Já contei no blog sobre mais de uma dúzia de apartamentos museus de grandes escritores que visitei na Rússia. Afinal, essa era uma das metas da viagem. Mas hoje vou falar sobre um lugar um pouquinho diferente, um museu dedicado à literatura russa no Instituto da Língua Russa, chamado afetuosamente pelo nome do pai da literatura russa – a Casa de Púshkin. Não confunda com o Apartamento Memorial de Púshkin, que também visitei em Petersburgo.
A associação surgiu para fazer pesquisa, principalmente na área de Estudos Pushkinianos, que na Rússia é considerada uma área própria. Logo eles começaram a adquirir manuscritos, primeiras edições e outros documentos relevantes de Púshkin. Depois, outros escritores começaram a deixar obras em seus testamentos para a Casa de Púshkin, e essa é a base das coleções que eu visitei hoje em dia, em um museu na Ilha Vassilievski. A primeira sala do museu é toda dedicada a Púshkin.
Depois, eles tem uma coleção enorme de objetos de autores do século 19. Além de Púshkin, Derjavin, Jukovsky, Dostoiévski, Gogol, Lermontov (a maior coleção de documentos seus no mundo), Tolstói, Turguênev e Gontchárov estão todos representados. O audioguide ajuda um pouco a manter uma ordem e ver tudo que está em exposição. Gostei principalmente dos mapas que Tolstói mantinha da ocupação napoleônica na Rússia, para ter certeza que ele estava sendo preciso em Guerra e Paz.






O museu também tem uma sala dedicada aos poetas da chamada Era de Prata da literatura russa, o início do século XX, com obras de Blok, Akhmatova e Gumiliov, entre outros.
Se você, como eu, tem tempo e é obcecado com a literatura russa, é um lugar interessante para visitar. Mas eu ainda acho que os apartamentos-museus são lugares que valem mais a pena, que focam mais em um só autor, mas conseguem ser um pouco mais profundos. Esse parecia quase um gabinete de curiosidades, com objetos intrigantes, mas sem uma conexão forte ou um fio condutor.
Se quiser ler mais sobre os apartamentos-museu que eu visitei ou sobre lugares relacionados à literatura russa, é só clicar na imagem.
Ou clique aqui para ler todos os posts sobre a Rússia