12 Pratos típicos para provar no Piemonte (e um que não existe lá)

Continuando esse giro pelas culinárias diferentes da Itália, agora na região do Piemonte, que faz fronteira com a França. A maioria dos italianos conhece o Piemonte pela Bagna Cauda e pelas trufas da região de Alba, mas tem muitos outros produtos típicos que valem a pena. Aqui ficam algumas sugestões – e uma que não adianta procurar porque não existe.

Bagna Cauda

pratos tipicos provar piemonte bagna cauda
Crédito: wiki commons

O molho piemontês mais famoso, feito com o cozimento lento de alho, azeite extra virgem e anchovas. Ele geralmente é servido em algo que parece um fondue, com fogo aceso para mantê-lo quente, e verduras frescas ou cozidas são colocadas nele, especialmente topinambur, batatas, cebolas, pimentão, brócolis. É um prato típico dos meses frios do ano.

Entradas

Tomino

pratos tipicos provar piemonte tomino queijo cabra molho

O tomino é um queijo fresco feito com leite de cabra, que geralmente é servido como entrada, acompanhado de molhos diferentes. Tem o tonino elettrico, com molho de tomate, com molhos de ervas, de castanhas, entre outros. 

Caponet

pratos tipicos provar piemonte Caponet
Crédito: wiki commons

Caponet, ou pèscòi, é uma entrada feita com repolho recheado de carne, cebola, migalhas de pão, ovo, queijo, sal e pimenta. 

Primi (pratos de massa)

Agnolini in plin

pratos tipicos provar piemonte agnolotti plin
Prato na Società dei Carbonari, o restaurante que eu mais curti em Turim

Em piemontês, agnolòt dël plin, uma massa recheada típica da região. Ela geralmente é acompanhada de carne, e pode vir com vários molhos, como ragù, um brodo muito grosso que é típico, ou com manteiga e sálvia.

Tajarin

pratos tipicos provar piemonte tajarin
Crédito: wiki commons

Tajarin são um tipo de massa de ovos fresca. Ela pode ser servida com vários tipos de molhos ou acompanhamentos. Quando eu estava lá, muitos lugares estavam servindo Tajarin com ragù de lebre, e no início do outono é muito popular comê-lo com trufas brancas. O Piemonte é conhecido pelas trufas e tem uma grande festa todo ano, na cidade de Alba.

Gnocchi al Castelmagno

pratos tipicos provar piemonte gnocchi castelmagno
Crédito: wiki commons

Castelmagno é uma cidade conhecida no Piemonte pelos queijos, usados em diversos pratos do Piemonte. Um dos mais famosos é com gnocchi.

Panissa

pratos tipicos provar piemonte panissa
Crédito: wiki commons

O panissa geralmente é comparado com um risotto, já que ele é feito com arroz Arborio, outro produto típico do Piemonte. Ele é preparado com feijões, vinho tinto Barbera, cebola, banha, salame, sal e e pimenta.

Secondi (pratos de carne)

Brasato al Barolo

Também conhecido por quem é íntimo como “brasà”, um prato de carne de Fassone, um tipo de boi típico do Piemonte, cozido lentamente com outro produto da região, o vinho Barolo. 

Vitello Tonnato

pratos tipicos provar piemonte Vitello tonnato
Crédito: wikicommons

Em piemontês, vitel tonné, um prato feito com carne de fassone (olha acima) feita no vinho branco, e depois recoberta por um molho de atum, anchovas, azeite e vinho branco.

Gran Bollito Misto alla Piemontese

pratos tipicos provar piemonte Bollito misto
Crédito: wikicommons

Um dos pratos piemonteses mais famosos, junto com a Bagna Cauda. São sete cortes de carne em uma panela maior, e sete cortes de carne feitos em panelas diferentes, com sete molhos típicos. Ele também é acompanhado de quatro guarnições, com batatas, cogumelos, espinafre com manteiga e cebolas agridoces. Depois de comer tudo, eles servem uma xícara de brodo quente.

Doces e cafés

Bicerin

pratos tipicos provar piemonte bicerin

O Bicerin é um café típico de Turim. Eu tomei um no café que tem a fama de tê-lo inventado, e que se chama justamente Al Bicerin. Ela é feita com café, chocolate e creme de leite, e, quando pedi, falaram para não misturar os ingredientes, e que é melhor beber direto. Eu pedi um lá pelas onze, e só fui almoçar às 4, então aviso de que é praticamente uma barra de chocolate no seu café.

Bonet

dav
dav

Doce típico feito com açúcar, ovos, leite, cacau, rum e biscoitos amaretti, feitos com amêndoas. A textura me lembra um pouco um pudim, e é um doce muito típcio.

O prato italiano que não existe na Itália: Arroz à piemontesa

O blog já teve até um post sobre os pratos italianos que não existem na Itália, e esse é um bom exemplo. O Piemonte tem muitos pratos com arroz arborio, e risotos geralmente são feitos com um brodo, como o caldo de frango que muita gente usa para fazer o arroz à piemontesa. Mas o resto é jabuticaba. Tem muitos risotos também com cogumelos, mas geralmente não se mistura queijo neles, considerados muito pesados para o gosto delicado de cogumelos, e muito menos leite, creme de leite, e etc. Não só não tem aqui, como meus amigos italianos, quando eu contei, acharam um prato nada italiano. Apesar do nome inspirado na região, não vem daqui.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta