Visitando o Teatro-Museu Dalí em Figueres

O teatro-museu Dalí em Figueres é um lugar que me fez pensar em como às vezes a gente usa errado a palavra surreal. Ele foi planejado por Dalí exatamente com o propósito de dar ao visitante a impressão de ter entrado em um sonho teatral, em um objeto surrealista. E ele não decepciona essa promessa.

Chegando perto do museu você já se impressiona com a arquitetura, que incorpora várias das obsessões de Dalí, como pães e ovos.

O pátio lá dentro é coberto por um telhado de vidro feito para lembrar o olho de uma abelha. No meio do pátio, tem um táxi preto, e se você colocar uma moeda de um euro, pode ver chover lá dentro.

Ele foi construído nas ruínas do teatro de Figueres, destruído durante a Guerra Civil Espanhola, em homenagem ao filho mais famoso da cidade. Hoje há cerca de 1500 objetos em exposição lá, inclusive o próprio prédio, e a maioria são criações de Dalí.

Um dos quartos, por exemplo, é uma recriação do rosto de Mae West, com um sofá inspirado no formato de seus lábios.

Teatro Museu Dalí Rosto de Mae West

Você tem chance de ver pinturas, esculturas, máquinas em que você tem que colocar moedas, jóias, filmes, instalações, quadros que parecem algo de longe, mas se mostram completamente diferentes de perto…
Teatro Museu Dalí teto

Eu comprei os ingressos online para não perder tempo, mas chegando lá tive que esperar na fila para trocar o ingresso online por outro, o que foi irritante. Mas, considerando o número de visitantes lá, provavelmente foi melhor.

Por falta de tempo, fiz a visita como bate e volta de Barcelona, mas não foi ideal. Meu trem de Barcelona saiu quase dez minutos mais cedo que deveria e suponho que muita gente tenha perdido a viagem. Sinceramente, achei isso bem bizarro. Se eu tivesse tido mais alguns dias na Catalunha, teria passado a noite em Girona e ido de lá.

Clique na imagem para ler mais sobre a Catalunha.

Deixe uma resposta