Trilhas para fazer na Capadócia

Antes de ir para a Capadócia, tinham me falado que era difícil chegar na maioria das atrações. Mas esse não é o caso, e viajantes independentes vão achar um grande número de atrações facilmente visitáveis a pé ou de ônibus. As trilhas na Capadócia costumam ser bem fáceis e bem sinalizadas. Você pode até usar o gps do celular, já que a maioria dessas trilhas está no Google Maps. Como se não bastasse, várias tem cafés e restaurantes no meio do caminho.

Göreme é uma cidade popular para ser usada como base de uma visita para Capadócia, e apesar de pequena, é muito rica: ela é cercada de centenas de igrejas em cavernas e é uma das poucas cidades na Capadócia em que cavernas ainda são usadas como moradia (ou como hotel ou albergue). Por isso, estou usando essa cidade como base, mas Ürgüp, Uçhisar e Çavuşin também são bases convenientes para a maioria dessas trilhas.

Yusuf Koç Kilisesi – a Igreja dos Cinco Pilares

Essa trilha está dentro da cidade de Göreme, bem perto do centro, mas ainda é pouco visitada.

Yusuf Koç Kilisesi era uma igreja em uma caverna, e tinha cinco pilares e dois domos. As paredes estão cobertas com afrescos do século XI. Logo a direita da entrada você vê o Imperador Teodoro e a Imperatriz Helena carregando a verdadeira cruz. Na parte sul da caverna você vê uma imagem de São Teodoro e São George, e na parede norte, uma cena da anunciação. A maioria das outras pinturas é de santos, com os seus nomes em grego escritos ao lado. Quando eu estive lá, eu era a única pessoa na Igreja.

Uma coisa interessante nessa pequena trilha é que você vai passar por muitas cavernas que ainda são usadas pela população local. Eu passei por casas, depósitos e hotéis.

Daqui é fácil continuar para o Vale dos Pombos ou para o Panorama de Göreme.

Göreme Open Air Museum

O Museu aberto de Göreme é um vasto complexo monástico composto de uma grande quantidade de igrejas em cavernas. Algumas das igrejas mais preservadas da Capadócia, a maioria de entre o X e o XII séculos. É proibido fotografar dentro das igrejas, então as fotos de interiores aqui são da Wikipedia Commons. Algumas das igrejas mais famosas no complexo são a Igreja da Maçã, a Igreja da Serpente, a Igreja Escura (10 tl adicionais pela entrada) e a Igreja das Sandalhas.

A Igreja da Fivela fica 50 metros a sul do Complexo e pode ser visitada com o mesmo ingresso. 

Vale Rosa e Vale Vermelho

Os dois vales estão muito próximos e são facilmente visitados de uma vez. A trilha é bem fácil e tem um café no meio do Vale Rosa e um restaurante no topo do Vale Vermelho. O Vale Rosa é muito popular para ver o pôr-do-sol, mas também é interessante para ver o nascer do sol, porque você tem uma boa vista dos balões de ar quente. Lá você também pode visitar duas igrejas em cavernas, chamadas de Hacli e Ayvali. Dos pontos mais altos, você pode ver vários dos vales vizinhos.

Pelo número de fotos, dá para ver que foi um dos meus preferidos, né?

Vale do Amor (Zevi Valley)

Quando você visita os vales da Capadócia, não é difícil adivinhar de onde os habitantes tiraram os seus nomes. Digamos que eles não são particularmente criativos, e as rochas do Vale do Amor tem formatos bem sugestivos. Daqui você pode continuar para Uçhisar.

As árvores com pedaços de pano são uma tradição da Capadócia: você coloca os panos lá quando tem um desejo, e deve tirá-lo quando ele se realiza.

Vale dos pombos

IMG_20160116_014232

Muitas das cavernas da Capadócia foram usadas como casas de pombos, cujo esterco era usado na agricultura. Esse foi o caso com a maioria das cavernas do Vale dos Pombos, e daí vem o nome. Como eu disse, eles não sao muito criativos com os nomes dos Vales.

Daí você também pode continuar para Uçhisar.

Castelo de Uçhisar

balão capadócia uchisar

O chamado Castelo de Uchisar é o ponto mais alto da Capadócia, e por isso ele tem uma excelente vista durante o pôr-do-sol ou o amanhecer, se você quiser ver os balões de ar quente.

Uçhisar era usado para a defesa da região. Os pontos altos eram usados para ver inimigos, as cavernas para se esconder até que eles passassem. Muitas igrejas foram descobertas nas suas redondezas mas também dentro do Castelo.

Urgüp Fairy Chimneys

Urgup fairy chimneys

Na cidade de ürgüp você pode ver as formações rochosas conhecidas como Fairy Chimneys. As da foto são conhecidas como As Três Beldades, em referência ao mito antigo do Julgamento em que Paris teve que escolher quem era a mais bela entre as deusas Afrodite, Atena e Hera. Ele escolheu Afrodite, e teve em recompensa o amor de Helena, a mulher mais bonita do mundo, e começou a guerra de Tróia.

Paşabağ

Outro lugar onde ver as Fairy Chimneys é Paşabağ, também conhecido como Vale dos Monges. As formações aqui são únicas até mesmo para a Capadócia, e são conhecidas pelo formato de cogumelos – algumas vezes com topos duplos ou triplos. Igrejas em cavernas também podem ser encontradas aqui.

Vale das Imaginações

Esse vale é conhecido como das Imaginações porque aqui os locais faziam com as rochas o mesmo que nós fazemos olhando as nuvens: eles ficavam pensando com o que elas se pareciam. Você pode ver um camelo, um golfinho, pássaros se beijando, o chapéu de Napoleão…

A paisagem aqui é frequentemente descrita como parecendo ser lunar. Supostamente, ela foi uma das inspirações de George Lucas para as paisagens de Star Wars.

Quer saber como chegar nesses lugares? Aqui está um mapa para caminhantes na Capadócia. Yusuf Koç Kilisesi e Göreme Open Air Museum não indicados aqui porque estão em Göreme.

cappadocia-walking-map

Clique na imagem para ler mais sobre a Turquia:

11 comentários

  1. Erica

    Bom dia, Julia! Quantos dias você ficou na Capadocia para fazer todas essas trilhas? Quero voar de balão, claro, mas também quero caminhar bastante por lá…

    1. Julia Boechat

      Oi, Érica, tudo bom? Eu acabei fazendo as trilhas mais longes em um passeio do albergue, e fiz as mais próximas – igreja dos cinco pilares, Göreme open air museum e Vale Rosa – por conta própria. Mas hoje teria feito todos por conta própria, mesmo que conseguisse ver menos, porque o passeio do albergue foi rápido demais para o meu gosto. Eu fiquei por lá três dias, e nesse tempo dá para fazer várias porque muitas delas são curtas, e o passeio de balão é de madrugada, então é fácil combiná-lo com trilhas de tarde.

  2. Lucas

    Adorei! Tava procurando trilhas, curto demais, e aqui tem bastante informação.

  3. Laura

    Que legal, Júlia. Muito interessante ver alguém mostrando uma outra opção de viagem que não é o que todo mundo faz. Abraços

Deixe uma resposta