Quando as pessoas falam no Albert Cuyp, o maior e mais popular mercado de rua da Holanda, falam muito na diversidade e na chance de provar comidas diferentes. Como em muitos países europeus, o mercado reflete o passado colonial da Holanda, com chances de provar comida da Indonésia (Rijstaffel S2), das Antilhas, do Suriname. Também tem a comida de muitos dos imigrantes de hoje em dia, como o Marrocos e a Turquia. Mas para mim também foi uma chance de provar comidas típicas da própria Holanda.
Bitterballen
Essa foi uma comida de rua que eu provei várias vezes na Holanda, porque achei deliciosa. São como almôndegas fritas, geralmente servidas com mostarda.
Stroopwafel
Stroopwafel são biscoitos de caramelo, mas quem comer frio não vai ver a graça. O caramelo fica duro e é meio desagradável. Em mercados de rua, dá para comer os Stroopwafel recém-preparados e quentinhos. Como alternativa, coloque-os em cima de uma bebida quente até o caramelo derreter!
Batatas fritas
Eu sei, essas foram inventadas na Bélgica, mas também são típicas e muito populares na Holanda. Elas são cortadas bem grossas e geralmente servidas com molho. Peça com maionese, ‘patatje oorlog’ para um molho com maionese, amendoim e cebolas ou ‘patat speciaal’ por uma mistura de ketchup com curry, maionese e cebolas.
Arenque cru
Essa comida de rua é tão popular que existe uma palavra em holandês para os carrinhos que vendem arenque cru na rua: haringhandels. Se você pedir ‘broodje haring’, vem um sanduíche com arenque cru, picles e cebolas. Dizem que a melhor época para comer é maio e junho, quando eles são mais doces.
Kibbeling
Outro prato de peixe, Kibbeling é um tipo de bacalhau frito, geralmente servido com maionese e limão.
Oliebollen
Os Olliebollen são um prato típico da época do ano novo: são bolinhos fritos feitos com pedaços de fruta e cobertos de açúcar.
Queijos holandeses
Outra comida que não tem como deixar de provar no mercado são os queijos holandeses. É um bom lugar para comprar um pedaço, ou para só sair provando todas as amostras grátis, como eu fiz. Para mim foi uma chance de provar alguns queijos que eu já conhecia, como Gouda e Edam, e um número enorme de queijos dos quais eu nunca tinha ouvido falar.
Pofferttjes
Poffertjes são um tipo de panquecas fofinhas. Elas geralmente são cobertas de açúcar, mas também versões salgadas, geralmente com Gouda.
Snert
Snert é um caldo quente de ervilhas, com carne de porco, salsão, cebolas e alho-porró. Quando eu estava lá, em janeiro, era perfeito para aquecer depois de caminhar o dia todo.
Speculaas
Outro doce típico das festas do fim de ano, Speculaas é um biscoito feito com especiarias, especialmente com canela, cravo e noz moscada.
Frikandel Speciaal
Frikandel é um tipo de salsicha sem pele, e é geralmente servida em mercados de rua com ketchup, curry em pó, cebolas, maionese, batatas fritas e geralmente uma bandeirinha da Holanda para o lanche ficar mais patriótico.
Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Holanda.