El Raval: multicuturalismo e arte de rua em Barcelona

Um dos bairros que eu mais queria visitar em Barcelona era El Raval, por causa da fama de lugar de arte de rua e da vida noturna. Ele é um lugar super multicultural em Barcelona, conhecido por templos Sikh, mesquitas e uma comunidade artística atuante. No albergue, as meninas me falaram que não era para voltar de lá sozinha de noite. E depois confessaram que elas fazem isso direto, mas que elas têm a orientação de falar isso com os turistas, então passo aqui o aviso.

Raval Barcelona

Ele é um dos bairros que mais está sendo afetado pelo turismo de massas na cidade, e com isso as pessoas temem que ele mude. Se apartamentos continuarem sendo convertidos para AIRBNBs ilegalmente, sem passar pelo processo de licenças da prefeitura, logo logo ele vai se tornar um bairro plastificado como os do entorno. Mas por enquanto, a gentrificação ainda não o destruiu. Esse foi o bairro em que mais vi cartazes de protesto contra o turismo de massas e a gentrificação, com cartazes como “o turismo mata a cidade” e “não seremos expulsos”.

Ocupação no Reval Barcelona

Como em muitas das cidade européias conhecidas pela arte de rua, em Barcelona ela também é proibida. E como nas outras cidades, artistas também encontraram modos criativos de contornar essas proibições. Como é proibido pintar ou grafitar nas paredes, uma das formas e arte mais fáceis de se encontrar são pequenos pedaços de azulejos colados nas paredes. Eles passam despercebidos mais facilmente, e as pessoas gostam deles.

Em El Raval ficam os parques de graffitti onde artistas podem trabalhar sem medo de levar uma multa, a maioria virados para a Avenida Parallel.

Arte de rua Raval Barcelona 17

Arte de rua Raval Barcelona 15

Arte de rua Raval Barcelona 14

Arte de rua Raval Barcelona 13

E o mais famoso é o Gato do Raval, do Botero, que rodou a cidade antes de achar aqui um lugar permanente.

gato botero el raval barcelona

Quando eu fui lá, tava rolando o carnaval do Raval, com muita percussão.

Perto do MACBA, o Museu de Arte Catalã de Barcelona, fica um muro decorado por Keith Haring. Ele foi pintado em 1989, quando o bairro estava degradado, e mostra muitos dos temas mais comuns de Haring: crianças, a vida, sexo, morte, sua luta contra a AIDS. Aproveitei para entrar no MACBA, que tinha fama de ser um museu com exposições de ponta incríveis, e realmente adorei. Também fui ao CCCB – Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, outro museu que confirmou a vocação artística do bairro.

Arte de rua Raval Barcelona 7

Apesar dessa vocação mais alternativa, o Raval também tem um prédio do Gaudì, o Palácio Güell, que tem tours internos.

Também visitei por lá uma pequena igreja romanesca, o Monastério de Sant Pau em Camp. Apesar de ser uma das mais antigas da cidade, ela está em ótimo estado de conservação. O claustro principalmente é fantástico.

Claustro Monasterio San Pau Barcelona

Claustro Monasterio San Pau Barcelona 2

Na esquina da Calle de San Pau e a Calle de la Riereta, fica uma das peças mais conhecidas e amadas de Barcelona. Ela é uma homenagem ao artista catalão Joan Miró.

Arte de rua homenagem Miro Raval Barcelona

Outro lugar para visitar é o Liceo, que ao contrário do que o nome sugere não é uma escola, mas uma casa de ópera (que também era uma escola de música). Ele tem fama de ser muito bonito por dentro, e eu queria comprar um ingresso, mas acabei preferindo ver um concerto no Palau de Musica Catalana.

Eu tinha planejado almoçar no Mercado da Boquería, que é indicado nos guias de viagem como um ótimo lugar para comer algo. Não achei – mesmo sendo cedo só tinha turistas e tudo era muito caro. Uma menina do meu albergue que foi lá em outro dia comprou um conjunto de sais diferentes que estava até barato, mas quando provamos no albergue achamos que era apenas um tanto de sal colorido, e era golpe. Não se compara aos mercados que vi em outras partes da Espanha ou ao Mercat de Sant Antoni, também em Barcelona.

Mercado boqueria barcelona

Clique na imagem para ler mais sobre a Catalunha.

Deixe uma resposta