Passeios por Bari, a capital da Puglia

A minha última parada na Puglia, um estado do sul da Itália, foi na capital, Bari. Passei alguns dias lá, porque foi minha base para ver algumas cidades próximas. Eu a escolhi pela fama como cidade estudantil, a “Bologna do sul”, e por ter o albergue mais barato que vi na Puglia, perto da estação como é conveniente para quem quer fazer alguns bate-e-volta (ele era barato demais e saí com várias mordidas de percevejo).

Puglia Bari 6

Entrando no centro histórico, a Bari Vecchia, eu tinha que passar pela vista charmosa do Porto, com o Fortino di Sant’Antonio ao fundo.

Puglia Bari porto

De lá, fui para a Piazza Ferrarese, que tem esse nome por causa de um rico comerciante de Ferrara que morou lá. Mas ela já era famosa antes dele porque ela tem traços da Via Appia Traiana, uma estrada da época romana para ligar Roma ao porto de Brindisi mais rápido que a Via Appia Antica.

Puglia Bari piazza ferrarese

Outra praça conhecida pela beleza é a Piazza Mercantile, da época medieval. Ela é onde ficam o Palazzo del Sedile, sede do conselho de nobres, e a Colonna della Giustizia, também chamada pelos bareses de Colonna Infame, porque é onde os devedores eram amarrados para serem chicoteados.

Puglia Bari piazza mercantile

A igreja principal da cidade é a Cattedrale di San Sabino, que foi construída no século XII nas ruínas de uma igreja antiga. E, embora ele seja linda, o programa mais conhecido é justamente ir aos subsolos e visitar o que resta da igreja antiga, tanto nos claustros com afrescos quanto no Museo del Succorpo della Cattedrale, conhecido pelos mosaicos.

Puglia Bari Cattedrale di San Sabino 6

Puglia Bari Cattedrale di San Sabino 4

Puglia Bari Cattedrale di San Sabino 3

Do lado da igreja fica o Castello Svevo, também do século XII. também nas ruínas de uma estrutura bizantina antiga. O Castelo foi construído como uma estrutura defensiva, por isso ainda dá para ver o fosso em volta, mas também tem estruturas mais novas, como as torres do século XVI, de quando ele era uma residência dos duques de Aragão.

Puglia Bari Castello Svevo

Depois passei pela Basilica di San Nicola, um dos centros de peregrinação cristã na Itália, tanto católicos como ortodoxos. Ela foi construída no século XI, quando roubaram os restos do santo Nicola na Turquia. Ele era conhecido pelos seus presentes generosos para os pobres e depois ficou muito associado com o natal. Para quem já sacou, sim, é o túmulo do Papai Noel, que por isso é conhecido em outras línguas como São Nicolas ou Santa Claus.

Puglia Bari Basilica San Nicola 2

Puglia Bari Basilica San Nicola 4

Puglia Bari Basilica San Nicola 3

E para quem tem dúvidas, ele nasceu e viveu na Turquia e pelas estátuas que eu vi, parece que lá eles não tinham muitas dúvidas sobre se ele era branco ou não.

Puglia Bari 4

Essa foi minha visita a Bari, espero que vocês tenham curtido.

Puglia Bari 3

Puglia Bari 2

Puglia Bari

Não perca nossos outros posts sobre a Puglia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s