Volta ao Mundo em Filmes – Burundi: Gito, o Ingrato

O Burundi foi um daqueles países que dão poucas opções de filmes. Felizmente, um deles, Gito, o Ingrato, dirigido por Léonce Ngabo, está disponível de graça no youtube, e isso facilita ver o filme.

O Gito do título é um burundiano que decidiu voltar ao seu país natal, depois de uma temporada estudando em Paris. Ele fala com a namorada local que com seu diploma francês, ele logo terá um cargo como ministro. Quando ele volta porém, logo percebe que ninguém dá essa bola toda para o seu diploma, e que o governo não está contratando.

Gito também logo se reencontra com uma namorada antiga, o que complica a sua vida quando a sua namorada francesa chega sem avisar. Ele fica dividido entre as duas, e os valores opostos que elas representam para ele.

O filme se foca muito no orgulho exagerado de Gito – afinal, ele se chama Gito, o ingrato – e como ele volta para o próprio país pensando que ele, por causa da temporada na França, é melhor que todo mundo. Ele parece pensar que o mundo deve algo a ele, e o emprego dos sonhos vai cair no colo dele, e o filme tira muita comédia disso.

O filme foi filmado no Burundi, o que é sempre bom, porque podemos ver as paisagens, os mercados lotados, e a arquitetura tanto das cidades, como em uma pequena vila. É uma comédia divertida, gostei do tema sobre o homem que volta se achando melhor que o país todo, e gostei muito dessa atmosfera, então no total, foi um sucesso para representar o Burundi.

Deixe uma resposta