Volta ao Mundo em Filmes: Mali – Bamako

Tanto quando eu estava procurando filmes para a Mauritânia como agora para o Mali, encontrei um nome onipresente, um diretor recomendadíssimo, Abderrahmane Sissako. O diretor nasceu na Mauritânia, de onde vinha a sua mãe, e depois cresceu no Mali, de onde vinha seu pai. Ele tem conexões fortes com ambos, e não tive dúvidas quando o escolhi para representar a Mauritânia, com o filme Esperando a Felicidade. Depois fiquei na dúvida se ele podia entrar na lista de novo, só porque achei que seria legal ver outra perspectiva. Mas os filmes sobre o Mali são escassos e os dele pareciam interessantíssimos, então ele acabou representando ambos os países na lista.

Bamako é um filme muito diferente dos outros que já vi nesse projeto. Ele se passa em um bairro pobre de Bamako, a capital do Mali, onde está ocorrendo um julgamento do Banco Mundial. Isso dá um toque surreal ao filme, ver os juízes ouvindo argumentos no pátio de uma casa, e só aumenta a noção de que um julgamento assim jamais ocorreria. No entanto, o dano provocado pelo Banco Mundial na África é muito real, e a gente vai ouvir os argumentos de porque ele deveria ocorrer.

A questão central do julgamento é que o Banco Mundial e outras instituições criadas pelo “Ocidente” ostensivamente para ajudar a África, na verdade contribuíram para que o continente ficasse mais endividado e empobrecido. O diretor não nos mostra imagens apelativas que poderia nos comover, mas nos conta histórias, uma depois da outra, do que aconteceu no país graças ao Banco Mundial, histórias de emigração em massa, de perda de controle dos recursos naturais dos países, de corrupção, e de declínio dos padrões de vida. Uma das testemunhas conta da ameaça do Banco Mundial, de parar de fundar a educação no Mali se eles não privatizassem o transporte público.

As pessoas continuam a vida em torno do julgamento, que acontece em um espaço aberto. Elas caminham, lêem, trabalham. Alguns param para ouvir, outros seguem em frente – possivelmente eles acham que vai acabar em pizza, que nada vai vir dessa decisão como de tantas outras.

Bamako é um filme muito inteligente e bem feito, e eu curti muito. Também quero ver agora Timbuktu, um filme do mesmo diretor que se passa na cidade mais famosa do Mali, quando ela é tomada por fanáticos que impõe a Sharia.

Deixe uma resposta