O que você precisa saber antes de viajar para a Rússia

Embora as pessoas tenham estereótipos sobre um país fechado, achei a Rússia um país muito fácil de viajar. Então essas são algumas dicas e curiosidades que podem ser úteis para quem está indo.

Visto / imigração

Brasileiros podem entrar na Rússia sem visto por 90 dias. Eu já entrei no país três vezes, uma pelo aeroporto Sheremetyevo, e duas pegando um ônibus noturno a partir de Tallinn, na Estônia. Sempre com uma única pergunta: “motivo para ir para a Rússia?” “Turismo”, passaporte carimbado e pronto. 

A Rússia é muito segura

Achei a Rússia muito segura, mesmo para uma mulher viajando sozinha. Eu escrevi um post sobre isso, mas acho que o principal é que a Rússia é um país em que vi pouco assédio de rua. Deu para ver que os estereótipos de gênero são bem fortes, mas é algo que não costuma afetar viajantes. 

O que é necessário prestar atenção lá são os batedores de carteira e os golpes. Vi muitos falsos surdos com pranchetas, especialmente na rua Arbat, em Moscou. E quase todos os problemas das pessoas nos albergues em que eu trabalhei era com táxis. Os ingleses e irlandeses, especialmente, saíam de noite, bebiam até, entravam em um táxi e cochilavam. Eles acordavam uma hora depois no aeroporto, e não adiantava tentar insistir que eles deram um endereço no centro, que o taxista insistia que ele disse aeroporto e agora deve 50 euros.

O transporte público costuma ser muito bom

O transporte público na Rússia costuma ser bom e barato. Em Moscou, ele podia ficar bem lotado na hora do rush, e diria para evitar se você pode (principalmente se você quer fazer o tour das estações de metrô maravilhosas), mas ele é muito confiável.

Somado isso com os golpes de táxis, e acho que vale sempre a pena pesquisar e pegar transporte público. Para quem prefere transporte privado, Uber funciona na Rússia, e eles também tem apps próprios, o mais popular dos quais é o Yandex.

Siga o fluxo

Uma coisa que a gente percebe é como os russos seguem o fluxo. No transporte público, todo mundo anda à esquerda, e você chega de forma bem mais eficiente, sem bagunça, na sua plataforma. Na rua também, já que todas as grandes avenidas tem passagens subterrâneas. Mesmo se não tiver trânsito, você nunca vê ninguém tentando atravessar no meio da rua. O exemplo mais forte talvez seja o Kremlin de Moscou, onde sair um passo da linha faz um guarda começar a apitar. Mas na Rússia é melhor prestar atenção para andar nos lugares certos.

Aprenda um pouco de russo

Eu fui para a Rússia justamente porque estudo a língua e queria praticar. Por isso também quis ficar três meses. E claro que falar um pouco sempre faz diferença. Vi gente tentando decorar nome de rua como se fosse código, falando “A – R no espelho – casinha – bichinho”. Olhando online, achei relatos de quem viajou por lá sem saber uma palavra, e claro que é possível, mas facilita a sua vida aprender um pouco. Eu acho que vale a pena aprender o alfabeto (para não ter que fazer código) e algumas palavras básicas. Outra dica que ajuda a entender é que quando o russo é escrito no nosso alfabeto por lá, eles escrevem como se fosse inglês. Ou seja, o som do nosso “j” existe em russo (Ж), mas não em inglês, então aparece como “zh” (доктор живаго é um exemplo, a gente escreveria e pronunciaria como Doctor Jivago, mas por lá vai aparecer como Doctor ou Doktor Zhivago). Х, que é um r gutural, aparece como “kh”. Algumas frases úteis:

Да – da – sim

Нет – nyet – não

Спасибо – spassíba – obrigada/o

Не за что – nye za shto – de nada

Пожалуйста – pajálsta – por favor

Здравствуйте – zdravstvuitye – oi (formal, fica informal sem o te final)

Извините – izvinitye – desculpa, com licença

Я не понимаю – ya nye panimáiu – eu não entendo

Я не говорю по-Русски – ya nye gavariú pa-russki – eu não falo russo

вы говорите по-английски? – vy gavaríte pa-angliski – você fala inglês? (formal)

Где туалет? – gdye tualyet – onde é o banheiro?

Где метро? – gdye metro – onde é o metrô?

вы сейчас входите? – vy seitchás fkhodite – você vai sair agora? (formal) – é o que você fala se tiver gente na frente das portas do metrô, e sua estação estiver chegando

Можно меню – mójna menyu – você pode me dar o menu, por favor?

Qualquer pedido de comida ou água funciona com mójna na frente – можно вода – mójno vadá, posso ter um copo de água, можно строгонов, mójno stróganaf, posso ter um estrogonofe.

Os russos são sisudos?

Essa é uma das perguntas que mais me fazem. Acho que muitos russos sofrem de resting bitch face, sinceramente. Eles parecem sisudos, e muitas normas de educação são muito diferentes do que a gente está acostumado. Eles geralmente não pedem desculpas se esbarrarem em você, e ficam muito ofendidos se você chamar alguém pelo pronome informal ou usar o primeiro nome. Mas achei os russos muito simpáticos. Sempre que eu falava com alguém em russo eles queriam saber onde eu aprendi, e muitas vezes paravam para me perguntar sobre o Brasil. Muitas vezes as pessoas saíam do caminho para me ajudar ou me contar algo sobre o lugar, principalmente nos museus e teatros. As pessoas mais jovens principalmente tinham muita curiosidade e eram muito abertos. Nos encontros do Couchsurfing e nos encontros de prática de inglês dos anti-cafés, eu sempre conheci muita gente simpática.

