Ano passado, fui visitar a Rocchetta Mattei, um castelo construído nos Apeninos italianos. Ele foi construído pelo conde Cesare Mattei em vários estilos, do medieval ao mouro.
O conde era um político, médico e fundador da eletromeopatia, prática baseada na homeopatia. Ele é mencionada pelo diabo na alucinação que o Ivan tem em Os Irmãos Karamazovi. A Rocchetta já hospedou clientes célebres como o tzar Alexandre III e o rei Ludwig III da Baviera.

O castelo foi originalmente construído em um estilo mais tradicional, semelhante ao castelo medieval que existia antes no lugar. Depois decidiu-se por um estilo mouro, que imita construções famosas em Sevilla e Córdoba. Essas imitações, porém, não são feitas com os materiais caros dos originais, e pinturas simulam materiais como mármore.


A Rocchetta foi ocupada e saqueada por tropas alemãs, quando os nazistas ocuparam a Itália, e americanas, quando eles liberaram o país. Por isso ela ficou fechada para o público por muitas décadas e só foi reaberta em agosto de 2015.
A Rocchetta fica no município de Grazzani Morani. O melhor modo de chegar lá é de trem até Riola (cerca de uma hora de Bologna). Você só pode entrar como parte de um tour e o número de lugares disponíveis é limitado. Para garantir a visita, você deve fazer uma reserva no site oficial (somente em italiano). Para informações, consulte o site ou telefone para 0516730311. A entrada para adultos custa 7 euros.
Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.
Que castelo lindo. Esse passeio deve ser muito bom, to pensando em incluir no meu passeio, só dá vontade de ficar na Itália um mês com todos os lugares legais que acho online!
Dá para passar um mês fácil aqui na Itália, Francisco. Mas se não der, não se preocupe. Você sempre pode voltar.