Galleria Borghese – a rainha das coleções particulares

Já no século XVII, a Casa Borghese em Roma era chamada de “Elísio do prazer”. Hoje já foi chamada de “rainha das coleções particulares”. Não tenha dúvidas: é um dos museus mais espetaculares em uma cidade cheia de museus.

Se você ama arte, mas só tem tempo para ir em um museu, esse é com certeza a minha recomendação. Apesar de pequeno, ele tem uma concentração de obras incríveis que faz concorrência a alguns dos maiores museus do mundo.

dama con licorno
Dama com Unicórnio, de Rafael

A maior parte da coleção vem do Cardeal Scipione Borghese (1579 – 1633), que foi mecenas do Bernini e colecionador de Caravaggio. Ele era também o centro de vários escândalos em Roma, sendo acusado (na época em que isso era uma acusação) de ser homossexual e ter casos com vários homens nobres. Também foi ele que construiu a Villa Borghese.

venuns cupid cranach
Venus e Cupido de Cranach

Bernini era um escultor e arquiteto que fez muitas obras na Roma barroca. Uma das suas estátuas mais famosas mostra a perseguição de Apolo a ninfa Dafne. Percebendo que não seria capaz de escapar, ela pediu aos deuses por ajuda. Eles a transformaram em uma planta. Olhe o detalhe no mármore dos dedos que se transformam em folhas.

apollo e dafne
O Rapto de Perséfone, outra estátua do Bernini, conta a abdução de Perséfone pelo deus do submundo, Hades.

RapeOfProserpina

Rape_of_Prosepina_September_2015-2b

Caravaggio, artista de vida atribulada conhecido pelo uso dramático de luz nas suas pinturas, tem apenas algumas dezenas de obras preservadas. Sete delas estão na Galleria Borghese, mais do que em qualquer outro museu, inclusive um David e Goliás em que ele faz um auto-retrato na cabeça decepada do gigante.

Scipione Borghese admirava a psicologia expressa nos quadros de Caravaggio, e conseguiu comprar várias de suas obras quando elas foram confiscadas porque o artista não conseguiu pagar seus impostos.

madonna col bambino e sant'anna
Uma das obras mais polêmicas de Caravaggio, a Madona com o menino e Santa Ana.
Michelangelo_Merisi,_called_Caravaggio_-_Saint_John_the_Baptist_in_the_Wilderness_-_Google_Art_Project
São João Batista,
Caravaggio_-_San_Gerolamo
São Jerônimo, de Caravaggio
bacchino malato caravaggio
O pequeno Baco doente, de Caravaggio

Um descendente do Cardeal Scipione, Camillo Borghese, foi casado com a irmã de Napoleão, Paulina. Ela pousou nua para uma estátua em uma época que só prostitutas faziam isso, jamais uma princesa. Camillo ganhou muito com o casamento, ele foi feito príncipe, governador do Piemonte e ganhou a guarda do papa, que era refém de Napoleão, mas foi forçado a vender 344 peças da coleção para o Louvre, inclusive o Hermafrodita deitado, que continua lá. Ele conseguiu escapar das punições geralmente reservadas aos Bonapartistas, e passou o resto dos seus dias em conspirações para libertar Napoleão.

paolina borghese venus
A polêmica estátua de Paolina Borghese

O museu é dividido em duas partes: o andar de baixo, com a coleção de esculturas e os mosaicos romanos, e o andar de cima, com a pinacoteca.

amor sacro e profano tiziano
Amor Sacro e Profano, Ticiano

Os mosaicos romanos da antiguidade eram retirados de seus lugares originais e transportados para os lares da aristocracia. Também foi assim que tiraram muito do mármore do Coliseu, usado em igrejas e palácios. Os que estão na Villa Borghese são originais da antiguidade.

mosaicos romanos

Você tem que reservar online para visitar a Galleria Borghese e vai agendar um intervalo de duas horas. Ela frequentemente está esgotada uma semana antes. Mas a visita vale muito a pena!

Aproveite a visita para passear pelos Giardini Borghese, um dos maiores parques de Roma, onde a Galleria fica localizada.

Observação: não é permitido fotografar dentro do museu e as fotografias desse post são tiradas da Wikipédia commons, exceto pelas duas últimas, do parque.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

4 comentários

  1. Luísa Said

    Gente, to de cara com essas esculturas! Como que alguém consegue esculpir lágrimas em mármore, sério? É perfeito demais!

Deixe uma resposta