinheiro e tempo todo dia para chegar às atrações, não compensa.

ostello-degli-elefanti
Ostello degli Elefanti, em um palácio de Catania

O hostelworld tem a opção de selecionar os albergues pelo que eles oferecem, o que eu acho muito prático. Eu gosto de selecionar “kitchen”, a melhor coisa para o viajante low budget, “lockers”, por segurança e “free wifi”. Depois leio os reviews, principalmente o que as pessoas acharam de limpeza, segurança, atmosfera e se tem plugs suficientes para todos os hóspedes. Quando dizem que tem plugs e lâmpadas de leitura em cada cama, eu acho ótimo. Se falarem que a atmosfera é tranquila e que quando você chega eles te dão um mapa, escrevem sugestões e passam um tempo explicando o que tem para fazer na cidade, eu sei que é perfeito para mim.

img_20151224_085123
Meu hostel em uma caverna na Capadócia

Também é importante ver se você tem uma necessidade especial naquela viagem. Se você sabe que vai chegar super cedo de manhã, olhe albergues que te deixam fazer check-in cedo. Se você vai sair tarde da noite, idem para check-out tarde. Mesmo que você não tenha mais acesso ao quarto, é bom que o lugar tenha um depósito seguro para sua mala e te deixe usar o banheiro, a cozinha e o wifi. Quando cobram por algum desses, já tomo antipatia. Também olhe se o albergue tem recepção 24 horas ou se alguém pode te encontrar no horário de chegada.

Quanto ao tamanho do quarto, é um assunto polêmico. Eu sou da turma do maior, melhor. Já tive muitas experiências em quartos pequenos de ter um casal que não queria fazer amigos e uma pessoa que não fala inglês e ser desagradável. Em quartos com 10, 12, sempre faço amigos. Mas quem tem dificuldades para dormir costuma preferir menores.

No final o preço conta muito, é claro, e outras amenidades que o albergue tem podem ajudar na decisão. Acho ótimo se tiver café da manhã incluído ou barato, um bar, sala comum ou atividades para socializar, troca de livros, máquina de lavar, se não tiver curfew (o albergue só tá aberto até uma hora determinada, não pode voltar tarde) nem lockout (fecha durante o dia para limpeza), se tiver cortininhas de privacidade nas camas.

Também prefiro hostels que organizam eventos. Noite de filmes, jantar com comida típica, jogos, day-trips, tudo isso geralmente é um modo de conhecer gente e de não gastar muito dinheiro. Aprecio muito os albergues que fazem esse esforço.

IMG_20151016_003333
War Hostel em Sarajevo, uma experiência incrível de ficar com sobreviventes do cerco

Eu nunca fico em albergues que tem muitos reviews com a nota máxima que tem apenas uma ou duas frases, porque isso acontece muito quando o albergue dá descontos ou cervejas em troca de reviews, como eu vi acontecendo em Praga, no Hostel Elf. Uma regra que eu tenho é que se as pessoas fazem reviews ruins e  albergue responde de forma agressiva, então prefiro não ficar lá. Outra coisa importante é que se um hóspede reclama que o albergue não é muito limpo ou que os chuveiros não tem água quente, pode ser um problema temporário, mas se muitos reclamam, é recorrente.

Se você quiser manter as datas flexíveis, pode não reservar albergue ou reservar apenas as primeiras noites, para não ter que andar pela cidade procurando um lugar para ficar carregando mochila. Mas tenha cuidado em alta temporada ou feriados.

Eu sempre olho albergues no Hostelbookers e no Hostelworld. Não gosto de olhar em sites que tem foco em hotéis, porque muitos dos reviews são de pessoas que nunca ficaram em albergues antes e tem expectativas irreais (como dar uma nota baixa porque não te dão toalha). É sempre bom olhar os dois, embora eles sejam bem parecidos porque tem alguns albergues que estão apenas em um deles, cujos preços estão um pouco diferentes ou que tem vagas livres em um mas não no outro.

E você, o que acha importante na hora de escolher um albergue?

Deixe uma resposta