Volta ao Mundo em Livros – Taiwan: Notes of a Crocodile

Quando comecei a procurar um livro de Taiwan, foram dois livros que mais me chamaram a atenção: The stolen bicycle, Wu Ming-Yi, que prometia um passeio pela história de Taiwan, focando na invasão japonesa durante a Segunda Guerra, e Notes of a Crocodile, Qiu Miaojin, um livro moderno e influente, escrito pela primeira mulher abertamente lésbica a publicar no país. Acabei ficando com o segundo, que prometia algo que apareceu pouco no projeto até agora.

Notes of a Crocodile é narrado por Lazi, uma estudante que passa a maior parte do tempo vendo filmes e escrevendo suas notas. O livro funciona quase como um diário, misturando impressões de filmes, livros e arte, reflexões e suas experiências como uma estudante em uma universidade prestigiosa em Taipei. Ela faz uma crônica de experiências típicas da vida universitária no final dos anos 80, como festas regadas a álcool e experimentação sexual.

Ela se apaixona por uma colega, Shui Ling, em uma sociedade que não reconhece ainda a existência de pessoas LGBTQI+. Por isso, a personagem passa boa parte do tempo tentando se entender, e se relaciona com vários amigos queer, que também tentam entender a posição deles na sociedade. 

In the end, all three of us have been seriously warped by gender labels. Everybody has, more or less […] Hey, we should found a gender-free society and monopolize all the public restrooms!

A linguagem da autora é um pouco repetitiva – como na maioria dos diários – mas muito rica e vívida. As cenas em que ela descreve Taipei de noite são fantásticas, e dão vontade de ir para lá imediatamente. Ela também usa muitas metáforas de animais, especialmente a de um crocodilo falante, um de vários que estão infiltrando Taipei – uma metáfora para homossexuais e não, ainda bem, para reptilianos:

The crocodile […] whispered, “Is everyone here a crocodile?” The attendants nodded […] It wanted to crawl under the reception table and hide […] The crocodile felt as if it were home at last. Why did everyone else’s human suits fit so securely?

Various crocodile experts had begun to crop up. Every day in the papers there was a new crocodile-related article written by a PhD. In accordance with their discipline’s understanding of crocodile families, their research indicated distinct differences from humans at every stage of development from birth to puberty as well as in maturity, though details had yet to be ascertained. There was general consensus, however, that up to the age of fourteen, crocodiles adopted a homemade “human suit” before running away from home.

O romance foi extremamente controverso quando saiu em Taiwan, e gerou muita discussão sobre homossexualidade. O apelido da personagem principal, Lazi, ainda é usado como gíria para lésbica. Ele também quase imediatamente assumiu um status de clássico cult, principalmente depois do trágico suicídio da autora, com apenas 26 anos. Hoje Taiwan mudou bastante, tornando-se em 2019 o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e tornar a vida de muitas jovens brilhantes como a Lazi mais tranquila. Mas a história de autoconhecimento dos diários, e a prosa da Qiu Miaojin continuam atuais, e valem a pena a leitura.

Deixe uma resposta