Volta ao Mundo em Filmes: Costa Rica – O Despertar das Formigas

Chegou a vez de procurar um filme da Costa Rica, e comecei olhando as listas de filmes que participaram de festivais nos últimos anos. Foi onde encontrei O Despertar das Formigas, de Antonella Sudasassi.

O filme conta a história de Isa (Daniella Valenciano), uma mulher cuja vida parece bem agradável de fora, vivendo com o marido e duas filhas em uma cidadezinha da Costa Rica. Mas desde o início a gente começa a ver como ela está insatisfeita, e como se sente aprisionada pelas exigências da vida doméstica. Uma das primeiras cenas do filme é perfeita para dar esse tom: Isa tenta decorar um bolo, quando a cunhada reclama do café que ela fez, a filha chega querendo atenção, e a sogra tira os equipamentos da mão dela para mostrar como ela acha que o bolo ficaria mais bonito. Quase imediatamente a gente vê uma seqüência de fantasia, em que ela sonha em destruir o bolo com a mão e comê-lo sozinha.

Acima de tudo, ela se sente pressionada pelo desejo do marido e pela pressão da família dele em ter mais um filho, um menino. Com as duas meninas, a situação financeira da família já é difícil. Isa é uma mãe muito próxima das filhas, mas ela não consegue parar de fantasiar sobre como a sua vida seria se fosse tudo diferente, se ela fosse solteira, sem as obrigações que vem de ter filhos. E as fantasias começam a ficar mais e mais comuns, e, com isso, fica mais difícil separá-las da realidade. Dois temas aparecem muito nas fantasias, os insetos, principalmente formigas, os símbolos de quem trabalha incansavelmente pelo bem comum, suprimindo o indivíduo, e o cabelo, que ela não corta em nome do ideal de feminilidade tradicional do cabelo longuíssimo, que fica preso em tudo, que aparece onde ela não espera.

No filme, a frustração de Isa não parece ser exatamente com o marido ou a sogra, mas mais geralmente com o ideal de família, que a faz sentir aprisionada. Isa parece durante todo o filme estar à beira de um ataque de nervos. É uma história universal, mas que consegue contar um pouco sobre a realidade local, de ver um mulher que passa por isso na Costa Rica. Foi uma ótima escolha para representar o país.

Deixe uma resposta