Quando eu vi o Castelo de Predjama, pensei que era um lugar onde eu tinha que ir e tirar uma foto. Não achei que seria nada demais por dentro, especialmente pela descrição bem morna do Lonely Planet. Mas tive uma boa surpresa.
O castelo é construído diretamente na rocha, então em algumas salas uma parede é natural e a outra é feita pelo homem, e em alguns pontos é impossível determinar exatamente onde uma começa e a outra termina.
As cavernas eram usadas de forma engenhosa, dotando o castelo de água, resfriamento e passagens secretas caso ele fosse sitiado. Atrás do castelo e invisível para quem o olha de fora existia um segundo castelo, dentro da caverna.
Nessa foto dá para ver os turistas em uma caverna ao redor do castelo. Você consegue achá-los?
O castelo foi sitiado por generais do Império Austro-Húngaro no século XIV na tentativa de capturar Erasmo de Predjama. Ele era um barão que inventava impostos e saqueava caravanas, com tanta impunidade que ele parece até um político brasileiro. Finalmente, ele matou um homem que havia ofendido a honra de um amigo seu e o Império decidiu capturá-lo. Ele zombava do exército do lado de fora jogando para eles cerejas frescas e oferecendo carne fresca. Sem saber da existência do túnel, eles achavam que a exibição de tanta comida só podia ser resultado de bruxaria.
O comandante militar resolveu então aceitar a oferta de comida e usou a oportunidade para subornar um dos homens de Erasmo. Ele sinalizou quando Erasmo foi ao banheiro, que era em uma parte pouco protegida do Castelo, e o comandante apontou as catapultas para esse lugar, matando finalmente Erasmo.
A exposição dentro do Castelo se concentra nessa época e nas histórias de Erasmo.
Quando eu visitei o Castelo, em agosto, estavam acontecendo demonstrações de justas medievais do lado de fora. Bom checar a programação.
Como chegar lá usando transporte público
A vontade de visitar o castelo de Predjama foi o que mais me fez pensar se não era melhor visitar as cavernas de Postojna ao invés das de Škocjan, plano inicial. Afinal, Postoja é a apenas 9 km do Castelo e tem um ônibus grátis entre as duas.
Mas Škocjan parecia beeem mais legal, com aquele rio embaixo do canyon, e é patrimônio cultural do país. Eu não conseguia encontrar nenhuma informação online sobre como visitar Škocjan e Predjama no mesmo dia usando transporte público.
Felizmente, foi bem mais fácil do que parecia. Para ir a Škocjan eu peguei um trem para Divača, e ele no caminho parou em Postojna. Na volta então desci lá, e usei a mesma passagem Divača – Ljubljana algumas horas depois (o que é permitido no transporte público esloveno, contanto que seja no mesmo dia). As cavernas são incríveis, com o maior canyon subterrâneo da Europa, e eu recomendo muito a visita!
O castelo de Predjama fica a 10 km de Postojna, então você tem algumas opções. Pode andar até Postojna e pegar o ônibus gratuito lá (mas tem que comprar a entrada do Castelo lá de uma vez) ou chamar um táxi. Cuidado com o ônibus de Postojna porque os horários entre o ônibus de volta de Predjama e o horário do último ônibus para a estação não são bem pensados.
Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Eslovênia.
De vermelho, à esquerda e na mesma altura da torre mais alta!
Na mosca!
Juro que a foto desse post é a mais legal que eu já vi na vida.
Obrigada, Marcela. Imagina ver pessoalmente? Fiquei apaixonada com esse lugar.
Esse é o castelo mais legal que eu já vi! Dá muita vontade de ir para a Eslovênia!