Lugares onde estudar ou trabalhar em Bologna

Às vezes, quando eu viajo, vejo bibliotecas e jardins maravilhosos, e sempre penso nas pessoas que estão lá estudando, que vivem esses lugares maravilhosos de uma forma incrivelmente cotidiana. Fazendo meu mestrado na Itália, eu me senti exatamente na posição contrária. Eu estava escrevendo minha tese no meu laptop, e via turistas passarem por mim maravilhados, tirando fotos. Por isso a minha lista inclui lugares ótimos para estudar ou trabalhar, os que tem os melhores cafés, os que ficam abertos em horários diferentes, mas também os que são tão lindos que eles só podem te inspirar.

Biblioteca di Santa Cristina

Essa biblioteca era minha preferida para estudar. O espaço é bem amplo, e parece ainda mais por causa do pé direito altíssimo. Ele tem tomada em cada lugar e raramente fica cheio, e também acho que tem algo sobre estudar cercada por livros de arte. Uma curiosidade é que no mesmo complexo, um antigo convento, fica a Biblioteca Delle Donne, fundada nos anos 70 e que é considerada a biblioteca mais importante do país para questões de gênero.

Serre

Quando o tempo permite, as Serre, ou antigas estufas, dos Giardini Margherita são um lugar incrível para estudar. Eles tem mesas, cadeiras de praia, e um mesão “hidropônico”, com piscinas de água com plantas e peixe. Como também é um lugar popular para sair de noite, com concertos frequentes no verão, às vezes de tardinha eu ficava por lá mesmo, fechando o laptop e pegando um aperol.

Via Petronio e Unione

Essas duas são salas de estudo da universidade, modernos, que não parecem tão especiais. Mas eles entraram por um motivo prático: ela ficam abertas até às 22h, e abrem até durante os fins de semana, o que é raro em Bologna.

Fram

Esse era meu café preferido onde estudar. Ele tem um mesão que ficava reservado para as pessoas que traziam laptops, então tem tomadas, e eles tem cafés, sopas e saladas. Como o lugar é vegetariano e orgânico, eles tem muitas opções de cafés com leites vegetais.

Salaborsa

Já falei várias vezes da Salaborsa aqui, porque é um lugar curioso. Eles tem uma estrada romana no subsolo, que dá para visitar, e fica bem na Piazza Maggiore, o coração da cidade. É um lugar bonito para visitar em qualquer época, e também tem vários ambientes para estudar e um café.

Biblioteca di San Giorgio in Poggiale

Outra biblioteca maravilhosa em uma ex-igreja, essa de San Giorgio in Poggiale. Os horários são um pouco complicados, mas vale a pena tentar ir estudar lá um dia, pela beleza da biblioteca.

Biblioteca Universitaria

Crédito: site oficial

Também já falei aqui do Palazzo Poggi, na Via Zamboni, porque ele tem museus que verdadeiramente contam a história da Universidade de Bologna, fundada em 1088, a mais antiga do mundo. Lá também ficam várias salas de estudo, inclusive essa imensa, da Biblioteca Universitaria, e que vale a pena conhecer.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta