Regent’s Canal: um passeio fotogênico e diferente em Londres

Um dos passeios que eu mais curto em Londres é passear pelo Regent’s Canal. Ele é um canal artificial criado no norte da cidade, e que tem uma atmosfera tranquila, relaxada, completamente diferente da maioria da cidade. Ele tem 13 quilômetros, mas as partes mais famosas são Little Venice, Camden Lock e Islington.

Regent's Canal 2

Diz a lenda que foi o poeta Robert Browning quem deu o nome de Little Venice para área em que o Regent’s Canal se encontra com o Grand Junction Canal. É um lugar super agradável, bom para comer algo nos inúmeros cafés e restaurantes com vista para o canal, caminhar, andar de bicicleta ou só fazer people watching mesmo.

Regent's Canal barquinho

Um serviço de barcos regular une Little Venice a Camden Town, passando pelo Regent’s Park, de abril a outubro. Ele é da London Waterbus Company, e dura em torno de 50 minutos, e custa 9 libras em uma direção ou 14 pelas duas. A distância entre os dois é de menos de quatro quilômetros, então também é fácil e agradável de fazer a pé.

É irresistível não aproveitar para sair um pouco do caminho e visitar o Regent’s Park. O parque é imenso, e abriga uma universidade, o zoológico de Londres, um teatro ao ar livre, quadras de vários esportes, alguns palácios e vilas. Com tudo isso, é uma das áreas verdes mais importantes da cidade.

Regent's Park 2
Regent’s Park

Regent's Park flor

Do Regent’s Park, fazendo um pequeno desvio do canal, dá para subir para Primrose Hill. A colina não é alta, mas dá para reconhecer vários prédios importantes de Londres, inclusive a Catedral de St Paul’s, que tem vista protegida de lá. Nenhum prédio pode ser construído entre elas bloqueando a vista.

Mas continuando para Camden, fica uma das partes mais bonitas do Canal.

Regent's Canal restaurante chinês flutuante
Restaurante chinês flutuante

Regent's Canal 4

Regent's Canal 3

Regent's Canal 5

Regent's Canal barcos naufragados

Camden Town tem uma fama como lugar de cultura alternativa. E para mim uma das partes mais legais do bairro é o Camden Lock, que fica em uma das treze comportas dos canais. Nos dias quentes, muita gente compra comida no mercado, o mais antigo de Londres, e fica vendo os barcos passarem. Dá para escolher entre mil tipos de comida, italiana, tailandesa, peruana, turca, indiana, saudável, bomba de calorias, vegana, tradicional, moderninha. Sério, dá vontade de passar um mês para provar de tudo.

camden-lock

Perto do Lock fica o local de uma das batalhas de grafite mais conhecidas e polêmicas de Londres. Lá Banksy colou o stencil com um trabalhador colando um papel de parede, tampando uma obra de King Robbo que já estava meio destruída. King Robbo revidou, e a batalha entre eles durou meses e se espalhou por outras partes de Londres. Tem até um documentário, Graffiti Wars, que conta a história.

Se uma parte do canal é conhecida como Little Venice, a parte em Islington deveria ser conhecida como Little Amsterdam. Foi o que pensei quando visitei e vi a quantidade de Casas-Barco. Tem algumas em todas as partes do canal, mas foi aqui que vi mais. Cerca de 15 mil pessoas vivem nos canais e rios de Londres, e além das casas também há uma livraria-barco, a Word on the Water, da qual já falei em um post anterior.

Word on the water livrarias mais bonitas do mundo londres

Em Islington também fica um pequeno museu que conta a história do canal. Ele é um canal artificial, como eu disse no início, e foi construído para ajudar na importação de gelo da Noruega. No século XIX, era importante para preservar alimentos, e era um dos ingredientes para a fabricação de sorvete. Um empresário, Carlo Gatti, construiu dois poços aqui para armazenar o gelo, o que o deixou milionário. É onde fica hoje o London Canal Museum. Quando eu fui, li no site que tinha como baixar o audio guide antes pelo app do celular, e foi o que eu fiz. A entrada era 2 libras para estudantes.

Regent's Canal casas barco 2

Regent's Canal casas barco

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s