Onde comer bem e barato em Bologna

Nós já falamos que a comida da Emilia-Romagna é a melhor do mundo. Como cidade universitária, não faltam lugares informais e frequentados por estudantes, mas onde a comida é deliciosa. Aqui são algumas sugestões de lugares onde aproveitar essa comida sem se preocupar com os preços.

 

Osteria dell’Orsa

IMG_20160128_202443

Essa osteria tradicional é super popular com estudantes e está sempre lotada.

Os pratos mudam todos os dias, embora tagliatelle al ragù (a versão original do espaguete à bolonhesa, que não existe) seja quase sempre uma opção. Frequentemente eles tem opções vegetarianas. Geralmente eles tem quatro opções de primo, pratos de massa, por entre 6 e 12 euros, e uma ou duas opções de secondo, ou pratos de carne, por entre 10 e 20 euros. Um litro de vinho da casa custa 7 euros. Eles não cobram serviço ou coperto.

Como opção de entrada, eles tem um excelente brie ao forno com prosciutto, rúcola e cogumelos. De prato principal, recomendo muito o tagliatelle al ragù e o tortellini in brodo.

Pasta Fresca Naldi

Tortellini pasticcio

Pasta Fresca Naldi é um lugar minúsculo, com apenas uma mesa, mas que frequentemente tem filas enormes. O motivo é que tem a reputação de ser a melhor massa fresca da cidade. Você pode pedir para levar, comer em uma das mesas deles ou em um dos restaurantes vizinhos – é só pedir as bebidas lá. Muita gente vai para o Barazzo, o bar do outro lado da rua.

Um prato de massa sai por entre 4 e 10 euros. Super recomendo o tortellini in pasticcio, embora absolutamente tudo seja maravilhoso. Eles tem opções vegetarianas.

 

Sfoglia Rina

Conhecido como “Laboratório de massa fresca”, esse lugar pertinho das Duas Torres é conhecido tanto pelos pratos tradicionais quanto modernos. Também dá para pegar uma massa fresca congelada, se você quiser fazer algo em casa/no albergue.

Nas fotos tem uma Gramigna alla Salsiccia (massa fresca com molho de linguiça) e um Gnocchi com castanhas e presunto cru, os dois na apresentação bem moderna do Sfoglia Rina.

O problema é que o fato de ser um lugar bom e barato não é um segredo. Recomendo chegar mais cedo se você quer algo rápido – já cheguei a ficar duas horas na fila e eles não aceitam reservas.

 

O Fiore Mio

Na verdade, a pizza do O Fiore Mio é meio carinha para Bologna. É pizza gourmet servida ao peso, entre 18 e 25 euros pelo quilo. Eu quando vou lá costumo gastar em torno de dez euros, enquanto os lugares por fatia geralmente custam bem menos. Mas a pizza é minha preferida aqui, e acho que vale muito a pena.

É uma pizza mais grossa, como no sul, mas muito leve, com ingredientes rigorosamente sazonais. Em cima estão minhas preferidas, a Piccante, com ‘nduja, uma linguiça picante da Calábria que tem virado obsessão na Europa, e a Punto G, com coppa, gorgonzola, amêndoas e um toquezinho de mel.

 

Senzanome

bologna comer bem barato apertivo senzanome

Esse é o meu lugar preferido para um aperitivo, ou seja, beber um drink e ter acesso ao buffet. É barato (3,50 por um aperol spritz, 1,50 para pegar um pratinho e comer à vontade) e o daqui vale por um jantar, já que eles servem em sucessão vários tipos de massas frias, cuscus, legumes assados. Aqui, a maioria dos garçons é surda, e eles tem interesse em divulgar a cultura surda, então ele é cheio de cartazes explicando sobre ela e ensinando como pedir drinks com a língua de sinais. Lembre-se de enunciar bem, para que eles possam ler os seus lábios.

 

Mercato del Mezzo

Com várias lojas diferentes, esse mercado é um ótimo lugar para quem quer diversidade. Tem vários tipos de comida e é o lugar perfeito para um lanche ou happy hour. Os sanduíches com tartare são maravilhosos!

 

Osteria del Sole

Não espere comida aqui: na Osteria del Sole só se serve o néctar dos deuses, ou seja, vinho e cerveja. A comida pode ser trazida de casa ou do Mercato del Mezzo, pertinho. Geralmente as pessoas trazem porções que podem ser divididas. Fecha cedo, mas é um lugar ótimo para um happy hour.

 

È Cucina Leopardi

È cucina

Lugar novo e na moda. As opções são de menu fechado, ou seja, para o almoço: entrada, primo e sobremesa por 10 euros, entrada, secondo e sobremesa por 15 euros ou entrada, primo, secondo e sobremesa por 20 euros. De noite ele é um pouco mais caro, com 20 euros para o menu degustação (opções carne, peixe ou vegetariano) com dois pratos e sobremesa e 30 euros para o menu degustação com 3 pratos e sobremesa. Pão, bebidas incluindo vinho e coperto estão incluídos em qualquer pedido.

 

Camera a Sud

Bar de vinhos e conquetéis, e um lugar perfeito para o happy hour. A atmosfera é bem acolhedora, e é um lugar popular entre universitários hipsters. Bom lugar para Aperitivo, e tem pratos quentes e frios.

 

Mercato delle Erbe

Mercado aberto cheio de lugares super agradáveis para fazer o Aperitivo. Por ser dentro de um mercado, geralmente os restaurantes e bares tem opções super frescas. O conjunto de lugares para comer é chamado de Altro? e tem opções de pizza, massa, aperitivo, o que você preferir.

 

Ex Forno

O Café do Mambo, o Museo di Arte Moderna di Bologna, e sempre fica cheio na hora do Aperitivo, toda sexta e sábado. No verão eles colocam mesas do lado de fora, sob os pórticos.

 

Marsalino

Pode oferecer desde o Aperitivo até música ao vivo tarde da noite, teatro e até teatro de fantoches. Foi um dos líderes do movimento 0km, que envolve servir principalmente comida orgânica que venha da própria região.

 

Pizzeria Due Torri

Pizzaria que vende pizzas por fatia perto das duas torres. A melhor pedida para um almoço rápido e barato. As pizzas são entre 1,50 e 2 euros, e as fatias são enormes, então entra aqui principalmente pelo custo x benefício. A minha preferida é speck com rúcola.

 

Clique aqui para ver o post com as minhas sorveterias preferidas em Bologna.

Clique aqui para ler todos os posts com dicas sobre morar e estudar em Bologna.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s