Como curtir o verão em Bologna

O verão em Bologna tem fama de ser miserável. A temperatura oscila perto dos quarenta graus. Tanto a planície padana quanto grandes cidades são consideradas lugares ruins para se estar na Itália, e Bologna é a combinação dos dois onde parece que eles se multiplicam. Além disso, a maioria dos estudantes vai para casa, e a cidade parece vazia. Em torno do 15 de agosto, o Ferragosto, a maioria dos restaurantes e bares fecham, e a cidade fica realmente às moscas. Comecei todo o parágrafo falando sobre como o verão em Bologna é terrível – e agora vou me desprovar, e falar sobre o que eu adoro da cidade durante o verão. 

Cinema Sotto le Stelle

Acima de tudo, tenho que falar o festival Cinema Sotto le Stelle. Durante quase dois meses na época mais quente do verão, eles colocam cadeiras na Piazza Maggiore, a praça principal de Bologna, e de noite tem sempre um filme. Às vezes são filmes antigos, como uma vez em que passaram um filme gravado em Bologna nos anos 50, e antes um professor da universidade falou um pouco sobre como a cidade mudou, mostrando fotos antigas. Outras vezes, são estréias de filmes novos. Em ambos, os diretores muitas vezes vem, e já vi na praça Francis Ford Coppola, Nicolas von Refn, Lina Wertmuller, Alice Rohrwater, e outros realizadores importantes. 

Cinema Ritrovato

Um dos primeiros filmes a ter música e vídeo sincronizados. Os mudos eram acompanhados por um pianista ao vivo.

Na última semana do Cinema Sotto le Stelle, acontece o Cinema Ritrovato. Bologna é conhecida pela Cinemateca, que restaura filmes antigos, e esse festival é dedicado a mostrá-los. Continua tendo filmes gratuitos na Piazza Maggiore, mas o festival se expande e acontece também em praticamente todos os teatros e cinemas alternativos da cidade, com sessões pagas. Já vi filmes no Teatro Comunale, e no Cinema Modernissimo, o cinema que foi construído debaixo da Piazza Maggiore (se você já viu escadas aleatórios e se perguntou se Bologna tinha um metrô sobre o qual ninguém tinha te falado, não, é uma sala de cinema secreta e que basicamente só abre durante esse festival).

Música na Rua

Verão na Europa também é a época de concertos públicos na rua, e em Bologna não faltam lugares. Geralmente tem sempre concertos no Parque 11 di Settembre, e a Cantina Bentivoglio, o bar de jazz mais famoso da cidade, também ocupa a rua Mascarella com shows quase todo dia. Procure pelos cartazes pregados nas paredes da cidade, ou siga o Comune nas redes sociais, e você sempre vai ficar sabendo de concertos.

Serre

Essa não é só do verão, dá para aproveitar sempre que tá quente, mas vale a pena falar porque é um dos meus lugares preferidos em Bologna. As Serre são as antigas estufas dos Giardini Margherita, um dos parques da cidade. Elas foram renovadas e se transformaram em um espaço público, que tem eventos, como concertos e projeção de filme, mesas com tomadas onde estudantes vão com seus laptops, e um restaurante, o Vetro, para quem quer comida orgânica ou drinks.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta