11 Pratos típicos para provar na Andaluzia

Continuando com a Espanha, dessa vez com alguns pratos típicos da Andaluzia. A lista começa com tapas, que, ao contrário do que muita gente pensa, não são típicos da Espanha toda, e ainda inclui muitos pratos que podem aparecer como tapas, mas é porque eles realmente são imperdíveis por lá.

Tapas 

credito: wiki commons

Quando a gente pensa em comida espanhola em outros países, logo pensamos em tapas. E não é tão justo, já que é uma tradição mais andaluza que espanhola, e chegar pedindo por eles em outros lugares pode te fazer parecer um turista que não se deu ao trabalho de procurar um pouquinho sobre a cultura local. Mas na Andalusia, eles são realmente uma tradição, e você vai ver várias porções em bares ou, melhor ainda, vai encontrar algum lugar onde eles são servidos acompanhando bebidas, como requer a tradição. Aliás, dizem que o nome vem daí: eram pedaços de pão com alguma coisinha que eram usados para cobrir – ou tapar – as taças de vinho.

Geralmente os bares servem patatas bravas, batatas com um molho apimentado, queijos, almôndegas, boquerones en vinagre, que são anchovas em conserva.

Pescados mixtos

Outra tradição local são os pratos com vários tipos de peixes,  com lula, polvo, anchovas, linguado, todos ligeiramente empanados e fritos no azeite.

Atun rojo

credito: wiki commons

Atum é um dos peixes mais consumidos do mundo, mas quando você prova um atum de alta qualidade fresco, parece que é outro peixe. A Andalusia é um dos lugares conhecidos por oferecer o atum pescado de forma tradicional, que só pode ser encontrado na primavera ou no outono.

Gambas ajillo

credito: wiki commons

Camarão com quantidades enormes de alho, e muito azeite e pimenta para completar.

Salmorejo

credito: wikicommons

Existe uma controvérsia se é uma sopa fria ou um creme, mas Salmorejo é feito com tomates, pão, azeite e vinagre. De qualquer forma, é um primo do Gazpacho, outro clássico espanhol. Às vezes é servido com um ovo cozido e presunto em cima, às vezes com anchovas, ou mesmo em cima de pão, no café da manhã.

Jamon ibérico

credito: wiki commons

O presunto típico da Espanha é geralmente feito no sul do país, não só na Andalusia, mas lá ele influenciou profundamente a culinária e a cultura. 

Dizem que ele se tornou tão comum na Andalusia como uma armadilha: produtos com porcos eram oferecidos aos visitantes para verificar se eles eram mesmo cristãos, e não muçulmanos ou judeus em segredo. 

Cola de toro

credito: wiki commons

Prato muito associado com Sevilla, feito com rabo de boi, tomate, cenoura, alho e especiarias, e cozido por várias horas.

Habas con jamón

Favas com presunt cru, um tapa típico de Granada. Às vezes, vem acompanhado por um ovo frito.

Migas

credito: wikicommons

Migas são um tipo de tapas. Elas são feitas com farinha ou migalhas de pão, fritas com vegetais ou com carne. Existem vários tipos, feitas com jamón, chorizo, linguiça. Tem gente que acha que elas são provavelmente uma influência da culinária do Norte da África na Andalusia, e que surgiram como uma versão do cuscus. 

Huevos a la flamenca

Outra influência do passado multicultural da Andalusia, os Huevos a la flamenca seriam uma versão da Shakshuka, prato comum entre judeus. Como ela, esses ovos são cozidos em um molho de tomate com cebolas e especiarias. Mas como a intenção aqui também se tornou a de descobrir quem não era católico, o prato passou a incorporar jamón ou chorizo, e essa se tornou a versão mais comum.

Flamenquices

Elas parecem com croquetas, e geralmente são feitas com jamón, às vezes também com legumes ou queijo de cabra. Depois, eles são empanados e fritos. 

Deixe uma resposta