Nome e patronímico

Os nomes russos geralmente são formados de nome próprio, patronímico, que é formado a partir do nome do seu pai, e sobrenome, que varia por gênero. Então, se um cara se chama Dmitri Ivánovitch Smirnov, você já sabe que o pai dele se chamava Ivan. E se ele tem uma filha chamada Olga, o nome completo dela vai ser Olga Dmitrievna Smirnova. 

Na Rússia, você só chama uma pessoa pelo nome próprio se ela for muito próxima ou se ela for uma criança. Os outros você chama pelo sobrenome ou pelo nome com o patronímico. Quem gosta de romances russos muitas vezes reclama como cada personagem tem nome, patronímico, sobrenome e vinte apelidos diferentes que a família usa. A questão é que alguns russos, principalmente os mais velhos achavam muito estranho falar comigo e me chamar só de Julia, sem um patronímico, então eu criei o meu, e quando alguém perguntava meu nome e patronímico, dizia que era Julia Danílovna. O nome do meu pai era Daniel, mas como em russo existe o nome Danil, achei mais fácil assim.

As igrejas tem dress-code

Para entrar nas igrejas russas, geralmente você tem que cobrir joelhos e ombros, e mulheres devem usar lenços ao redor da cabeça. Geralmente ninguém te impede de entrar se você não cumprir isso, especialmente nas igrejas mais turísticas do centro, mas quando tem gente rezando, eu me sentiria desconfortável em não cumprir as normas. A maioria das igrejas também tem lenços e saias do lado de fora, o que torna tudo mais fácil. Mas acho bom avisar para quem prefere usar os próprios, ou acha mais fácil cumprir de uma vez se já está planejando visitar várias igrejas.

Simcards russos são muito úteis

A princípio, a Rússia parece o paraíso de quem quer ficar conectado, porque todo lugar tem wifi. Mas os wifis na Rússia são quase sempre identificados, e isso geralmente acontece recebendo uma mensagem sms. Em mais de um lugar, eles me juraram que você não paga roaming só para receber um sms, e tentei com meu simcard italiano porque é pre-pago, só para ver 5 euros desaparecerem como fumaça. Então lá é, na minha opinião, um lugar em que pode valer a pena comprar um simcard local, pelo menos para poder receber as mensagens.

A água da torneira geralmente não é potável

Ao contrário de muitos países da Europa, a água da torneira geralmente não é potável na Rússia. Muitos albergues tinham filtro em algumas torneiras com filtro, ou mesmo garrafinhas com filtro. Eu levei a minha, uma garrafinha de água com filtro de carbono, e foi muito útil.

Chá e vodka

Por mais que os vídeos online façam parecer que os russos vivem de tomar vodka e lutar com ursos, a bebida nacional mais comum é o chá. Quem gosta de romances russos vai se lembrar toda hora dos personagens sempre esquentando o samovar, o instrumento típico para fazer chá. Quando eu saía com meus amigos, a gente ia para cafés e eles pediam litros de chá.

Já sobre a vodka, o governo tem feito muito para diminuir o alcoolismo na Rússia. Os supermercados não vendem álcool depois de uma certa hora (22h em Petersburgo e na maioria da Rússia, 23h em Moscou), e agora é proibido beber na rua. Em bares que tem mesas fora, você pode pedir o que quiser, mas andar na rua com latinhas / garrafas pode te dar uma multa, então melhor evitar.

Como brindar

Falando sobre bebidas, os russos tem um costume forte de brindar. Em alguns sites, dizem que as palavras de brindes são на здоровье (“na zdarovye”), mas isso na verdade é polonês. Em russo o correto gramaticalmente seria за здоровье (“za zdaróvye”, à sua saúde), e de qualquer forma eles costumam fazer brindes mais diferentes. A cada vez que eles bebem eles fazem um novo, às vezes muito elaborados, geralmente um dedicado ao motivo do encontro (ao aniversariante, aos amigos, a terminar os exames), um aos pais, e um mais criativo. Quando eu estava lá, geralmente alguém adicionava  “ao Brasil”, e “às amizades internacionais e à paz entre os povos”. Se você quiser impressionar, pode tentar adicionar um За встречу! (“za fstrétchu” – ao encontro) ou За нашу дружбу (“za nashu drujbu” – à nossa amizade).

Beber também é cercado de superstições: brindar com água ou com o copo vazio, sentar-se no canto da mesa ou colocar garrafas vazias na mesa dão azar, enquanto quebrar um prato dá sorte. 

Putin

Falar do Putin é um dos assuntos mais polêmicos em que você pode entrar na Rússia. Tem gente que é fanática por ele, e tem muitas lojas de souvenir que vendem ímãs do Putin sem camisa andando a cavalo, do Putin de óculos escuros, do Putin segurando alguma arma, e é bizarríssimo. Também vi muita gente que o odeia, principalmente quando acabei em uma gigantesca manifestação anti-Putin em Moscou.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Rússia

Deixe uma resposta