O Carnaval de Veneza

A primeira coisa que você precisa para aproveitar o Carnaval é se tornar anônimo. Na rua, você vai ver várias máscaras à venda por a partir de 5 euros. Se isso é tudo que você pode gastar, vá em frente, mas saiba que ela é feita, é claro, na China. Se você quer uma máscara feita em Veneza do modo tradicional, não precisa gastar uma fortuna. O Atelier Ca’ Macana tem máscaras a partir de 20 euros. Outros lugares famosos para encontrar uma máscara são a Tragicomica, que também vende fantasias, ou o Papier Maché. Se você quer mais que só a máscara, pode encontrar capas no Atelier da Monica Daniele. Fantasias podem ser alugadas ou compradas no Pietro Longhi, e cópias de fantasias antigas produzidas na prisão feminina de Veneza podem ser compradas na Il Cerchio.

carnaval de veneza mascaras o que fazer

IMG_20160126_214157

A primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas quando se fala no Carnaval de Veneza são máscaras. Elas tem uma longa história, e eram usadas para esconder a identidade de quem a usava em uma cidade superpopulada, em que ser reconhecido era inevitável. Leis foram feitas ao longo dos séculos para regular seu uso, proibindo que fossem usadas para apostar em cartas, por exemplo, ou dentro de conventos. Elas não eram usadas apenas durante o carnaval: mulheres casadas as usavam para ir ao teatro sem serem julgadas, nobres empobrecidos para mendigar, qualquer um que quisesse transgredir as regras e a estrutura social super rígida de Veneza podia usá-las.

Hoje você só vai pessoas usando máscaras em Veneza durante o Carnevale, então não deixe de usá-las também.

Prontos? Então podemos continuar.

IMG_20160124_230610

Já tem sua máscara? Agora você pode procurar uma procissão, um evento, ou só andar pelas ruas tirando fotos das pessoas que se colocam em frente aos pontos mais famosos da cidade.

Eu vi a programação online e planejei ver uma procissão de barcos no Canareggio, o antigo ghetto judeu. Foi bem diferente do que eu esperava. Você vê pessoas com máscaras antigas, mas também com fantasias mais modernas, de programas de tv e desenhos animados, todos passando nas suas gôndolas.

A festa tem várias datas chave, como a Festa delle Marie, uma procissão pela cidade, o desfile de barcos em Cannaregio, o Grande Baile e o Volo dell’Angelo, quando a vencedora de um concurso de beleza atravessa a Piazza San Marco em zipwire. A Piazza San Marco é o centro dos eventos, e você vai ver muitas pessoas usando máscaras e uma programação de atividades medievais como justas. Os eventos estão disponíveis no site oficial meses antes do Carnaval. Todos os eventos que acontecem nas ruas e canais tem entrada livre. Já os bailes à noite podem custar uma fortuna, alguns convites chegando a 800 euros, ou podem ser abertos a todos que estiverem usando roupas de época e máscaras – o que em si só pode ser uma pequena fortuna.

carnaval de veneza máscara ponte dos suspiros

Uma tradição do Carnaval pouco conhecida por estrangeiros é a dos doces típicos, que você encontra apenas nessa época do ano. O Chiacchiere é um doce feito de massa assada e coberta com açúcar refinado. Em Veneza ele também é conhecido como Galani. A Frìtola, tradicional de Veneza, é um pedaço de massa com passas e pinhão, frito e coberto de açúcar.

Apesar de ser uma tradição antiga, que no século XVIII durava dois meses, o Carnevale caiu em desuso depois que Napoleão invadiu a cidade, foi proibido por Mussolini e ressuscitado para atrair visitantes para a cidade em uma época não muito popular do ano. Hoje a programação oficial dura cerca de duas semanas. Se você quer aproveitar, mas não gosta de multidões, venha nos primeiros dias, quando a cidade não está tão lotada.

Quando eu estava lá, também aproveitei para visitar a Livraria Acqua Alta, que sempre aparece nas listas de livrarias mais bonitas do mundo, e que tem entrada para gôndolas.

Carnaval de veneza acqua alta

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

8 comentários

  1. Lívia

    Boa mistura de história e dicas práticas! Curti muito.

Deixe uma resposta