Comida de rua é algo fantástico. Você pode comer rápido, se estiver com pressa, ou saborear enquanto faz people-watching em um mercado movimentado. Elas geralmente custam pouco, e te permitem um contato com a cultura local.
Então aqui estão algumas das melhores comidas de rua da Europa, para provar enquanto estiver viajando.
Arancini

Onde encontrar: Sicília
Sugestão de lugar: Bar Touring, em Palermo
Bolinhas de arroz recheadas de ragù (molho de carne e tomates, a versão original do que a gente chama de bolonhesa), mozzarella e ervilhas. Outras versões podem ser recheadas de cogumelos, pistache ou beringela.
Bitterballen

Onde encontrar: Holanda
Sugestão de lugar: Albert Cuyp Markt, o maior mercado de rua de Amsterdam
Bitterballen são uma variação de outro prato holandês, o Kroket (sim, a origem do nosso croquete, mas muito diferentes). São bolinhas de carne, molho e temperos fritos e geralmente servidos com mostarda.
Burek

Onde encontrar: Nos Bálcãs ou em qualquer lugar onde o império otomano passou
Sugestão de um lugar: Restaurante Bosnia, em Sarajevo.
Massa folhada com várias opções de recheio como carne, queijo (também chamado de sirnica) , espinafre (também chamado de zeljanica), e batatas (também chamado de krompiruša).
Currywurst

Onde encontrar: Alemanha
Sugestão de lugar: Curry 36 em Berlim
Salsicha de porco servida com batatas fritas, ketchup e curry em pó, muito popular na Alemanha inteira.
Crepes

Onde encontrar: Principalmente na França e na Bélgica
Sugestão de lugar: Crêperie Henri, em Paris
Crepes salé (salgado) ou sucré (doce) podem ser encontrados na maior variedade possível de recheios. Eles foram inventados na região da Bretanha, na França, mas la crepe é só a versão doce, o salgado se chama galette. Outra comida tradicional na Bretanha é o caramelo, então não perca os crepes de caramelo flambée se for lá.
Crocchè

Onde encontrar: Sul da Itália
Sugestão de lugar: Da Attilio, em Nápoles
Prato siciliano de batatas e ovos fritos, em Nápoles também pode ser chamado de Panzarotti.
Ćevapi

Onde encontrar: nos Bálcãs
Sugestão de lugar: Konoba Taurus, Mostar
Prato nacional na Bósnia e na Servia, mas popular ao redor dos Bálcãs, Ćevapi são um tipo de linguiça de carne de boi e cordeiro (mas eles odeiam que estrangeiros chamem de linguiça). Eles frequentemente são servidos em um pão chamado lepinje com cebolas cruas e kajmak, um queijo de nata, ou ajvar, um molho feito de pimentão e alho.
Döner Kebab

Onde encontrar: na Europa inteira
Sugestão de lugar: Mustafa Gemuse em Berlim
Doner Kebab é um prato turco popular em toda a Europa, mas o de Berlim é realmente especial. Ele teria sido criado por imigrantes turcos para o paladar alemão, e geralmente inclui carne, salada, queijo, limão, legumes fritos, iogurte e molho picante. Uma mordida em um Kebab tem todos os gostos possíveis, é apimentado, refrescante, ácido, quente, frio…
Falafel

Onde encontrar: Na Europa inteira
Sugestão de lugar: L’As du Falafel, embora toda a Rue des Rosiers em Paris seja um bom lugar para encontrá-los. Ela é até chamada de Rua do Falafel.
Prato típico do oriente médio, o falafel é feito de grão-de-bico, fava e temperos. É fácil de encontrar na Europa inteira e uma boa opção de lanche vegetariano.
Oliebollen

Onde encontrar: Holanda e Bélgica
Sugestão de lugar: Barraquinhas vendendo oliebollen vão aparecer por mágica em torno do ano novo.
Massa frita, geralmente com passas e casca de laranja, típica no inverno. Variações existem na Itália (onde são típicos do carnaval de Veneza), na Eslovênia e na Croácia.
Pierogui

Onde encontrar: Países eslavos e bálticos
Sugestão de lugar: Milkbar Tomasza, Cracóvia
Pierogui são dumplings de origem eslava, considerados pratos nacionais na Ucrânia (onde são conhecidos como Vareniki) e na Polônia. Recheios tradicionais incluem batata, sauerkrat, carne, queijo ou cogumelos. Eles costumam ser servidos com manteiga, cebola ou smetana, um creme amarguinho à base de leite.
Pizza

Onde encontrar: na Europa inteira
Sugestão de lugar: Di Matteo, em Nápoles
Pizza por fatia é um lanche fácil e rápido que você pode encontrar em praticamente qualquer lugar da Europa. Geralmente é barato, e se não é maravilhoso, pelo menos não costuma ser ruim. Mas se você quer encontrar um lugar realmente bom, não é difícil: olhe onde os locais estão fazendo fila.
Queijo frito
Onde encontrar: República Tcheca
Sugestão de lugar: Procure os vendedores na praça Wenceslas (Václavsle Namesti) ou, se preferir um restaurante, tente o Doba.
Esse prato típico da República Tcheca é queijo gouda ou edam empanado e frito. Em um restaurante, ele costuma ser servido com batatas e molho tártaro, mas como comida de rua, ele é servido no pão.
Stroopwafel

Onde encontrar: Holanda
Sugestão de lugar: No Albert Cuyp Markt, o maior mercado de rua de Amsterdam, você pode achá-los frescos
Duas camadas de Waffle finas com um recheio de caramelo. Para comer como os holandeses, coloque o Stroopwafel em cima do seu café ou chá pra que o caramelo derreta e coma quentinho.
Trdelník

Onde encontrar: República Tcheca e Eslováquia
Sugestão de lugar: Procure os vendedores nas escadas que levam ao castelo de Praga.
Trdelnik é um bolo de origem eslovaca ou transilvana, dependendo de para quem você pergunta. Ele é feito em forma de rolo e servido com açucar, canela e castanhas.
Waffles

Onde encontrar: Bélgica
Sugestão de lugar: Mercados de Natal costumam ser um bom lugar para achar Waffles quentinhos
Essa massa doce pode ser encontrada em um milhão de variações, desde os mais tradicionais, com açucar refinado, aos mais populares, com nutella, morangos ou sorvete. Existem diversas variedades, e as mais famosas são as de Bruxelas e de Lièges.
Zapiekanka

Onde encontrar: Polônia
Sugestão de lugar: Bairro judeu de Cracóvia
Sanduíches abertos, geralmente com cogumelos, queijo e ketchup. Ele é associado com a austeridade dos tempos comunistas, mas ainda é fácil de achar por toda a Polônia.
Zeppole

Onde encontrar: Itália
Sugestão de lugar: Leopoldo, em Napoli
Bolinhas de massa frita recheadas de geléia, ricota ou mel. Em Roma, conhecidas como Bignè di San Giuseppe. Também encontrada em versões salgadas, com recheio de anchovas, na Calábria.
Amei.
Quero mais receitas.
Obrigada.
Que bom, Maria Lúcia, obrigada pelo comentário!