Onde comer bem e barato em Bologna

Nós já falamos que a comida da Emilia-Romagna é a melhor do mundo. Como cidade universitária, não faltam lugares informais e frequentados por estudantes, mas onde a comida é deliciosa. Aqui são algumas sugestões de lugares onde aproveitar essa comida sem se preocupar com os preços.

 

Osteria dell’Orsa

IMG_20160128_202443

Essa osteria tradicional é super popular com estudantes e está sempre lotada.

Os pratos mudam todos os dias, embora tagliatelle al ragù (a versão original do espaguete à bolonhesa, que não existe) seja quase sempre uma opção. Frequentemente eles tem opções vegetarianas. Geralmente eles tem quatro opções de primo, pratos de massa, por entre 6 e 12 euros, e uma ou duas opções de secondo, ou pratos de carne, por entre 10 e 20 euros. Um litro de vinho da casa custa 7 euros. Eles não cobram serviço ou coperto.

Como opção de entrada, eles tem um excelente brie ao forno com prosciutto, rúcola e cogumelos. De prato principal, recomendo muito o tagliatelle al ragù e o tortellini in brodo.

Pasta Fresca Naldi

Tortellini pasticcio

Pasta Fresca Naldi é um lugar minúsculo, com apenas uma mesa, mas que frequentemente tem filas enormes. O motivo é que tem a reputação de ser a melhor massa fresca da cidade. Você pode pedir para levar, comer em uma das mesas deles ou em um dos restaurantes vizinhos – é só pedir as bebidas lá. Muita gente vai para o Barazzo, o bar do outro lado da rua.

Um prato de massa sai por entre 4 e 10 euros. Super recomendo o tortellini in pasticcio, embora absolutamente tudo seja maravilhoso. Eles tem opções vegetarianas.

 

Sfoglia Rina

Conhecido como “Laboratório de massa fresca”, esse lugar pertinho das Duas Torres é conhecido tanto pelos pratos tradicionais quanto modernos. Também dá para pegar uma massa fresca congelada, se você quiser fazer algo em casa/no albergue.

Nas fotos tem uma Gramigna alla Salsiccia (massa fresca com molho de linguiça) e um Gnocchi com castanhas e presunto cru, os dois na apresentação bem moderna do Sfoglia Rina.

O problema é que o fato de ser um lugar bom e barato não é um segredo. Recomendo chegar mais cedo se você quer algo rápido – já cheguei a ficar duas horas na fila e eles não aceitam reservas.

La Tua Piadina

comidas típicas provar bologna piadina

Piadina é uma das comidas mais típicas da Emilia-Romagna, um tipo de massa de pão fina que pode ser feita com recheios doces ou salgados. A combinação mais tradicional é a de presunto cru, rúcula e scquaquerone, um queijo fresco local. La Tua Piadina é meu lugar preferido para ir, e eles também tem opções ótimas como Porky Pig (porchetta, grana, scquaquerone, berinjelas e limão), Via Emilia (mortadela, grana, vinagre balsâmico), e Salame Felino comgrana, cogumelos, rúcula e balsâmico.

O Fiore Mio

Na verdade, a pizza do O Fiore Mio é meio carinha para Bologna. É pizza gourmet servida ao peso, entre 18 e 25 euros pelo quilo. Eu quando vou lá costumo gastar em torno de dez euros, enquanto os lugares por fatia geralmente custam bem menos. Mas a pizza é minha preferida aqui, e acho que vale muito a pena.

É uma pizza mais grossa, como no sul, mas muito leve, com ingredientes rigorosamente sazonais. Em cima estão minhas preferidas, a Piccante, com ‘nduja, uma linguiça picante da Calábria que tem virado obsessão na Europa, e a Punto G, com coppa, gorgonzola, amêndoas e um toquezinho de mel.

 

Senzanome

bologna comer bem barato apertivo senzanome

Esse é o meu lugar preferido para um aperitivo, ou seja, beber um drink e ter acesso ao buffet. É barato (3,50 por um aperol spritz, 1,50 para pegar um pratinho e comer à vontade) e o daqui vale por um jantar, já que eles servem em sucessão vários tipos de massas frias, cuscus, legumes assados. Aqui, a maioria dos garçons é surda, e eles tem interesse em divulgar a cultura surda, então ele é cheio de cartazes explicando sobre ela e ensinando como pedir drinks com a língua de sinais. Lembre-se de enunciar bem, para que eles possam ler os seus lábios.

 

Mercato del Mezzo

Com várias lojas diferentes, esse mercado é um ótimo lugar para quem quer diversidade. Tem vários tipos de comida e é o lugar perfeito para um lanche ou happy hour. Os sanduíches com tartare são maravilhosos!

 

Osteria del Sole

Não espere comida aqui: na Osteria del Sole só se serve o néctar dos deuses, ou seja, vinho e cerveja. A comida pode ser trazida de casa ou do Mercato del Mezzo, pertinho. Geralmente as pessoas trazem porções que podem ser divididas. Fecha cedo, mas é um lugar ótimo para um happy hour.

 

È Cucina Leopardi

È cucina

Lugar novo e na moda. As opções são de menu fechado, ou seja, para o almoço: entrada, primo e sobremesa por 10 euros, entrada, secondo e sobremesa por 15 euros ou entrada, primo, secondo e sobremesa por 20 euros. De noite ele é um pouco mais caro, com 20 euros para o menu degustação (opções carne, peixe ou vegetariano) com dois pratos e sobremesa e 30 euros para o menu degustação com 3 pratos e sobremesa. Pão, bebidas incluindo vinho e coperto estão incluídos em qualquer pedido.

 

Camera a Sud

Bar de vinhos e conquetéis, e um lugar perfeito para o happy hour. A atmosfera é bem acolhedora, e é um lugar popular entre universitários hipsters. Bom lugar para Aperitivo, e tem pratos quentes e frios.

 

Mercato delle Erbe

Mercado aberto cheio de lugares super agradáveis para fazer o Aperitivo. Por ser dentro de um mercado, geralmente os restaurantes e bares tem opções super frescas. O conjunto de lugares para comer é chamado de Altro? e tem opções de pizza, massa, aperitivo, o que você preferir.

 

Ex Forno

O Café do Mambo, o Museo di Arte Moderna di Bologna, e sempre fica cheio na hora do Aperitivo, toda sexta e sábado. No verão eles colocam mesas do lado de fora, sob os pórticos.

 

Marsalino

Pode oferecer desde o Aperitivo até música ao vivo tarde da noite, teatro e até teatro de fantoches. Foi um dos líderes do movimento 0km, que envolve servir principalmente comida orgânica que venha da própria região.

 

Clique aqui para ver o post com as minhas sorveterias preferidas em Bologna.

Clique aqui para ler todos os posts com dicas sobre morar e estudar em Bologna.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s